Pt:Key:craft

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Key:craft)
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg craft
"Blacksmith".jpg
Descrição
Um local onde se desempenha um ofício que produz ou processa bens personalizados. Show/edit corresponding data item.
Grupo: trabalhos manuais
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Valores documentados: 52
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

Descrição

A chave craft=* é usada para um local ou ofício que produz ou processa bens personalizados.

Para distinguir entre retalho, serviços e ofícios, a etiqueta shop=* é geralmente usada para empresas de retalho (que se focam em vender bens pré-fabricados), enquanto a etiqueta craft=* é usada para oficinas que produzem pequenas quantidades de bens por pedido ou encomenda e para locais de trabalho técnicos especializados como eletricistas, canalizadores e jardineiros. Ao contrário da etiqueta man_made=works, usada para fábricas e instalações industriais, os bens são personalizados para as necessidades dos clientes e produzidos especialmente produzidos para eles. Se o local for uma shop=* e craft=* ao mesmo tempo, com iguais níveis de importância, ambas as etiquetas podem ser adicionadas. Locais que são geralmente aceites como lojas, não devem ser etiquetadas como ofícios, como por exemplo shop=bakery ou shop=butcher.

Cada país, cultura e idioma é livre de usar valores que correspondam às necessidades de mapeamento.

Deve-se usar a forma no singular, por exemplo carpinteiro e não carpinteiros.

Valores

Ofício

Etiquetas usadas em locais de trabalho de uma pessoa ou empresa que fabrica ou processa bens personalizados como um ofício. Para mais informações, consultar a página craft.

Chave Valor Descrição Renderização Imagem
craft agricultural_engines Máquinas agrícolas: criação, construção ou alteração de máquinas, engenhos ou ferramentas para utilizar na agricultura.
Green tractor.jpg
craft atelier A place where visual artists work
Atelierstockholm3.jpg
craft bag_repair A place where bags/luggage are repaired.
Wriggle House - Full-Grain Genuine leather Holdall Travel Bag.jpg
craft bakery A workplace for fresh bakery goods. No shop.
Mr. Holmes Bakehouse (TK4).JPG
craft basket_maker  Cesteiro: que pratica cestaria, criando cestos através do entrelaçamento de fibras naturais.
Basket flein.jpeg
craft beekeeper  Apicultor: que pratica a apicultura, criando e mantendo abelhas para a obtenção de cera, mel ou pólen ou mesmo rainhas e colmeias para outros apicultores. Não usar esta etiqueta em locais de apicultores não profissionais, como passatempo, a não ser que venda os produtos resultantes.
WPKiW - Skansen - Pszczelarz 01.jpg
craft blacksmith  Ferreiro: que pratica a ferraria, cria, forja, molda e altera ferramentas, ferraduras, etc. em metal.
Kovář při práci (Velikonoční trhy na Václavském náměstí) 055.jpg
craft boatbuilder  Construtor de barcos: que cria, constrói e altera/converte barcos.
Snipa.JPG
craft bookbinder  Encadernador: que faz encadernação, adicionando ou reparando livros ou juntando folhas para formar um só livro encadernado.
Relieur JPG01.jpg
craft brewery  Cervejeiro: que pratica a cervejaria, criando e fabricando cerveja artesanal para venda ao público.
Brewery.png
craft builder  Construtor civil: que cria, constrói e altera/converte edifícios, vias ou outros tipos de estruturas artificiais.
PalmercarpenterA.jpg
craft cabinet_maker A person who makes fine wooden furniture.
Cabinet shop with saw.jpg
craft carpenter  Carpinteiro: que pratica a carpintaria, cria e altera objetos como móveis ou construções de edifícios em madeira. Para áreas mais específicas da carpintaria como marcenaria, molturas, cofragem, etc. ver a página desta etiqueta.
Charpentier médiéval.JPG
craft carpet_layer  Alcatifador: que coloca ou substitui alcatifas ou carpetes.
Teppichboden.JPG
craft caterer  Profissional de catering: que prepara refeições personalizadas para posterior entrega da comida ou prepara e fornece refeições a um grupo em reuniões sociais no local.
Catering picoplato 001.jpg
craft chimney_sweeper Limpa-chaminés: limpa e desobstrui chaminés em edifícios.
Chimney sweep modern.jpg
craft clockmaker Relojoeiro: cria, repara ou grava em relógios de todo o tipo ou alguns específicos (de pulso, de parede, etc.)
Lichtenwalde4.jpg
craft confectionery Confeiteiro: confeciona alimentos ricos em açúcar como bolos, doces, etc. Para lojas que vendam bolos, doces, gomas, usar antes a etiqueta shop=confectionery. Para um estabelecimento de pastelaria, confeitaria ou doçaria usar antes a etiqueta shop=pastry.
Zaunerstollen.jpg
craft distillery  Destilador: que pratica a destilação de bebidas alcoólicas principiante licores para venda ao público.
Markdorf Ittendorf - Andreas-Strobel-Straße 12 ies.jpg
craft door_construction A workplace of someone constructing doors.
Doors for the construction of ecosan UDD toilets (3266990882).jpg
craft dressmaker  Costureiro: que pratica a costura de peças de roupa (neste contexto apenas para mulheres). Existem algumas dúvidas e controvérsias sobre esta etiqueta. Usar com cuidado.
Pieces on dressmakers dummy.jpg
craft electrician  Eletricista: uma pessoa ou empresa que trabalha em fiação/cablagem elétrica em habitações, máquinas estacionárias e equipamentos relacionados.
Szafa elektryczna002.JPG
craft floorer Assentador de chãos: pessoa ou empresa especializada em chãos (genérico). Para especialidades ver craft=parquet_layer (parqué), craft=carpet_layer (carpetes) e craft=tiler (ladrilhos).
Linoleum - oaken parquet.jpg
craft gardener  Jardineiro ou designer de jardins: pessoa ou empresa especializada em criação e manutenção de jardins. Esta etiqueta aplica-se a designers de jardins e arquitetura paisagística na especialidade de jardins, ambos com planeamento de jardins, sendo necessário que a comunidade do OpenStreetMap divida com etiquetas mais específicas nos diversos ramos da jardinagem.
SF Japanese Garden.JPG
craft glaziery  Vidraceiro: pessoa ou empresa especializada na instalação, substituição e remoção de vidros, normalmente em janelas de habitações. Esta etiqueta deve ser aplicada em prestadores deste serviço ao domicílio. Para lojas que vendam vidro cortado a pedido e eventualmente instalem na loja o vidro no suporte, usar a etiqueta shop=glaziery.
Glaserei Hundestr.JPG
craft handicraft  Artesão: pessoa ou empresa especializada em criar objetos por processos maioritariamente manuais ou usando apenas algumas ferramentas simples.
Belarus-Minsk-Exhibition of Traditional Crafts, 3.jpg
craft hvac Técnico de aquecimento e ventilação: pessoa ou empresa especializada em equipamento para aquecimento e/ou arrefecimento de edifícios, como por exemplo ar condicionado.
Northeastern University - air conditioner.JPG
craft insulation Técnico de isolamento térmico: pessoa ou empresa especializada em isolamento térmico de edifícios.
Fireproofing.jpg
craft jeweller  Joalheiro: especialista em criação e reparação de artigos de joalharia/joalheria, como colares, anéis, broches, brincos e pulseiras e outros adornos pessoais.
Ian Rosenberg Jeweller - Sapphire and gold ring.JPG
craft joiner An artisan who builds things by joining pieces of wood, particularly furniture or ornamental work.
Fotothek df n-17 0000202 Tischler.jpg
craft key_cutter Chaveiro ou duplicador de chaves: especialista em fazer cópias de chaves de fechaduras.
Key cutting (Nizhny Novgorod, 2007).jpg
craft locksmith Técnico de fechaduras: especialista em criar, alterar, reparar e instalar fechaduras, para além de as abrir em caso de perda da chave. No caso de lojas que vendam fechaduras, deve-se usar antes a etiqueta shop=locksmith.
Ards Locksmiths, Newtownards, March 2010.JPG
craft metal_construction  Serralheiro: pessoa ou empresa especializada na criação, reparação, manutenção e instalação de estruturas metálicas como corrimões, portas, rampas, etc.
U.S. Navy Builder 2nd Class Drake Van Blarcom, left, and Steelworker 1st Class Antonio Chavezplata, both assigned to Construction Battalion Maintenance Unit 303, bolt together a metal structure during 130402-N-WX059-134.jpg
craft optician  Oculista: especialista em lentes de óculos e lentes de contacto. Etiqueta similar shop=optician.
US Navy 021029-N-3228G-001 Adjusting a customer's eyeglasses.jpg
craft painter  Pintor: especialista em pintura de edifícios.
Painters on Ladders.jpg
craft parquet_layer Técnico de parqué: especialista em instalação, manutenção e reparação de chão em parqué (tiras/blocos de madeira).
Linoleum - oaken parquet.jpg
craft photographer  Fotógrafo: especialista em fotografar, em alguns casos em determinada especialidade, como casamentos, baptizados, etc. Para uma loja de fotografia que venda material fotográfico, revele ou imprima fotografias, emoldure, etc. usar shop=photo. Para um laboratório fotográfico usar craft=photographic_laboratory.
Photographer.jpg
craft photographic_laboratory Laboratório fotográfico: local onde se revela filme fotográfico e/ou se fazem impressões em papel fotográfico ou outros suportes.
SafelightAmberForBlackAndWhite.jpg
craft piano_tuner Afinador de pianos: profissional que afina, regula e faz a manutenção de pianos. Alguns fazem simples reparações, outros podem fazer o restauro completo de um piano.
Piano tuner 2.jpg
craft plasterer  Estucador: profissional que trabalha com gesso, como a aplicação de uma camada de gesso sobre uma parede interior ou molduras de gesso decorativas em tetos ou paredes.
Plastering of Ferrocement Tank.jpg
craft plumber  Encanador ou canalizador: especialista na instalação e manutenção de sistemas de tubos e canos utilizados para a água potável, esgotos e drenagem.
Plumber at work.jpg
craft pottery  Oleiro ou ceramista: que trabalha com argila, barro, cerâmica, grés/grês para fazer objetos decorativos ou utilitários.
Shop Craft Pottery.png
craft rigger Mastreador: que faz os mastros, vergas, velas e cordas para veleiros e barcos à vela.
craft roofer Telhador: especialista em instalação e reparação de telhados em edifícios.
Defense.gov photo essay 100519-A-XXXXE-001.jpg
craft saddler Seleiro: especialista que cria e repara selas para cavalos.
Frontier saddlery.jpg
craft sailmaker Veleiro: fabrica e faz reparos em velas para veleiros e barcos à vela.
HMS Belfast - Sailmaker's workshop.jpg
craft sawmill Serraria ou serração na Wikipédia: um local de trabalho onde as toras/troncos são cortadas em tábuas.
Laser guided cutting of wood in woodmill.jpg
craft scaffolder 'Técnico de andaimes: monta estruturas temporárias, como andaimes, utilizadas para apoiar as pessoas e materiais na construção ou reparação de edifícios e outras estruturas de grande porte.
Scaffolders above the roof of the Victoria Dock development - geograph.org.uk - 374663.jpg
craft sculptor  Escultor: artista/técnico que esculpe materiais como madeira, mármore, etc.
Fr Adamswiller Stone sculptor at work.jpg
craft shoemaker  Sapateiro: que cria, repara ou altera sapatos, botas, sandálias, tamancos, mocassins, etc.
Shoemaker working at John Lobb, bespoke shoe and bootmaker, 88 Jermyn Street, London.jpg
craft stand_builder Técnico de stands de feiras: que cria, instala e desinstala standes de feiras.
Photo exhibition Stockholm 2011 05 WMSE stand.jpg
craft stonemason  Pedreiro ou  canteiro: que trabalha em pedra moldada em formas geométricas precisas.
Stonemason.png
craft stove_fitter A workplace/office of a person/company who designs and builds stoves/tiled stoves.
Fotothek df ps 0000303 Ofensetzer beim Schleifen von Kacheln.jpg
craft sun_protection Proteção do sol: que cria, repara ou altera estruturas de proteção do sol, especialmente toldos e persianas.
Spear-awning.jpg
craft tailor  Alfaiate cria, repara ou altera roupa, especialmente ternos/fatos e roupa de homem, de forma personalizada à medida de cada cliente.
Tailor´s shop - Werkstatt 2.jpg
craft tiler Assentador de tijoleira: aplica tijoleira em pisos, piscinas, paredes, etc.
Laying tiles at OCP.JPG
craft tinsmith  Funileiro ou latoeiro: cria, repara e altera objetos feitos de chapa (folha de flandres), especialmente utensílios domésticos.
Tinsmith at work. (19942316042).jpg
craft turner Torneiro: que opera um torno mecânico e molda principalmente peças de madeira e/ou metal.
Woodturning Indonesia.jpg
craft upholsterer  Estofador, tapeceiro ou acolchoador: cria, altera ou repara assentos de cadeiras, sofás ou outros mobiliários equipados com estofamento, molas, correias, tecido ou de couro e cobre.
Fotothek df n-33 0000079 Polsterer.jpg
craft watchmaker  Relojoeiro de relógios de pulso: originalmente criavam relógios, mas devido à produção industrial, hoje em dia apenas reparam relógios de puclso.
Pocket watch with chain.jpg
craft window_construction Construção de janelas: cria, repara ou altera janelas em edifícios.
Window.jpg
craft winery Casa vinícola ou casa vitivinícula: que produz vinho.
Adobe guadalupe winery.jpg
craft outros valores Todos os valores comuns segundo o Taginfo

This table is a wiki template with a default description in English. Editable here.

Alterar esta tabela na versão em Língua Portuguesa.


Ver também

Erros comuns

shop=craft - Esta etiqueta não relacionada é usada para lojas que vendem material para atividades artísticas.