Pt:Tag:amenity=fast_food

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = fast_food
Burger king kamen.jpg
Descrição
Lanchonete, lancheria, snack-bar ou roulote: serve refeições de confeção rápida, como sanduíches e salgados, para consumo no local ou fora. Aplicável a: McDonald's, Burger King, Subway, casas de sandes e rulotes/motocasas (fixas). Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Fast-food-16.svg
Grupo: alimentos e bebidas
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: de facto

Lanchonete,(br) lancheria,(br) snack-bar(pt), restaurante de fast food, restaurante de comida rápida ou restaurante de serviço rápido: local que serve refeições de confeção rápida, como sanduíches e salgados, para consumo no local ou para fora. Incluem-se neste tipo de restaurantes as cadeias: McDonald's, Burger King, Subway, assim como "casas de sandes" e em Portugal rulotes/motocasas de comida rápida (neste caso fixas). O tipo de comida servida pode ser marcado com cuisine=*. Ver também a etiqueta amenity=restaurant.

Geralmente a comida é paga no balcão antes de ser servida; além disso, costuma ser servida com descartáveis ao invés de louça e utensílios de metal. Dependendo do tamanho e tipo de estabelecimento, pode haver algumas cadeiras e mesas simples para se sentar e comer no local.

Como mapear

Além da etiqueta principal, as seguintes podem também ser úteis:

  • name=* – nome do estabelecimento
  • brand=* – nome da rede de estabelecimentos, caso faça parte de uma cadeia de estabelecimentos como franchising, por exemplo.
  • cuisine=* – que tipo de comida é servida no estabelecimento.
  • diet:*=* - descreve opções disponíveis para certas dietas como a vegetariana.
  • drive_through=* – serviço ao volante (pedido): especifica se o estabelecimento oferece um serviço onde o cliente pode fazer e receber o pedido sem sair do carro.
  • drive_in=* – serviço ao volante (pedido e usufruto): onde o cliente pode fazer seus pedidos e comer dentro do seu carro nas redondezas do estacionamento.
  • takeaway=* – informa se o estabelecimento vende comida "para viagem"/take-a-way/comida para fora

Exemplos

Fast-food

Recomenda-se, no caso de grandes redes, utilizar a chave brand=*

McDonald's

Habib's

Veja também