Enchentes no Sul da Bahia em 2021

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Fortes chuvas afetaram o sul da Bahia em novembro e dezembro de 2021, causando grande impacto nos municípios da região, com dezenas de mortos e milhares de pessoas desabrigadas. Este é um projeto para melhorar o mapa do OpenStreetMap nos municípios afetados, como forma de ajudar no trabalho de recuperação.

O mapeamento tem como objetivo principal identificar em imagens de satélite estradas, edifícios e rios da região, sendo as tarefas de mapeamento coordenadas no Tasking Manager, na página da organização OpenStreetMapBrasil.

Este é um tipo de mapeamento que requer familiaridade com o OpenStreetMap. Aos iniciantes, recomendamos consultar primeiramente a página de introdução ao OpenStreetMap.

Mapeadores locais ou que tem acesso à região podem contribuir enviando trilhas GPS ao site do OpenStreetMap, identificando infra-estrutura danificada (pontes, deslizamentos em estradas) e fazendo mapeamento com informações locais.

O canal principal para discussão das atividades de mapeamento é o grupo de telegram da comunidade brasileira e o ticket de coordenação no Github.

Frentes de Mapeamento

Os municípios com frente de mapeamento ativas são:

Outras frentes poderão ser criadas no futuro, a depender da conclusão das que estão ativas.

Recursos do projeto

Outros projetos de mapeamento em desastres naturais no Brasil