II Mapathon de transportes da Área Metropolitana de Maputo - Setembro 2019

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Introdução

A 2a Edição da "Maratona" de Mapeamento do Transporte de Maputo decorreu de Setembro a Outubro de 2019 nos escritórios-sede da Agência Metripolitana de Transportes sitos na Rua de Mukumbura No 164, Maputo, e esteve enquadrada na Semana da Mobilidade Sustentável organizada pela ASF (www.facebook.com/mobilidademaputo).

Os trabalhos foram realizados por uma equipa de 8 pessoas e teve como objectivo liberar os dados de transporte que tinham sido recolhidos por várias entidades ao longo dos últimos anos. Esta liberação dos dados foi feita através da plataforma OpenStreetMap (OSM) (www.openstreetmap.org). Tendo subido à plataforma mais de 110 rotas e 950 paragens dos diversos operadores – chapas, TPM, Cooperativas, etc, cobrindo Maputo, Matola, Boane e Marracuene.

  • Apresentação geral do projecto Mapathon
  • 1o mapathon
  • Enquadramento na semana de mobilidade sustentável

Método

Tarefa 1. mapear as paragens Por cada paragem:               

  1. Identificar a categoria da paragem, ID da paragem e criar os ID's dos objectos a mapear conforme o manual de criação dos códigos das paragens.
  2. Introduzir ponto de espera das pessoas (em ambos lados da estrada – 2 nós diferentes). Atribuir tags ao ponto conforme a lista de tags.                   
  3. Introduzir ponto de detenção do veículo (em ambos lados da estrada – 2 nós diferentes). Atribuir tags ao ponto conforme a lista de tags.                   
  4. Criar relação de zona de embarque 'filha' que junta os pontos da paragem criados nos dois passos anteriores (zona de embarque junta ponto de espera das pessoas e ponto de detençao de veículos para cada sentido, correspondendo assim a uma zona de embarque para cada ponto de espera). Atribuir tags à relação conforme a lista de tags.
  5. Criar relaçao 'mae' que junta todas as relaçoes de zona de embarque 'filhas' criadas no passo 4 - 1 relaçao de ZE para paragem simples em uma via de um sentido com 1 PEP (ponto de espera de pessoas), 2 relacoes de ZE para paragens simples em uma via com dois sentidos e 2 PEP (ponto de espera de pessoas), 2 relacoes ZE para paragens em uma via com 2 PDV (ponto de detencao de veículos) 4 ou mais relacóes de ZE em paragens em múltiplas vias (cruzamentos ou outras situações especiais).Atribuir tags à relação conforme a lista de tags.

                                      

Tarefa 2. mapear as terminais Para cada terminal:               

  1. Criar um polígono que cobre toda área da terminal. Atribuir tags aos polígonos conforme a lista de tags.
  2. Criar polígonos para edifícios pertencentes à terminal. Atribuir tags aos polígonos conforme a lista de tags.
  3. Criar linha para estrada de serviço pertencente à terminal. Atribuir tags aos polígonos conforme a lista de tags.               
  4. Criar os pontos de espera das pessoas (PEP), ou seja os locais físicos onde as pessoas se juntam antes de entrar no chapa. Numa terminal pode haver vários pontos de espera. Atribuir tags aos pontos conforme a lista de tags.       
  5. Criar os pontos de detenção dos veículos (PDV), ou seja os locais físicos onde os chapas estacionam. Numa terminal pode haver vários pontos de detenção. Atribuir tags aos pontos conforme a lista de tags.                        
  6. Criar pontos ou polígonos para outros elementos relevantes da terminal, como alpendres, bancos, estátuas, árvores, etc. Atribuir tags a esses elementos conforme conhecimento geral do OSM.
  7. Criar relação de zona de embarque (relaçao filha) que junta os pontos da terminal criados nos dois passos anteriores (zona de embarque na terminal junta ponto de espera das pessoas e ponto de detençao de veículos para cada rota, assim teremos uma zona de embarque por rota). Atribuir tags à relação conforme a lista de tags.
  8. Criar uma relação que junta todos pontos e polígonos da terminal criados nos passos 4, 5, 6 e 9 anteriores, todas as relacoes de zona de embarque (ZE) criadas no ponto 10. Atribuir tags à relação conforme a lista de tags.

Tarefa 3. mapear as rotas – parte 1 Para cada rota:

  1. Dividir as linhas (ways) das estradas já previamente desenhados em pedaços utilizando a ferramenta split way (P). A divisão deve ser feita em vários tipos de pontos: (1) os pontos de detenção dos chapas na via, (2) os pontos de intersecção em cruzamentos onde haja interseção com outra rota de chapa, (3) os pontos onde a rota vira para muda de avenida, entre outros.           

Tarefa 4. mapear as rotas – parte 2 Para cada rota:

  1. Criar uma relação/relation com todas paragens criados na tarefa-1 (incluindo tanto os pontos de detenção do veículo como o ponto de espera das pessoas; ignorar as relações entre eles) e todos pedaços de via criados na tarefa-2. As paragens e os pedaços de via devem estar na sequência correcta segundo o movimento do veículo. Atribuir tags à relação conforme a lista de tags.
  2. Repetir o passo anterior para a direcção oposta do chapa. Se começou com ida, fazer volta, e vice-versa, criando duas relações/relations diferentes. Atribuir tags à relação conforme a lista de tags.
  3. Criar uma relação/relation 'mãe" que inclua as duas relações/relations do passo anterior, que assim tornam-se as relações/relation 'filhas'. Atribuir tags à relação-mãe conforme a lista de tags.
  • Como mapear
  • Sistema de geração de códigos
  • Lista de etiquetas

Categorias de paragens e geração de códigos de paragens

Paragem simples em via única
Paragem simples em via única.
Paragem simples em via única com códigos dos pontos de espera de passageiros e ponto de detenção do veículo.
Paragem simples em via única com códigos dos pontos de espera de passageiros, ponto de detenção do veículo, zona de embarque e paragem completa.
Ponto de detenção do veículo
Código do ponto de detenção do veículo.
Ponto de espera de passageiros
Códigos dos pontos de espera de passageiros. Sentido de ida e volta.
Zona de embarque
Códigos das zonas de embarque. Sentido de ida e volta.
Paragem completa
Código da paragem completa.


Paragem em via única com separador central
Paragem em via única com separador central.
Paragem em via única com separador central e códigos dos pontos de espera de passageiros e pontos de detenção de veículos.
Paragem em via única com separador central. Com códigos dos pontos de detenção de veículos, pontos de espera de passageiros, zonas de embarque e paragem completa.
Ponto de detenção do veículo
Códigos dos pontos de detenção de veículos. Sentido de ida e volta.


Ponto de espera de passageiros
Códigos dos pontos de espera dos passageiros. Sentidos de ida e volta.


Zona de embarque
Códigos das zonas de embarque. Sentido de ida e volta.


Paragem completa
Código da paragem completa.


Paragem em múltiplas vias
Paragem em múltiplas vias.
Paragem em múltiplas vias com códigos dos pontos de detenção de veículos e pontos de espera de passageiros.
Paragem em múltiplas vias com códigos de pontos de detenção de veículo, pontos de espera de passageiros, zonas de embarque e paragem completa.
Ponto de detenção de veículo
Códigos dos pontos de detenção de veículos para casos em que há dois pontos de espera de passageiros (sentido de ida e volta).
Códigos de pontos de detenção de veículos para casos em que há um único ponto de espera de passageiros.
Ponto de espera de passageiros
Códigos dos pontos de espera de passageiros. No caso em que um ponto de detenção de veículo tem dois pontos de espera (para os sentidos de ida e volta).
Códigos das zonas de embarque. Nos casos em que para cada ponto de detenção de veículo há somente um ponto de espera de passageiros.
Códigos dos pontos de espera de passageiros. No caso em que um ponto de detenção de veículo tem somente um ponto de espera.
Zona de embarque
Códigos das zonas de embarque. Nos casos em que para cada ponto de detenção de veículo há dois pontos de espera de passageiros (ida e volta).
Paragem completa
Código da paragem completa.
Paragem dentro da terminal
Paragem dentro da terminal.
Paragem dentro da terminal com códigos dos pontos de detenção de veículos e pontos de espera de passageiros.
Paragem dentro da terminal com códigos dos pontos de detenção de veículos, pontos de espera de passageiros, zonas de embarque e terminal completa.
Ponto de detenção de veículo
Código do ponto de detenção de veículos.
Ponto de espera de passageiros
Código do ponto de espera de passageiros.
Zona de embarque
Código da zona de embarque.
Terminal completa
Código da terminal.

Lista de etiquetas

Paragens
Ponto de Detenção do Veículo
No Item key value comentários
1 Rua/Avenida addr:street <definido pelo mapeador>
2 Indicador de paragem bus yes
3 Nome name <definido pelo mapeador>
4 Rede network Chapas <e/ou> REM <e/ou> Corujas <e/ou> RCM Todas paragens tem Chapas excepto as vias não

asfaltadas (que tem somente RCM) As paragens REM são as do 1oGPX As paragens Corujas são as do 3oGPX RCM é somente nas vias não asfaltadas a Oeste da N1 Redes separadas por ; sem espaço

5 Indicador de paragem public_transport stop_position
6 Código de identificação ref <definido pelo mapeador>
7 Rotas route_ref <definido pelo mapeador>
8 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

Ponto de Esperas de Passageiros
No Item key value comentários
1 Distrito Urbano addr:district <definido pelo mapeador>
2 Rua/Avenida addr:street <definido pelo mapeador>
3 Bairro addr:subdistrict <definido pelo mapeador>
4 Indicador de paragem highway bus_stop
5 Nome name <definido pelo mapeador>
6 Rede network Chapas <e/ou> REM <e/ou> Corujas <e/ou> RCM
7 Indicador de paragem public_transport platform
8 Código de identificação ref <definido pelo mapeador>
9 Rotas route_ref <definido pelo mapeador>
10 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

Zona de Embarque
No Item key value comentários
1 Distrito addr:district <definido pelo mapeador>
2 Via addr:street <definido pelo mapeador>
3 Bairro addr:subdistrict <definido pelo mapeador>
4 Nome name <definido pelo mapeador>
5 Rede network Chapas <e/ou> REM <e/ou> Corujas <e/ou> RCM
6 Tag para bom funcionamento do JOSM public_transport stop_area
7 Identificação da paragem ref <definido pelo mapeador>
8 Rotas route_ref <definido pelo mapeador>
9 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

10 Tipo de relação no JOSM type public_transport
Paragem Completa
No Item key value comentários
1 Nome name <definido pelo mapeador>
2 Tag para bom funcionamento do JOSM public_transport stop_area
3 Identificação da paragem ref <definido pelo mapeador>
4 Rotas route_ref <definido pelo mapeador>
5 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

6 Tipo de relação no JOSM type public_transport
Terminais
PDV, PEP e ZE

Todos tags iguais às paragens fora da terminal, tanto o ponto de espera, como o ponto de detenção do veículo, e ainda a relação entre ambos (ver acima), com excepção de:

No Item key value comentários
3/5/4 Nome name <definido pelo mapeador no formato:> TERMINAL (rota) Terminal em maiúsculas, a rota em minúsculas dentro de parêntesis
7/9/8 Rotas route_ref <definido pelo mapeador, somente uma rota> Indicar uma única rota
Terminal Completa
No Item key value comentários
1 Distrito addr:district <definido pelo mapeador>
2 Via addr:street <definido pelo mapeador>
3 Bairro addr:subdistrict <definido pelo mapeador>
4 Indicador de terminal de transporte rodoviário bus yes
5 Tipo de terminal description Terminal Municipal <ou> Terminal Metropolitana <ou> Terminal Provincial <ou> Terminal Nacional <ou> Terminal Internacional
6 Nome name <definido pelo mapeador>
7 Rede network Chapas <e/ou> REM <e/ou> Corujas <e/ou> RCM
8 Tag para bom funcionamento do JOSM public_transport stop_area
9 Identificação da terminal ref <definido pelo mapeador>
10 Rotas route_ref <definido pelo mapeador>
11 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

12 Tipo de relação no JOSM type public_transport
Terreno da Terminal
No Item key value comentários
1 Distrito addr:district <definido pelo mapeador>
2 Via addr:street <definido pelo mapeador>
3 Bairro addr:subdistrict <definido pelo mapeador>
4 Indicador de terminal geral amenity bus_station
5 Indicador de terminal de transporte rodoviário bus yes
6 Tipo de terminal description Terminal Municipal <ou> Terminal Metropolitana <ou> Terminal Provincial <ou> Terminal Nacional <ou> Terminal Internacional
7 Nome name <definido pelo mapeador>
8 Indicador de terminal específico no sistema de tr public_transport station
9 Código de identificação ref <definido pelo mapeador>
10 Rotas route_ref <definido pelo mapeador>
11 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

Ruas de Serviço da Terminal
No Item key value comentários
1 highway service
2 official_status no Estamos a propôr, não existe no terreno para maior parte das terminais (Xiquelene)
3 source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

4 surface <pavimento, ver possibilidades no wiki> Opcional
5 width <largura em metros>
Edifícios Pertencentes à Terminal
No Item key value comentários
1 Edifício building public Mapear caso aplicável
2 Material building:material cement_block <ou> metal <ou> <outro: conhecimento próprio ou perguntar aos colegas> Opcional
3 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

Outros Pontos de Interesse
No Item key value comentários
1 Árvore natural tree Opcional
2 Banco amenity bench Opcional
3 Alpendre shelter yes Opcional
4 Outros <definido pelo mapeador> <definido pelo mapeador> Opcional
Rotas
Variante de Ida ou de Volta
No Item key value comentários
1 Direcção (1 para ida, 2 para volta) direction 1 <ou> 2
2 Comprimento da rota distance <distância em km inteiros> Somente o número, e inteiro, a unidade (quilómetros) está assumida
3 Duração duration <duração média da viagem em minutos> Somente o número, e inteiro, a unidade (minutos) está assumida
4 Preço do bilhete fare <preço em meticais> Somente o número
5 Unidade do preço fare:currency MZN
6 Terminal de partida from <terminal de partida> Exemplo: Baixa
7 Nome name <código da rota>: <terminal de partida> - <terminal de chegada> <(via) se aplicável> Exemplo: X18: Xipamanine - Laulane (via Jardim) O nome é o mesmo tanto para a relação de ida como para a relação de volta
8 Rede network Chapas <e/ou> REM <e/ou> Corujas <e/ou> RCM
9 Horário opening_hours <xx:xx-xx:xx> Horários normais de abertura e encerramento da rota (ignorar horários em dias especiais)
10 (Requisito de JOSM) public_transport:version 2
11 Rota ref <código da rota, acrescentado i para ida, e v para volta, em minúsculas> Exemplo: X18i. X18v
12 Modo de transporte público route bus
13 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

14 Terminal de chegada to <terminal de chegada> Exemplo: Zimpeto
15 Tipo de relação no JOSM type route
16 Cor colour <cor do corredor em hex triplet> Não faz parte do Mapathon 2019. Cor anotada em formato hex triplet , ver tabela em anexo
Rota Completa
No Item key value comentários
1 Terminal 1 from <terminal de partida na direcção "ida"> Exemplo: Baixa
2 Nome name <código da rota> Somente o código. Exemplo: X18. 304
3 Rede network Chapas <e/ou> REM <e/ou> Corujas <e/ou> RCM
4 Horário opening_hours <xx:xx-xx:xx> Horários normais de abertura e encerramento da rota (ignorar horários em dias especiais)
5 Rota ref <código da rota>
6 Modo de transporte público route bus
7 Modo de transporte público route_master bus
8 Identificador do projecto de mapeamento source #CooperacioAMB-ASF-AMT-OMT-Waza-#mmb Mapathon 2019 Identificação dos promotores do projecto:

CooperacióAMB - Área Metropolitana de Barcelona

ASF - Arquitectura Sem Fronteiras

AMT - Agência Metropolitana de Maputo

OMT - Observatório de Mobilidade e Transportes

#mmb - Associação #MapeandoMeuBairro

9 Terminal 2 to <terminal de partida na direcção "volta"> Exemplo: Zimpeto
10 Tipo de relação no JOSM type route_master


Processo

Descrição dos resultados

Link para Tabelas de paragens e rotas

Resultado de cada dia de trabalho no mapathon 2019.
Resultado de cada dia de trabalho no mapathon 2019.


Equipa

  • Organizações participantes
  • Membros da equipa e activistas