Pt:Open Mapping Grants 2021

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Open Mapping Grants 2021 Open Mapping Impact Grants Open Mapping Community Action Grants Open Mapping Community Mobilization Grants

O Pacote Informativo do Programa de Bolsas do Centro de Mapeamento Aberto da África Oriental e Austral

A visão do HOT é envolver um milhão de voluntários a nível mundial para mapear uma área que alberga um bilião de pessoas. Neste contexto o HOT, dá prioridade a organizações e comunidades cartográficas locais, facilitando o intercâmbio de conhecimentos, distribuindo financiamento, e fornecendo formação e apoio. Estamos a concentrar esforços para trabalhar com organizações e comunidades locais para conduzir iniciativas de utilização de dados de alta qualidade, éticos e locais.

O Centro de Cartografia Aberta - África Oriental e Austral irá envolver Organizações e Comunidades de Cartografia Aberta na região para facilitar a troca de ideias e conhecimentos em 22 países como também fornecer apoio financeiro e técnico para edições locais em grande escala no OpenStreetMap. Será dada prioridade a projectos inovadores que contribuam para uma melhor qualidade dos dados cartográficos, recolha ética, utilização de dados cartográficos que tenham uma visão para o crescimento da comunidade, gerem conhecimento aberto ou ferramentas, identifiquem parceiros e colaboradores locais e ajudem as comunidades nos esforços de resposta a catástrofes.


Categorias de subsídios

Bolsas de Acção Comunitária de Mapeamento Aberto: $10.000 - $20.000 dólares estarão disponíveis para Organizações e Comunidades de Mapeamento Aberto na República Democrática do Congo, Etiópia, Quénia, Madagáscar, Sudão, Zâmbia e Zimbabué, por forma a crescerem e aumentarem as edições locais do OpenStreetMap enquanto abordam problemas identificados em seus países. Estas subvenções procuram promover a colaboração no seio de grupos OSM a nível nacional, fornecendo ao mesmo tempo os recursos necessários para promover a sustentabilidade. Estes incluem formação, partilha aberta de conhecimentos e assistência na aquisição de dispositivos e estatuto de entidade legal para grupos.

Subsídios de Impacto de Mapeamento Aberto: $30.000 - $45.000 dólares estarão disponíveis para Organizações e Comunidades de Mapeamento Aberto no Malawi, Moçambique, Namíbia e Uganda. Prevê-se que os Macrogrants reúnam um consórcio de contribuintes (criadores de dados) e utilizadores de dados do OSM. Estas subvenções procuram apoiar edições locais em larga escala e uma maior colaboração entre os contribuidores e utilizadores de dados do OSM. O consórcio irá trabalhar em conjunto para definir uma ideia específica e criar uma proposta para um projecto que aborde uma declaração de problema identificada do seu país. O consórcio pode incluir, mas não está limitado às comunidades OSM, Organizações Baseadas na Comunidade (OBC), Organizações da Sociedade Civil (OSC), Organizações Não Governamentais (ONG) locais, e organizações sem fins lucrativos.

Bolsas de Mobilização Comunitária de Cartografia Aberta: estas são bolsas mensais de 200 dólares disponíveis para Comunidades e Organizações de Cartografia Aberta em Angola, Burundi, Comores, eSwatini, Egipto, Lesoto, Maurícias, Ruanda, Somália, Sudão do Sul e Tanzânia para realizar eventos mensais tais como cartografia, formação SIG, festas cartográficas, e reuniões comunitárias destinadas a aumentar as competências e conhecimentos locais sobre Cartografia OpenStreetMap e validação remota.

Áreas Temáticas

Serão priorizados projectos que incidam sobre os seguintes temas:

  • Desastres e Resiliência Climática: Acção preventiva/redução de riscos, resposta e resiliência a eventos relacionados com o clima
  • Saúde Pública: Acesso aos serviços de saúde, campanhas de vacinação, preparação e vigilância dos surtos
  • Igualdade de género: Igualdade de direitos, igualdade de participação e melhor compreensão das questões de género através da inclusão digital
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis: Habitações e infra-estruturas urbanas incluindo acesso a serviços básicos, gestão de resíduos, transportes,
  • Migração e Deslocação Segura: Apoio a pessoas forçadas a partir de casa, incluindo deslocados internos, refugiados, requerentes de asilo e acesso a serviços no campo e em ambientes urbanos


Abordagem de concessão

O núcleo da ESA (Eastern and Southern Africa) assumirá uma abordagem colaborativa para a concessão de subsídios. Manteremos diálogos específicos por país com Organizações de Cartografia Aberta e Organizações para compreender:

  • A história e os objectivos das comunidades e organizações e como podemos colaborar
  • A capacidade das comunidades e organizações para implementar projectos
  • O actual espectro de parceiros e oportunidades para uma maior participação
  • Necessidades de dados e desafios na contribuição e utilização do OpenStreetMap para organizações e comunidades.

Trabalharemos então com os candidatos enquanto estes desenvolvem propostas que se alinham tanto com os nossos objectivos audaciosos como com as suas prioridades e capacidades.

Critérios de Elegibilidade

Para ser elegível para o Open Mapping Hub - Bolsas da África Oriental e Austral, uma organização ou comunidade deve aderir aos seguintes critérios:

  1. O candidato deve ser uma das seguintes organizações:
    1. Comunidades OpenStreetMap
    2. Organizações de Base Comunitária (OBC)
    3. Organizações da Sociedade Civil (OSC)
    4. Organizações sem fins lucrativos nacionais ou locais (ONG)
    5. Governo Local ou Municipal ou Cidade
    6. Empresas Sociais
  2. Os candidatos não precisam de estar actualmente filiados no HOT, mas os projectos devem contribuir amplamente para a missão do HOT de criar dados cartográficos abertos liderados pela comunidade para resposta humanitária, desenvolvimento sócio-económico para fazer avançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
  3. As organizações candidatas não precisam de estar legalmente registadas; contudo, terão de colaborar com uma organização legalmente registada. A organização legalmente registada receberá fundos em nome da organização não registada. Será dada prioridade a organizações/comunidades legalmente registadas e/ou organizações/comunidades que trabalhem em colaboração com uma organização legalmente registada que possa assumir a responsabilidade financeira, embora tal não seja necessário.
  4. Os membros do pessoal HOT, membros do conselho de administração, candidatos individuais, membros votantes que fazem parte do processo de revisão não são elegíveis.


Custos Elegíveis

Os custos elegíveis são largamente determinados numa base de subvenção a subvenção, e poderiam incluir, mas não estão limitados a equipamento e recursos técnicos, custos administrativos/operacionais fixos para a ligação à Internet ou aluguer de espaço de trabalho. Se o financiamento o permitir, os custos de prossecução do registo legal podem também ser elegíveis.

Perguntas Frequentes

O que se espera de mim se eu receber uma subvenção do Centro de Mapeamento Aberto? As organizações e comunidades que receberem uma Bolsa de Mapeamento Aberto serão responsáveis pela realizacao das atividades nos pontos abaixo. Isto permitirá ao Centro da ESA medir o sucesso do programa de Subsídios de Mapeamento Aberto e melhorá-lo para o futuro.

  1. Fornecer relatórios iniciais, intercalares e finais do projecto ao Gestor Comunitário do Centro. Serão fornecidos modelos padrão e comunicados claramente os prazos dos relatórios. Fornecer fotografias, vídeos e um blogue que demonstre claramente as suas realizações, desafios, lições aprendidas e conhecimento aberto gerado como resultado do dinheiro das subvenções concedidas.
  2. Forneça documentação clara de despesas para todos os itens e serviços adquiridos com fundos da subvenção, participe em reuniões mensais para fornecer actualizações sobre o progresso, e mantenha-se transparente com o HOT sobre quaisquer desafios ou problemas com o seu projecto e os seus prazos.

Esperamos que os beneficiários das subvenções estejam em conformidade com as recomendações e regulamentos governamentais no seu país de operação e continuem a cumprir se (e quando) as recomendações e regulamentos forem modificados ao longo da duração desta subvenção.

O que acontece após o financiamento?

As subvenções serão priorizadas para organizações e comunidades que continuarão as suas actividades de mapeamento após o fim do projecto. Por favor, considere como a sua subvenção irá apoiar a sustentabilidade a longo prazo das suas actividades de cartografia cuidadosamente durante a preparação da sua candidatura.

Porque é que o núcleo cartográfico aberto está a desenvolver o seu programa de concessão de subsídios ao longo dos próximos quatro anos?

O Hub procura expandir o sucesso dos vários programas de subvenção geridos pelo HOT nos últimos cinco anos como parte de um novo compromisso para apoiar a evolução dos ecossistemas cartográficos abertos locais nos países prioritários e o reforço do impacto nas questões, desafios e oportunidades locais através de dados geográficos abertos e cartografia aberta.

De onde vem o financiamento?

Este programa de subsídios é tornado possível graças ao Audacious Project Funding.

Quem irá rever as propostas?

As propostas serão revistas pelo Centro de Cartografia Aberta - Pessoal da África Oriental e Austral e membros da comunidade da região.

Quantas subvenções serão feitas?

Será concedida pelo menos uma subvenção por ano em cada um dos 22 países.

Quais são os critérios de selecção?

As candidaturas serão revistas, pré-seleccionadas e finalizadas com base nos seguintes critérios

  • Parceiros do projecto: O Centro de Mapeamento Aberto procura organizações e comunidades que tenham identificado claramente as principais partes interessadas e um plano coerente sobre como se envolver com elas. Será dada preferência a grupos que identifiquem utilizadores de dados locais que utilizem os dados/mapas que produzem.
  • Maturidade da Comunidade: O Centro de Mapeamento Aberto procura organizações e comunidades que tenham demonstrado um compromisso de mapeamento aberto através de actividades passadas. As comunidades devem ter alguma experiência anterior na utilização do OpenStreetMap. Embora as comunidades não precisem de ser em grande número, as organizações e comunidades de cartografia mais pequenas devem demonstrar um plano claro para o crescimento da sua organização e comunidade e para a sua sustentação a longo prazo com a ajuda da subvenção.
  • Orçamento exacto: Os orçamentos devem conter planos precisos e detalhados sobre a forma como o dinheiro da subvenção será utilizado e devem justificar o montante total da subvenção solicitada. As aquisições propostas devem ser claramente alinhadas com o impacto e a estratégia acima mencionados.
  • Plano de Projecto Realista: Os planos de projecto devem ser realistas, com detalhes suficientes para compreender a abordagem que pretende adoptar ao implementar o seu projecto. Quando é que as subvenções começam e terminam?

O desembolso inicial de fundos deverá ter lugar em Novembro de 2021. Espera-se que os projectos sejam concluídos dentro de 6 - 9 meses.

O que é um Diálogo entre Países?

Em cada país, existem vários grupos de cartógrafos, uma comunidade OSM, organizações ou associações cartográficas. Estes grupos são referidos como criadores de dados. Há várias outras organizações cujas operações e actividades podem ser aceleradas com acesso a informação e dados geográficos. Estes são referidos como utilizadores de dados. Os diálogos por país reunirão criadores e utilizadores de dados para discutir as necessidades de dados mais prementes para os utilizadores de dados e forjar uma forma de avançar em relação à criação de dados e à resposta a necessidades de dados específicas.

Para manifestar o seu interesse em qualquer uma destas subvenções, queira preencher este formulário.

E se eu tiver mais perguntas?

Por favor, envie um e-mail para esahub@hotosm.org.


Primeira passagem de tradução via deepL.