Pt:Tutorial:Colaborando com Notas

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Olá! Se você chegou a esta página por indicação, provavelmente um mapeador do OpenStreetMap precisa muito de sua ajuda, ele quer mapear um local que não conhece suficientemente e não tem dados abertos à disposição.

O seu interesse em fornecer informações sobre os locais que conhece é indispensável!

Criar uma Nota

Você pode navegar no mapa para a região que conhece e começar a nos contar as coisas! Mas antes dê uma olhada rápida em tudo que é instruído abaixo.

Tutorial-notes-osm-01.png

Você pode, por exemplo, informar endereços, telefones, tipos de vegetação, contra-mãos, presença de orelhão... ou mesmo todas as características de determinado local ou estabelecimento. O que você souber e já não estiver no mapa!

Tenha em conta que você não deve submeter conteúdo protegido por direitos autorais. Precisamos de você.

Participar numa Nota que já existe

Simplesmente comentando algo que já sabe

Tutorial-notes-osm-02.png

Participa-se em uma Nota já existente geralmente para responder ou corrigir algo para outro participante. Algum mapeador do OpenStreetMap vai observar a conversa e aproveitar o que for útil à base de dados do sistema.

Investigando e comentando o que sabe

Mesmo que você não tenha informações em mãos, e não queira de fato criar uma Conta de mapeador para si e aprender a mapear, você poderá adiantar um pouquinho as coisas para os mapeadores que estão envolvidos com os locais de seu interesse: você poderá ajudá-los a ver o que ainda não viram!

Tutorial-notes-osm-03.png

Corrigir algo "supostamente resolvido"

Pode acontecer dos mapeadores resolverem uma Nota de forma incompleta ou as informações caducarem rapidamente. Nessas situações, você quer relatar um problema mas já encontra uma Nota de marcador verde, "resolvida", no mesmo local. Se você não é mapeador, deverá criar uma nova Nota.

Tutorial-notes-osm-04.png

Quer saber como criar uma Nota? Volte ao início: #Criar uma Nota.