Talk:Portugal/Projetos/Importação de endereços

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Sugiro alterar este parágrafo:

  • "Embora não seja obrigatório, recomenda-se completar a informação existente no mapa com as estradas/ruas a que pertencem os endereços." para
  • "É obrigatório completar a informação existente no mapa com as estradas/ruas a que pertencem os endereços, pelo menos o nome que está presente em muitas das moradas do INE." Ou algo semelhante.

No OpenStreetMap, mais importante que o número de porta/polícia é o nome das ruas. Seria uma boa oportunidade em acabar com a maioria das ruas sem nome. Penso que seja consensual que o nome das ruas é a informação mais importante de todas, tudo o resto é secundário, como o tipo de estrada, os números de porta, os edifícios desenhados, etc. Sem o nome da rua pouco útil é a informação do OpenStreetMap para as utilizações "normais" do dia-a-dia como a "navegação". Conforme indicado na página (não obrigatório) reparei ao acaso numa edição de um utilizador (não importa quem, isso não está em questão, ele seguiu as indicações da página) que não adicionou o nome das ruas, mas essa informação está nos nós que adicionou. Não custava nada adicionar essa informação simultaneamente. Afinal de contas os nós com os números de porta dão mais trabalho que as linhas das ruas. Existe ainda a facilidade em perceber quando começa e termina uma rua pelas informações dos números de porta do INE.


Reparei que existe a etiqueta "ogr_pkid" com um código muito comprido em cada nó do INE, esta é para ser ignorada e eliminada ou deve ser mantida tal como está porque serve para alguma forma de controlo? Não vi nenhuma indicação na página a falar disso. Seria bom saber se será útil pois se for necessária no futuro, dará muito trabalho adicioná-la. Faz-me lembrar a utilização no Wikimedia Commons de certos códigos para fazer a conexão com as bases de dados institucionais que cederam arquivos de imagens, para as instituições poderem atualizar a informação nas bases de dados delas de forma fácil se for necessário e depois de verificarem se a informação está correta obviamente. Não digo que o INE faria isso mas pode surgir alguém a querer comparar ambas as bases de dados - do OSM e do INE - por exemplo, e sem esse código é praticamente impossível automatizar isso. Lalolan (talk) 16:54, 15 May 2021 (UTC)