Vamos mapear a Calheta!

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Nos 21 e 22 de Novembro de 2015, a Câmara Municipal da Calheta organiza o evento “Vamos mapear a Calheta – III Openstreetmap party da Madeira”, dedicando este fim-de-semana a georreferenciar os pontos de interesse do concelho e colocá-los nos mapas colaborativos do Openstreetmap.org.

Este é o terceiro evento do género na Madeira, depois dos concelhos de Santana e de Machico. No total, já participaram mais de 120 voluntários. Veja alguns dos melhores momentos nos vídeos e fotografias dos anteriores eventos (https://www.facebook.com/MadeiraOSMP/) e navegue no resultado do trabalho realizado em http://www.openstreetmap.org/#map=17/32.71783/-16.76690.

Estes mapas, a par do Google Maps, são os mapas mais visitados e consultados do mundo para o Turismo, APP de smartphones, GPS e SIG. Mas a principal particularidade do Openstreetmap é serem mapas gratuitos e colaborativos, podendo ser editados on-line por qualquer pessoa garantindo assim a sua atualização mais célere e dinâmica do que os restantes mapas existentes no mercado.

Assim, o evento “Vamos mapear a Calheta” pretende colocar o concelho no mapa e precisamos da sua ajuda. O ponto de encontro será no Centro Social do Estreito da Calheta, pelas 9:00 da manhã, no dia 21 de novembro. No local, serão criados grupos de 4 ou 5 pessoas de modo a que cada grupo tenha um GPS, uma máquina fotográfica digital e um PC portátil. Os grupos serão depois distribuídos por todas as freguesias deste concelho. O primeiro dia de trabalho será dedicado à recolha de dados em campo com recurso a GPS e uma máquina fotográfica. No segundo dia do evento, domingo 22 de novembro, será dedicado à introdução da informação geográfica recolhida no dia anterior nos mapas do OpenStreetMap.org. E assim, essa informação ficará disponível para todos os que acedam a estes mapas. Para o evento, “Vamos mapear Calheta”, a Câmara Municipal de Calheta convidou o Prof. Jorge Gustavo Rocha, da Universidade do Minho, para dar formação nas várias plataformas dos mapas colaborativos do OpenStreetMap.

Para os participantes no evento, a Câmara Municipal oferece um jantar convívio de 21 de novembro e almoço de 22 de novembro, no Centro Cívico do Estreito da Calheta. Há ainda oportunidade, para quem estiver interessado, em pernoitar no Centro de Juventude da Calheta, com capacidade para 32 pessoas.

Não precisa de ser conhecedor de mapas, basta ser um “geocurioso” e amante de atividades ao ar livre. Todo o trabalho é voluntário e é feito por toda a comunidade, e como ninguém conhece melhor a nossa rua que nós, contamos consigo para colocar a Calheta nos mapas do mundo do OpenStreetMap.

Saiba mais sobre o evento em https://www.facebook.com/MadeiraOSMPe em https://www.facebook.com/cmcalheta e inscrições gratuitas (mas obrigatórias) em bit.ly/OSMPCalheta.