Distrito Federal, Brazil

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Brazil
States of Brazil: Acre (AC) · Alagoas (AL) · Amapá (AP) · Amazonas (AM) · Bahia (BA) · Ceará (CE) · Espírito Santo (ES) · Goiás (GO) · Maranhão (MA) · Mato Grosso (MT) · Mato Grosso do Sul (MS) · Minas Gerais (MG) · Pará (PA) · Paraíba (PB) · Paraná (PR) · Pernambuco (PE) · Piauí (PI) · Rio de Janeiro (RJ) · Rio Grande do Norte (RN) · Rio Grande do Sul (RS) · Rondônia (RO) · Roraima (RR) · Santa Catarina (SC) · São Paulo (SP) · Sergipe (SE) · Tocantins (TO) – Distrito Federal (DF)
Distrito Federal, Brazil
GD: -15.78 -47.8
GMS: 15°46′48.00″ S 47°48′00.00″ W
Wiki: RAs | Usuários
Principais: Ceilândia | Taguatinga | Brasília
Wikipedia: Wikipedia pt Wikipedia en
Wikidata: WikidataQ119158

Visualizações

Controle de qualidade

Extração de dados

Outras ferramentas


Distrito Federal é uma unidade federativa em Brazil.

Distrito Federal

Toda contribuição é bem-vinda. Se possível, use o JOSM (para usuários avançados) ou o iD (para iniciantes) e evite o Potlatch (também para iniciantes, mais antigo) porque possui vários bugs que às vezes introduzem erros sem avisar.

Outros canais

É aconselhado se inscrever e acompanhar as informações sobre o mapeamento brasileiro aqui também:

Fontes de informação do Distrito Federal

Ferramentas

Mapeamento

  • Field Papers: mapeamento com papel – você imprime um mapa, faz anotações em papel enquanto visita o lugar, digitaliza e faz upload, depois alguém (pode ser você mesmo) transcreve as anotações para o mapa digital (veja tutorial para o JOSM)
  • OSMtracker (Android): mapeamento com celular Android (mas cuidado com a precisão do GPS do seu celular)

Testes de Roteamento

Manutenção

  • Marcação de erros no mapa para outros consertarem
    • Para adicionar uma nota: no visualizador de mapas no browser clique no último ícone (adicionar uma nota ao mapa).
    • Para visualizar as notas na sua região: Clique no ícone de camadas e depois clique em notas de mapas.
  • Google Earth Map Overlays: permite ver o OpenStreetMap no Google Earth e comparar com outros mapas facilmente
  • OSMBonusPack: permite usar o Nominatim e o OSRM no Android para calcular rotas a partir da posição atual do GPS ou de qualquer outro ponto, passando por pontos intermediários
  • MapFactor Navigator Free: para navegação sem conexão de dados, mapas atualizados mensalmente diretamente do mapa oficial do OSM
  • Navitel: para navegação sem conexão de dados, melhor que o MapFactor mas pago e requer o uso de programas um pouco complicados para converter o mapa

Sistemas nacionais

Roteamento / navegação

Celulares

Android

Visualizações

Veja também:

Turismo

Informação e revisão de problemas

Tutoriais

Convenções

Tombamentos

A forma certa de mapear os imóveis tombados é usando a tag listed_status. Por enquanto somente o ITO Map oferece um mapa que realça esses edifícios. Como não há ainda um padrão estabelecido para o Brasil, os seguintes valores podem ser usados:

  • Grade I: tombamento nacional
  • Grade II*: tombamento estadual
  • Grade II: tombamento municipal

Classificação de vias

Veja também:

Vias secundárias e terciárias correspondem a coletoras primárias e secundárias, respectivamente. Como esta classificação não está publicada, pode-se produzir um mapa tanto visual- quanto logicalmente interessante (para roteamento por carro) seguindo esta regra:

  • Todas as vias são inicialmente do tipo residencial
  • Uma via oficialmente considerada "arterial" é definitivamente do tipo primária
  • Um trecho é do tipo terciária se:
    • Possui pelo menos 1 cruzamento interno (ou seja, sem incluir o primeiro e o último nó do trecho) e é preferencial sobre todos os cruzamentos internos; ou
    • Não possui cruzamentos internos e é suficientemente longo (~350 metros ou mais)
  • (subjetivo) Um trecho é do tipo secundária se possui cruzamentos internos com várias vias terciárias e é preferencial sobre elas, ou se comporta um volume de tráfego significativamente maior do que as terciárias mais próximas (possui mais pistas, mais semáforos, e é mais movimentada)

Note o seguinte:

  • A regra é apenas um guia e pode ter exceções, portanto não deve ser levada à risca em todos os casos
  • Alterações de sentido e em proibições de conversão podem alterar a classificação de trechos, e às vezes de vários trechos em cascata
  • Não são "cruzamentos" as junções em T, onde uma via termina em outra via transversal sem cruzá-la
  • A preferência é claramente indicada pelas placas Pare, mas quando há semáforos pode ser necessário conhecer a temporização ou (se você visitar o cruzamento com frequência) fazer deduções subjetivas

O tipo living street é mais adequado a ruas de baixa mobilidade. Por definição, deveria ser usado em ruas com placas indicando que o pedestre tem a preferência, mas esta prática não ocorre no Brasil. Assim, pode-se adaptar o uso de living street, com o benefício tanto visual quanto lógico (já que o cálculo de rotas tende a evitar esse tipo de caminho), para os seguintes casos:

  • Ruas do Centro com trânsito intenso de pedestres e, portanto, de difícil passagem por carro
  • Ruas em vilas e becos onde frequentemente há pedestres na rua dificultando a passagem
    • Isso também diminui a chance de ser roteado através de vilas, produzindo rotas mais seguras
  • Ruas muito estreitas onde só passa 1 veículo por vez, onde há uma boa chance de ser bloqueado por outro veículo

O tipo track pode ser usado para vias sem qualquer pavimentação mas usáveis por veículos. O efeito é tanto visual quanto lógico (diminuindo a chance de passar pela via havendo melhores opções por perto). No caso de vias que correspondem tanto a esse critério quanto a um dos critérios do tipo living street, prefira living street por expressar melhor a dificuldade de passar pela via, já que estradas não pavimentadas geralmente têm poucas obstruções ao tráfego exceto pela irregularidade da superfície e, assim, tendem a ser preferidas ao calcular rotas.

O tipo service deve ser usado em vias que conduzem ao interior de estabelecimentos, como condomínios, shoppings e estacionamentos. Esse tipo provavelmente nunca é uma via pública e, por isso, normalmente vem acompanhado da tag access para indicar o tipo de acesso à via, que normalmente é um dos seguintes valores:

  • private para as vias que necessitam permissão para entrar
  • permissive para as que geralmente estão abertas a qualquer hora (mesmo durante a noite) mas podem ser fechadas pelo proprietário sem qualquer aviso prévio
  • destination para as que geralmente estão disponíveis quando o objetivo é chegar a um ponto no interior delas (ex.: estacionamentos de shoppings); não deveriam ser usadas, a princípio, como atalhos

O tipo pedestrian serve vias amplos que foram convertidas em calçadões. O tipo path serve para caminhos normalmente usados por pedestres e/ou ciclistas mas inadequados para veículos como carros e ônibus. Normalmente usados dentro de parques, reservas e trilhas no mato. O tipo footway normalmente é usado para caminhos de pedestre pavimentados, como passagens urbanas, calçadas, pontes e viadutos de pedestres.

Quando houver a possibilidade de dúvida sobre a classificação, uma sugestão é anotar na tag note a razão para a classificação da via.

Condomínios Fechados

As vias do condomínio deverão receber a tag highway=residential e também access=destination. Nas vias principais destes condomínios pode-se usar highway=tertiary ao invés de highway=residential.

City, town, village ou suburb?

O usuário Fernando Trebien [1] mapeou a quadra SQN 708 e ela pode ser usada como referência para os demais mapeamentos no Distrito Federal. O resultado pode ser conferido aqui https://www.openstreetmap.org/relation/3373292

As regiões administrativas devem ser classificadas de acordo com a população.

Nomenclatura

A comunidade tem posições diferentes sobre o emprego de abreviações nas tags "name" e "short_name" em cada caso. Em resumo: não use abreviações em nomes de ruas, e em estabelecimentos, prefira abreviações quando muito usadas e coloque o nome completo na tag "official_name".

Em nomes de ruas, o consenso da comunidade é de deixar a tarefa de abreviar para o renderizador do mapa. Isto ainda não é feito pelo site padrão, mas como a comunidade já tem um método para tratar disso, pode-se assumir que é simplesmente uma questão de tempo, para evitar retrabalho futuro.

Já em nomes de estabelecimentos, a recomendação é colocar o nome completo em "name" e deixar para o mapa optar por usar o "short_name". No Brasil, muitos lugares têm nomes bastante longos que acabam não sendo exibidos no mapa. Esses lugares costumam ser conhecidos e até mais referenciados pela sua abreviação (como UFRGS, PUC, MARGS, etc.). Assim, uma forte recomendação é colocar a abreviação na tag "name" e o nome completo na tag "official_name". De modo similar, muitos lugares importantes na cidade possuem a terminação "de Brasília". Como normalmente as buscas são feitas incluindo o nome da cidade, o final do nome pode ser omitido na tag "name" para uma melhor visualização, e então o nome completo deve ser colocado na tag "official_name".

Veja também a documentação do sistema de endereçamento do DF em Distrito Federal, Brazil/Endereçamento.

Cobertura do OpenStreetMap

Legenda dos símbolos e cores

O estado do mapeamento de cada região é indicado por um símbolo e uma cor. O símbolo descreve um atributo e a cor mostra em que grau o mapeamento está completo.

Significado dos símbolos

  • State Labelled.svg - Os nomes das ruas estão definidos. Isso significa que o mapa pode ser usado para localizar um endereço - Chave: l
  • State Housenumbers.svg - Todos os números de casa estão presentes - Chave: h
  • State Foot.svg - Todos os caminhos para pedestres estão presentes - Chave: fo
  • State Wheelchair.svg - Todos os caminhos para cadeira de rodas - Chave: d
  • State Bike.svg - Todas as ciclovias ou caminhos adequado para bicicletas estão presentes - Chave: b
  • State Car.svg - Todas as estradas para o tráfego de automóveis estão presentes. Ruas de mão única e caminhos para pedestres estão marcados. Isto significa que o mapa pode ser utilizado para navegação com automóvel - Chave: c
  • State Transport.svg - Todos os transportes públicos estão presentes (incluindo os nomes dos pontos de ônibus / estações) - Chave: tr
    • State Stop.svg - Todos os nomes de parada/estação/porto estão presentes - Chave: ha
    • State Bus.svg - Todas as linhas de ônibus/autocarro estão presentes (incluindo nome dos pontos de parada) - Chave: bu
    • State Trolleybus.svg - Todas as linhas de trólebus/troleicarro estão presentes (incluindo nome das estações) - Chave: ty
    • State Tram.svg - Todas as linhas de bondes/elétrico estão presentes (incluindo nome das estações) - Chave: tm
    • State Train.svg - Todas as linhas de trem/comboio estão presentes (incluindo nome das estações) - Chave: tn
      • State U-Bahn.svg - Todas as linhas U-Bahn (metrô/metro na Alemanha) estão presentes (incluindo nome das estações) - Chave: u
      • State S-Bahn.svg - Todas as linhas S-Bahn (trem/comboio regional na Alemanha) estão presentes (incluindo nome das estações) - Chave: s
      • State Steamtrain.svg - Todas as linhas de locomotivas a vapor estão presentes (incluindo nome das estações) - Chave: st
    • State Ship.svg - Todas as linhas marítimas estão presentes (incluindo nome dos portos) - Chave: sh
  • State Public.svg - Todas as instituições públicas estão presentes (prefeitura, hospitais, instalações desportivas, espaços, escolas, igrejas) - Chave: p
    • State emergency.svg - Todos os serviços de emergência (hospitais...) estão presentes - Chave: em
  • State Fuel.svg - Todos os postos de combustível estão presentes - Chave: fu
  • State Restaurant.svg - Todos os restaurantes e lanchonetes estão presentes - Chave: r
  • State Tourist.svg - Todas as atrações turísticas e hotéis estão presentes - Chave: t
  • State Nature.svg - Todos os recursos naturais estão mapeados (por exemplo, água, lagos e florestas) - Chave: n

Significado das cores

Cor de fundo Significado Uso para navegação Coisas a fazer Valor
State .svg Estado do mapa desconhecido Usabilidade desconhecida Verificar o estado do mapa (nenhum)
State 0.svg Mapa vazio ou quase sem dados Não deve ser usado Iniciar o mapa 0
State 1.svg Mapa contém dados parciais Usabilidade limitada Completar o mapa 1
State 2.svg Mapa quase completo Usar com restrições Completar o que falta do mapa (falta de dados, ruas etc) 2
State 3.svg Mapa completo (na opinião de um mapeador) Adequado para uso Verificar e corrigir eventuais erros 3
State 4.svg Mapa completo (verificado por dois mapeadores); indicar data de verificação) Adequado para uso Atualizar conforme necessário 4
State X.svg A característica não existe na área mapeada (ex: não há postos de combustível) Adequado para uso Atualizar conforme necessário X
A traducão em português pode ser editada aqui.

Regiões administrativas

Bairro Status Comentário Usuário Links
RA I Brasília Car (2/4)Labelled (2/4)Housenumbers (0/4)Bike (1/4)Foot (1/4)Wheelchair (0/4)Transport (1/4)Public (2/4)Fuel (1/4)Restaurant (2/4)Tourist (2/4)Nature (1/4) erickdeoliveiraleal 2758138 (i J)
RA II Gama Car (2/4)Housenumbers (0/4)Bike (0/4)Foot (0/4)Wheelchair (0/4)Transport (0/4)Public (2/4)Fuel (2/4)Restaurant (2/4)Tourist (2/4)Nature (1/4) erickdeoliveiraleal 3359469 (i J)
RA III Taguatinga Car (2/4)Labelled (1/4)Housenumbers (0/4)Bike (0/4)Foot (0/4)Wheelchair (0/4)Transport (0/4)Public (1/4)Fuel (1/4)Restaurant (1/4)Tourist (1/4)Nature (1/4) erickdeoliveiraleal 3359490 (i J)
RA IV Brazlândia Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359464 (i J)
RA V Sobradinho Car (1/4) erickdeoliveiraleal 3359487 (i J)
RA VI Planaltina Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359478 (i J)
RA VII Paranoá Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359476 (i J)
RA VIII Núcleo Bandeirante Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359475 (i J)
RA IX Ceilândia Car (2/4)Labelled (1/4)Housenumbers (0/4)Bike (1/4)Foot (0/4)Wheelchair (0/4)Transport (0/4)Public (2/4)Fuel (1/4)Restaurant (1/4)Tourist (1/4)Nature (1/4) erickdeoliveiraleal 3359466 (i J)
RA X Guará Car (2/4)Labelled (1/4)Housenumbers (0/4)Bike (1/4)Foot (0/4)Wheelchair (0/4)Transport (0/4)Public (2/4)Fuel (1/4)Restaurant (1/4)Tourist (1/4)Nature (1/4) Linhares 3359470 (i J)
RA XI Cruzeiro Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359467 (i J)
RA XII Samambaia Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359482 (i J)
RA XIII Santa Maria Car (2/4) erickdeoliveiraleal 359483 (i J)
RA XIV São Sebastião Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359489 (i J)
RA XV Recanto das Emas Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359479 (i J)
RA XVI Lago Sul Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359474 (i J)
RA XVII Riacho Fundo Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359481 (i J)
RA XVIII Lago Norte Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359473 (i J)
RA XIX Candangolândia Car (2/4)Labelled (1/4) erickdeoliveiraleal 3359465 (i J)
RA XX Águas Claras Car (2/4)Labelled (2/4) erickdeoliveiraleal 3359493 (i J)
RA XXI Riacho Fundo II Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359480 (i J)
RA XXII Sudoeste/Octogonal Car (2/4)Labelled (2/4)Bike (2/4)Foot (1/4)Wheelchair (0/4)Transport (0/4)Public (1/4)Fuel (0/4)Restaurant (1/4)Tourist (1/4)Nature (1/4) erickdeoliveiraleal 3359488 (i J)
RA XXIII Varjão Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359491 (i J)
RA XXIV Park Way Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359477 (i J)
RA XXV SCIA Car (2/4)Labelled (2/4) erickdeoliveiraleal 3359484 (i J)
RA XXVI Sobradinho II Car (1/4) erickdeoliveiraleal 3359486 (i J)
RA XXVII Jardim Botânico Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359472 (i J)
RA XXVIII Itapoã Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359471 (i J)
RA XXIX SIA Car (2/4)Labelled (2/4) erickdeoliveiraleal 3359485 (i J)
RA XXX Vicente Pires Car (2/4)Labelled (1/4) erickdeoliveiraleal 3359492 (i J)
RA XXXI Fercal Car (2/4) erickdeoliveiraleal 3359468 (i J)

Rodovias Estaduais

Ver Rodovias Estaduais

Rodovias Federais

Ver Rodovias Federais

Ferrovias

Ver Ferrovias

Hidrovias

Ver Hidrovias