Pt:Mapping parties

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Mapping parties)
Jump to: navigation, search
Available languages

O texto que segue é a tradução do artigo original em inglês, revisada pela última vez em 04/02/2013 por Wille. Insira informações novas ou específicas da sua região antes deste aviso. Não altere radicalmente a tradução sem alterar o artigo original, e caso deseje fazê-lo estabeleça antes um contato com a comunidade internacional ou peça ajuda à sua comunidade local. Naturalmente, correções gramaticais e ortográficas e melhorias no estilo do texto são bem-vindas. Se quiser reescrever uma parte do texto sem alterar o artigo original, clique em Discussão no topo da página, escreva um rascunho e contate o tradutor do artigo ou a comunidade local para ajudar a incorporar a sua versão no artigo original.


Mapeadores aprendendo a usar aparelhos GPS
Mapeadores inserindo dados no JOSM

O OpenStreetMap é tão bom quanto as contribuições das pessoas que o editam. Para encorajar as pessoas a ir a campo e editar, entusiastas do OpenStreetMap organizam Mapping Parties (em inglês festas de mapeamento). As Mapping Parties ou Encontros de Mapeamento vem em muitos sabores, mas geralmente a ideia é se encontrar presencialmente e mapear, socializar, e conversar sobre construir um mapa colaborativo mundial!

É um evento comunitário de convívio, aberto a todos, e embora alguns presentes sejam mapeadores experientes, novatos são sempre bem-vindos. É uma ótima maneira de saber mais sobre o projeto, e se você nunca foi à rua para coletar dados para o OpenStreetMap antes, é uma ótima maneira de aprender como se faz. Algumas mapping parties são direcionadas especificamente como um evento de treinamento para novos mapeadores. Isto pode envolver os organizadores emprestando aparelhos GPS (embora aparelhos GPS não sejam necessários para realizar o mapeamento com o OpenStreetMap).

A organização de uma mapping party pode ter várias formas, por exemplo uma simples mapping party pode ser simplesmente ir a um determinado bar após mapear um pouco, mas tipicamente um evento de maior porte envolverá um encontro anterior para discutir o plano e para criar uma equipe. Depois, pode ser que o evento envolva o uso de laptops/computadores com internet, para de fato inserir os dados coletados durante o dia, mas também pode ser que não (para uma simples mapping party, participantes podem simplesmente coletar os dados e depois fazer o upload cada um a seu tempo).

Para o treinamento efetivo dos novatos é uma boa ideia ter ao menos um laptop, para demonstrar como se faz a edição. Esteja preparado para usar a edição offline do JOSM (baixe e salve um arquivo .osm antes) caso você não tenha acesso à internet. Se aparelhos GPS forem utilizados é uma boa ideia baixar os dados de um deles como demonstração, porque essa é uma parte em que novatos podem falhar em fazer quando chegarem em casa. Dessa forma você poderá fazer o upload dos dados para eles.

Depois que o mapeamento tiver terminado, os participantes comem, bebem e se divertem. É uma festa, afinal! De fato, mapeamento não é necessário numa mapping party. Às vezes, é tudo festa!

Veja a página de Eventos para uma lista de mapping parties que vão acontecer nos próximos meses. Você também poderá encontrar detalhes de grupos de usuários ou eventos recorrentes em sua área vendo a página Mapping Projects. Nós adoraríamos ver mais mapping parties acontecendo ao redor do mundo. Qualquer pessoa pode organizar uma! Quer tentar? Veja a página Mapping Weekend Howto.

Veja também:

Links externos