Brazil/Comunidade e governança

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

O mapa do OpenStreetMap cresce devido à sua comunidade de mapeadores, de organizadores e de desenvolvedores. E cresce também porque há um aprimoramento contínuo das ferramentas e dos espaços onde tais comunidades discutem suas ferramentas, seus dados e seus mapeamentos.

Várias comunidades dispersas formam a "comunidade OpenStreetMap do Brasil".

Não existe uma entidade "OpenStreetMap do Brasil" ou "OSM-BR". O que existe são pessoas atuando, desde ~2006, para o aprimoramento do OpenStreetMap no Brasil: a fração OpenStreetMap que vem sendo apoiada por colaboradores do mundo todo, sobretudo do Brasil. Esses colaboradores formam um grupo de interesse difuso, caracterizado hoje (2016) pelos seguintes elementos:

  • Ferramentas de trabalho dos mapeadores, notadamente o iD e JOSM.
  • Brazil: página da Wiki OpenStreetMap orientada à "fração Brazil" das iniciativas globais de mapeamento.
  • Conjunto de espaços orientados a comunidades independentes, que se relacionam de alguma forma com mapa: OSM-Task, HOT-BR, Github-software, Github-issue, OSM-Task-comment, Wiki OSM-BR e Lista OSM-talkBR. Ver tabela abaixo.


Plataforma URL Comentários
OSM-Task http://www.openstreetmap.org/edit Alterações nos mapas (outras ferramentas ou só o Id?)


HOT-BR http://tasks.hotosm.org/ Alterações nos mapas HOT-BR.


Github (software) [várias] Colaboração em código fonte aberto, tal como acontece em https://github.com/openstreetmap/iD
Github (issues) [várias] Colaboração em relato de bugs ou manifestação de desejos por melhorias, nos projetos dos diversos softwares do ecossistema OSM. Ex.: https://github.com/openstreetmap/iD/issues
OSM-Task-comment - Comentar alteração
Wiki OSM-BR http://wiki.openstreetmap.org/ Editar a wiki
Lista OSM-talkBR https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br Postar email, participando no forum

A comunidade é caracterizada pelos participantes não-anônimos de cada uma dessas plataformas, que com frequência são as mesmas pessoas fazendo uso de mais de uma plataforma:

  • colaboradores OSM-Task (gente do core business da OSM): http://hdyc.neis-one.org (exemplo) ... que tal criar uma listagem com todos os OSM-BR com mais de 10 edições?
  • colaboradores do Github-software: esses + esses + ...
  • ...

Qualquer pessoa pode se registrar e colaborar, todavia para as decisões gerenciais, regras sociais, ou ainda decisões técicas que requerem algum tempo de experiência na OSM, é importante haver algum critério mínimo, alguma forma de chamar essas pessoas mais experientes quando preciso, e alguma forma de restringir o uso de ferramentas que possam comprometer o trabalho de outros.

Uma sugestão simples de critério para destacar essas pessoas é estabelecer contabilizações mínimas de participação nas ferramentas, demonstrando que estão dispostas a entender e fazer bom uso delas.

Grupos qualificados

Grupos focais e com experiência mínima nas plataformas da comunidade,

  • ... quem é expert nos mapeamentos do HOT? ...

Os grupos podem ser mobilizados para revisar mapas, conferir regras de reversão, ... e avaliar coletivamente os mais diversos temas.

Decisões formais da comunidade

... Estão sendo discutidos a todo momento na Lista, uma série de temas relativos às regras de operação e governança da OSM... por exemplo: 1, 1.1, 1.2, ... e várias outras ao longo de 2015.

... A Wiki parece ser o local mais adequado ao registro das regras e consensos da comunidade, como este relatativo às regras para reversão...

... Através da consolidação dos consensos (que poderia ser realizada aqui na Wiki, na forma de ensaios ou RFCs) e de mecanismos simples de voto, as regras antigas podem ser revistas, e regras novas podem ser criadas, bem como algoritmos que automatizem essas regras, podem ser implementados nas plataformas....