Pt:Fortaleza/Importação de Edifícios PMF

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Proposta de importação Conversão de dados Plano de trabalho Guia de importação Correções Progresso

Importação de Edificios descreve uma proposta em curso de importação dos conjuntos de dados do Fortaleza em Mapas da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no Brasil. Se você deseja participar ativamente vá diretamente ao Guia de Importação. Se deseja conhecer os detalhes mais técnicos da proposta, siga lendo.

É importante frisar que essa importação é semi-automatizada, devida a natureza dos arquivos disponibilizados, ou seja, não é possível realizar a importação dos dados de uma só vez. Isso requer uma experiência maior do usuário, levando também um maior tempo para realizar a importação e os devidos ajustes para publicação no OSM.

Objetivo

O objetivo é importar os edifícios e outras estruturas disponibilizados no portal Fortaleza em Mapas, mantido pela prefeitura.

Calendário

  1. abril e maio de 2020: Preparação da proposta de importação na wiki, discussão no grupo de Telegram OSM Ceará e prova/validação dos dados.
  2. maio de 2020: Divulgação na lista de discussão talk-br e envio da proposta de importação à Lista de Discussão de Importações (em inglês).
  3. maio de 2020: Anotação no catálogo de importações e adição da Prefeitura Municipal de Fortaleza na lista de contribuidores.
  4. maio de 2020: Início da importação
  5. janeiro de 2024: Término da importação

Dados a serem importados

Introdução aos dados

Os dados são providos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da sua plataforma de dados abertos chamada Fortaleza em Mapas. Os dados são provenientes de um levantamento aerofotogramétrico feito em julho de 2010, sendo então dados um pouco desatualizados, e estão em formato SHP. Os dados contêm somente a informação de geometria dos edifícios e sua altura.

Local dos dados

Os dados podem ser acessados na plataforma Fortaleza em Mapas, através do seguinte procedimento:

  • Deve-se inicialmente selecionar qualquer dado no painel localizado ao lado esquerdo;
  • Após os dados serem carregados na tela, clicar em Downloads - Shape e;
  • Remover seleção "Shape do Mapa.shp" e selecionar "Edificações de Fortaleza.shp", prosseguindo com o download.

Caso se tenha interesse, para facilitar a localização, pode-se baixar também as ruas da cidade, através do arquivo "Eixos viários de Fortaleza.shp".

Licença de acesso e uso

A Prefeitura Municipal criou a Infraestrutura Municipal de Dados Abertos de Fortaleza através do Decreto N° 13.474, de 23 dezembro de 2014. O site Fortaleza em Mapas, criado também pela prefeitura no dia 28 de dezembro de 2016, "... é acessível à população, sendo o principal público-alvo profissionais ligados à área do urbanismo, economia e sociologia, agentes públicos e academia. Um dos principais objetivos do site é ampliar o acesso à informação. Além da visualização dos mapas, estão disponíveis também as informações brutas para download em múltiplos formatos e que podem servir de objeto de pesquisa ou estudos para produção de conhecimento.".

Para ainda assim uma maior clarificação, o usuário System-users-3.svgnarceliodesa (on osm, edits, contrib, heatmap, chngset com.) entrou em contato com o Iplanfor, órgão da prefeitura responsável pelo Fortaleza em Mapas, e obteve autorização para uso dos dados.

Tamanho do conjunto dos dados

Os dados descarregados estão compactados em um arquivo ZIP, ocupando um espaço de 92 MB comprimido, e 334 MB após descompressão. De acordo com o QGIS, o arquivo tem 1.210.876 feições.

Combinação dos dados

Para que os novos dados não entrem em conflito com os dados existentes, deve-se seguir a seguinte estratégia:

  • Caso seja possível, realizar uma primeira filtragem no QGIS, observando prédios já mapeados no OSM, e então remover esses prédios dos fornecidos pela prefeitura. Se não for possível, fazer uma checagem manual.
  • A princípio, permanecem os edifícios que já estão mapeados no OSM, como recomendado. Eventualmente, se estiverem em significativa desconformidade, podem ser complementados pelos da camada da prefeitura, mantendo os dados de etiquetação do OSM. A total substituição vem em último caso, para não perder o histórico do edifício anterior no OSM.

Importação dos dados

Um tutorial mais detalhado está disposto na aba Guia de Importação.

Contudo, dado que possam haver problemas nos dados importados que exijam uma intervenção manual, se planeja realizar uma importação manual com revisão de cada objeto a ser importado.

Plano de trabalho

O volume de dados a serem importados é muito grande. Portanto, se propõe realizar o trabalho por regiões, iniciando das menores para as maiores. Pensa-se em realizar a divisão por bairros, utilizando o número de edificações como parâmetro. Em bairros maiores, pode-se dividir o trabalho por quadras, caso seja de interesse dos voluntários. Maiores detalhes estão expostos na aba Plano de trabalho.

Plano de reversão de conjunto de alterações

Se necessário, as alterações feitas podem ser revertidas usando o plug-in Reverter do JOSM.

Importações semelhantes