Pt:Fortaleza/Importação de Edifícios PMF/Guia de importação

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Proposta de importação Conversão de dados Plano de trabalho Guia de importação Correções Progresso

Seja bem-vindo(a) ao Guia de importação. Esta página e seus links diretos são o ponto principal para participar ativamente nesta importação de edificios. Em caso de dúvidas você pode pedir ajuda através da lista de discussão ou Telegram.

Passos prévios

Estes são os passos que devem ser realizados antes de começar.

  • Se você ainda não tem um usuário nesta wiki, crie uma conta. Adicione esta página a sua lista de páginas vigiadas (a estrela Vector skin - page not in the watchlist.png que aparece na barra superior quando você já fez login). Dessa forma você receberá notificações cada vez que o guia se atualize.
  • Este projeto requer um nível intermediário/avançado. Se documente nestas páginas: Construções 3D simples e Pt:Key:building. Para mais ajuda sobre o OSM, basta consultar também os materiais instrutivos.
  • Crie uma conta de usuário exclusiva para trabalhar exclusivamente nas importações, separada da conta normal. Na descrição do perfil dessa conta, comente que ela é utilizada para a Importação de Edifícios descrita em https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Fortaleza/Importação_de_Edifícios_PMF, fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  • Instale o JOSM, o editor recomendado para esta importação.
    • Configure a conta de importação nas preferências de autenticação (em inglês): Preferências (F12) > Configurações de conexão > Autenticação
    • Instalar e selecionar os estilos de representação Coloured Streets e Coloured Buildings: Preferências (F12) > Configurações do Mapa > Estilo de pintura do mapa.
    • Instalar as seguintes extensões (em inglês): Preferências (F12) > Extensões.
      • BuildingsTools
      • OpenData
      • utilsplugin2

O estilo Coloured Buildings vem como padrão em alemão, caso seja instalado diretamente do repositório do JOSM. Para instalar em português, basta seguir este tutorial em vídeo.

Importação de edifícios

Importação dos dados no JOSM

Pode-se ver um tutorial em vídeo desta etapa aqui.

  • Ao abrir o JOSM, fazer download da área a ser trabalhada, caso deseje.
  • Deve-se inicialmente mudar o SRC do JOSM: Preferências (F12) – Configurações do Mapa – Método de Projeção – Por código: Colocar SRC 31984.
  • Adicionar camada de satélite. Sugestão: ESRI - Clareada (melhor resolução para Fortaleza) ou Maxar Premium (imagens mais recentes).
  • Importar arquivo do Tasking Manager: selecione a área desejada, clique em Iniciar mapeamento, e baixe o arquivo clicando nas instruções da tarefa. O JOSM deve receber o arquivo automaticamente.
  • Após carregamento dos atributos, verificar se a camada de imagem está alinhada com os atributos adicionados. Caso não esteja, alinhar a imagem de satélite ao clicar com o botão direito na camada de satélite (menu direito Camadas) e selecionar Novo deslocamento. Ajustar a imagem arrastando a imagem até estar em consonância com os atributos adicionados. A não ser em casos extremos, NÃO ajustar a posição dos atributos recém-adicionados.

Validação e correção dos dados

Validação interna

Após o carregamento dos dados no JOSM, conforme passos anteriores, se deve utilizar a ferramenta de Validação do JOSM, para verificar possíveis erros nos dados importados (verificação e resolução de conflitos geométricos internos e de tags). Deve-se examinar conflitos geométricos internos e de tags, conforme validador do JOSM, no grupo de objetos originais, isoladamente, sem fazer download do existente no OSM. Deve-se passar o validador e verificar os seguintes possíveis conflitos geométricos, nesta ordem:

Erros

  • Building duplicated nodes: selecionar todos os com conflito, e resolver com fix (executará merge). Ou, adicionar layer=1,2,..., conforme camada.

Avisos

  • Intersection between multipoligon ways:
Examinar caso a caso. Se ambos em situação outer (ou compartilhando somente 2 ou 1 nó), copiar as tags do multipolígono para os ways membros e deletar o multipolígono a que pertencem os ways.
  • Building inside building:
Verificar se são partes de um mesmo edifício. Caso seja, adicionar building:part=yes e todo o procedimento correto em relação a essa tag.
  • Self-intersecting ways:
Selecionar o caminho e seu onde ocorre a intersecção, fazer split (P), deletar a parte que ficou interna, e confirmar se permaneceu outro caminho (distinto) que já havia no mesmo local.

Eventuais outros conflitos, examinar caso a caso. Em diferentes áreas da cidade o material tem apresentado diferentes tipos de conflitos. Em casos em que a maioria dos prédios estão como caminhos em polígonos simples ("não multipolígonos") surge o problema de vários casos de Building inside building , necessitando verificação individual dos casos.

Resolvendo estes, muitos dos demais conflitos são resolvidos em decorrência (como crossing buildings).

Correção e simplificação dos dados

Inicialmente se deve corrigir os dados importados, pois não estão imunes a erros. Devemos lembrar que os dados são de 2010, então os edifícios podem ter sido modificados (geometria), ou até mesmo demolidos para construções de novos edifícios (muitos casos assim no Meireles, por exemplo). Essas correções devem ser feitas pelo importador, indispensavelmente. Além disso, há casos onde um mesmo edifício tem várias alturas (especialmente edifícios de elevadas alturas), onde o uso da tag building:part=yes deve ser usada.

Além disso, é importante simplificar os dados obtidos, pois eles vêm com detalhes desnecessários ao OSM, como várias áreas de um mesmo edifício com iguais alturas, ou edifícios com geometrias excessivamente complexas (excesso de nós, por exemplo).

De qualquer forma, dicas para problemas comuns (e suas correções) podem ser encontradas na aba Correções.

Validação externa

Após validação e correção dos dados importados, deve-se enfim verificar sua relação com os dados já existentes do OSM, verificando e corrigindo conflitos.

Deve-se inicialmente fazer download do existente no OSM, e novamente passar o validador, agora para verificar conflitos geométricos dos prédios a importar com objetos existentes no OSM.

Avisos

  • Building inside building: casos de prédios já mapeados; resolução:
    • entre polígono e nó: copiar a tag building=* do nó para o polígono e remover do nó.
    • entre 2 polígonos:
  1. ou separar e remover desta importação o novo prédio a ser importado, para posterior verificação com o material existente;
  2. ou substituir a geometria anterior pela nova, conservando o histórico, usando CTRL+SHIFT+G (somente para ways, não multipolígonos).

Resolvido este, passar novamente validador, pois demais conflitos podem ter sido resolvidos com isto.

  • Crossing Buildings: Ídem ao caso anterior de Building inside building. Ou, casos de nós entre prédios vizinhos: fundir somente os nós de perímetro, não deixando linhas ou nós de prédios dentro de outros prédios vizinhos.
  • Crossing ways: confirmar o alinhamento correto usando a imagem e os traçados de GPS e Strava. Conforme o caso:
    • Verificar a necessidade de realinhar as vias ou outros prédios envolvidos no conflito (dado ter sido indicado como mais confiável a homogeneidade do mapeamento dos prédios da prefeitura).
    • Verificar os espaços vazios entre os prédios por onde possa realinhar a via sem cruzá-los.
    • Cuidar com algum erro de implantação que eventualmente possa ser encontrado no material da prefeitura (pelo topo, ao invés de pela base); nestes casos realinhar estes prédios novos a serem importados.

Eventuais outros conflitos, examinar caso a caso. Após 100% validado (validação interna, correção de dados, e validação externa), os dados estão prontos para upload!

Envio dos dados

Tendo os dados prontos para envio, alguns pontos devem ser observados. Inicialmente, observando as orientações de importação, deve-se utilizar um usuário específico para a importação. Caso isso não seja observado, os dados podem ser revertidos e a conta pode ser bloqueada pelo DWG.

Além disso, adicionar uma descrição sobre o envio, adicionando a hashtag #ImportPMFBuildings e como fonte dos dados a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Se tiver utilizado uma imagem de satélite, adicionar também na fonte, separando por ponto e vírgula, como por exemplo "Prefeitura Municipal de Fortaleza; ESRI".

Por fim, não enviar um envio massivo de dados de uma só vez, para não sobrecarregar o servidor.

Em resumo, esses passos devem ser feitos (com mais detalhes novamente nas orientações de importação):

  • Comprove outra vez que você está autenticado com sua conta específica de importação e não a conta habitual do OSM.
  • Fazer uma breve descrição da edição, adicionando a hashtag específica do projeto. Por exemplo: Importação de edifícios #ImportPMFBuildings
  • Adicionar a fonte dos dados, que no caso é a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Em caso de imagem de satélite, adicionar também, por exemplo, "Prefeitura Municipal de Fortaleza; ESRI".

Muito obrigado por sua contribuição!