Pt:Key:building

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg building
Emptyhouse.jpg
Descrição
Etiqueta utilizada para demarcar os contornos de um edifício. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Grupo: Edificações
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Valores documentados: 103
Sugere
Combinações úteis
Wikidata
Situação: aprovado

A tag de edifício é usada para marcar um determinado objeto como um edifício. No OpenStreetMap, um edifício é uma estrutura feita pelo ser humano e que na maioria possui teto, permanecendo mais ou menos permanentemente em um só lugar.

O uso padrão é building=yes, variando dependendo do uso do edifício (building:use=*) . Note que o tipo não é o mesmo que o uso do edifício. Por exemplo, um edifício que funcionava como hospital e que atualmente funciona como um local de comércio continua sendo building=hospital, e para marcar hospitais em funcionamento, use amenity=hospital.

Como mapear

Crie um nó ou desenhe a área ao longo do contorno do edifício e tagueie como building=*.

Tagueamento

Mapeadores também pode definir seus próprios valores. Renderizadores e aplicativos são livres para implementá-los ou simplesmente tratá-los como sinônimos de building=yes.

Outro esquema de marcação é building=yes, building:use=*; por exemplo building=yes, building:use=residential, para uso residencial.

Tipologias

Edifícios

Usado para identificar edifícios ou grupos de edifícios ligados. Veja os edifícios para mais detalhes de uso dessa marca e man_made=* para marcação de várias outras estruturas.

Chave Etiqueta Elemento Descrição Imagem

Habitações

building apartments área Apartamento: um edifício organizado em habitações individuais, muitas vezes em andares separados. Também pode ter estabelecimentos comerciais no rés-do-chão. Use building:levels=* para indicar o número total de pisos.
Apartments6levels.png
building bungalow área Bangalô(Brasil) ou bangaló: casa de um só piso/andar.
Bungalow2.jpg
building cabin área Cabana: casa normalmente pequena encontrada em áreas rurais ou afastadas de centros populacionais no meio de serras, normalmente feita de madeira.
Koch Cabin.JPG
building detached área Vivenda ou vivenda uni-familiar: uma única habitação usada por uma família ou pequeno grupo de pessoas que partilham infraestruturas, como por exemplo a cozinha.
Residential House USA.JPG
building dormitory área Residência universitária: para um edifício partilhado por estudantes universitários, de um colégio ou outra escola. Como alternativa a esta etiqueta também se pode usar building=residential com residential=university.
Belgrade Dormitory.jpg
building farm área Fazenda(Angola e Brasil), quinta(Portugal), herdade(Portugal), machamba(Moçambique) ou roça(São Tomé e Príncipe): um edifício residencial numa quinta/fazenda em atividade. Para outros tipos de edifícios numa quinta/fazenda ver abaixo as etiquetas building=farm_auxiliary e building=barn. Caso o edifício residencial na quinta/fazenda for como uma típica casa também se pode adicionar à casa a etiqueta building=house. Ver também landuse=farmyard.
Studna před č.1.,Holašovice.JPG
building ger área A permanent or seasonal round yurt or ger used as dwelling.
Gurvger.jpg
building hotel área Hotel: um edifício projetado com quartos separados disponíveis para acomodação durante a noite. Normalmente utilizado em conjunto com o tourism=hotel para o terreno do hotel, incluindo áreas de lazer e estacionamento.
Hcom 1097758 7 b.jpg
building house área Casa: uma moradia habitada por um único agregado familiar (uma família ou pequeno grupo de pessoas que partilham infraestruturas, como por exemplo a cozinha). As casas formando a metade de uma habitação que partilhem uma parede, ou uma numa série de casas geminadas, deve partilhar pelo menos dois nós com a casa ao lado, definido assim a parede comum entre as propriedades.
Emptyhouse.jpg
building houseboat área Casa flutuante: um barco utilizado como casa, ou alterado para esse fim. Tal como qualquer elemento representado no OpenStreetMap, esta etiqueta deve ser aplicada apenas em casas flutuantes imóveis.
Houseboat- Dal Lake, srinagar Kashmir.JPG
building residential área Residência: uma etiqueta genérica para um edifício usado principalmente para fins residenciais. Caso se saiba mais detalhes sobre a habitação é recomendável usar outra etiqueta mais específica em vez desta.
Timarpur Residential Complex.jpg
building semidetached_house área A residential house that shares a common wall with another on one side.
SeacroftSemis.jpg
building static_caravan área Motocasa(Brasil), autocaravana(Portugal), rulote(Portugal), trêiler(Brasil) ou trailer,: concebida para ser deslocada como veículo, mas no que se refere a esta etiqueta deve-se aplicar naquelas que sejam permanentes e imóveis, normalmente após alterações.
67elcona.JPG
building terrace área Casas geminadas ou fila de casas geminadas: utilizar esta etiqueta apenas em habitações geminadas em fila, e apenas se estas todas juntas estiverem definidas por 1 única área (normalmente 1 retângulo) no OpenStreetMap. Caso se divida todas as habitações, partilhando estas 1 parede entre cada 2 habitações, estas todas devem usar antes a etiqueta building=house. Não usar esta etiqueta em prédios, as casas devem ser individuais e cada uma com 1 entrada separada de todas as outras.
Terraced housing.png

Comerciais

building commercial área Comercial: um edifício onde decorrem atividades comerciais não especificadas; usar a etiqueta office=* para descrever o tipo de empresa/escritório. Pode-se etiquetar a área com landuse=comercial. Usar landuse=retail caso o edifício seja constituído principalmente por lojas.
Sheraton Grande Tokyo Bay Hotel.jpg
building industrial área Industrial: um edifício de uso industrial. Usar a etiqueta de armazém building=warehouse caso seja um edifício destinado a armazenagem / distribuição. Pode-se etiquetar a área envolvente com landuse=industrial e a etiqueta proposta industrial=* para descrever o tipo de atividade industrial.
Eley Industrial Estate1.JPG
building kiosk área Quiosque: pequeno edifício de venda de pequenos produtos como jornais, revistas, tabaco, pastilhas elásticas, bilhetes vários, cromos, chocolates, etc. Normalmente situa-se em praças, jardins ou passeios largos e movimentados.
Kiosk germany.jpg
building office área Empresa/escritório: etiqueta em desuso. Usar antes as etiquetas building=commercial com office=* para descrever o tipo de empresa/escritório. Pode-se etiquetar a área com landuse=comercial. Usar landuse=retail caso o edifício seja constituído principalmente por lojas.
Buildingoffices.png
building retail área Retalho: um edifício utilizado principalmente para a venda de bens ou serviços ao público; usar shop=* para identificar o tipo de produtos vendidos. Considere o uso de landuse=retail para a área circundante.
Macys dep store.JPG
building supermarket area Supermercado: um edifício para abrigar uma grande área de varejo e autoatendimento.
Comet - geograph.org.uk - 304074.jpg
building warehouse área Armazém: um edifício principalmente utilizado para o armazenamento e/ou a distribuição para outras lojas de bens.
Eigtveds Pakhus, Copenhagen warehouse.jpg

Religioso

building cathedral área Catedral ou : um edifício que foi construído como uma catedral. Utilizado em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos da catedral landuse=religious.
Saint Vitus Cathedral in Prague, Czech Republic.jpg
building chapel área Capela ou ermida: um edifício que foi construído como uma capela. Utilizado em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos da capela landuse=religious.
Andachtskapelle des Moorbad Gmös.jpg
building church área Igreja: um edifício que foi construído como uma igreja. Utilizado em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos da igreja landuse=religious.
Churchstcl.jpg
building mosque área Mesquita: utilizado em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos da mesquita landuse=religious.
Khadija-Moschee (Berlin).jpg
building religious área Unspecific religious building. Prefer more specific values if possible.
Religious syms.svg
building shrine área Santuário: um edifício que foi construído como um santuário, um local sagrado onde acorrer peregrinos e onde figura pelo menos uma imagem ou relíquia. Pode-se usar esta etiqueta em edifícios grandes ou pequenos. Caso o edifício ou estrutura seja demasiado pequena para caber uma pessoa, deve-se usar antes a etiqueta historic=wayside_shrine. Utilizar em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos do santuário landuse=religious.
Heiligenhäuschen.JPG
building synagogue área Sinagoga: um edifício que foi construído como uma sinagoga. Utilizado em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos da sinagoga landuse=religious.
Synagogue Florence Italy.JPG
building temple área Templo: utilizado em conjunto com amenity=place_of_worship, religion=*, denomination=* e para os terrenos do templo landuse=religious.
Hephaistos.temple.AC.02.jpg

Civil / Infraestrutura

building bakehouse área Padaria: edifício construído para assar pão. Geralmente usado em conjunto com outro nó amenity=baking_oven e oven=wood_fired.
Backhaus-amstetten-dorf.jpg
building civic área Edifício civil: por exemplo amenity=community_centre (centro comunitário), amenity=library (biblioteca), amenity=toilets (casas de banho/banheiros), leisure=sports_centre(centro esportivo/desportivo), leisure=swimming_pool (piscina), amenity=townhall etc. Usar amenity=* ou leisure=* etc. para especificar mais detalhes. Ver também building=public.
Scarborough Civic Centre.jpg
building fire_station área A building which houses fire fighting equipment ready for use. Use amenity=fire_station for the fire station grounds.
Blacktown Fire Station - Flickr - Highway Patrol Images.jpg
building government área Para edifícios do governo em geral, incluindo municipal, estadual e federal, secretarias, agências, departamentos, parlamentos e tribunais.
Ministerio de Defensa Argentina Edificio Libertador.jpg
building hospital área Hospital: um edifício que constitui ou faz parte de um hospital. Usar amenity=hospital para demarcar a área do hospital com os respetivos terrenos envolventes.
Hospital.png
building kindergarten área Creche ou jardim de infância: para qualquer edifício de creche. Edifícios específicos (como pavilhões esportivos) devem ser mapeados e marcados.
Unterhaus keilhau.jpg
building public área Edifício público: para qualquer edifício público. Não usar amenity=public_building.
Dominion Public Building.JPG
building school área Escola: para quaisquer edifício escolar. Edifícios para usos específicos como pavilhões esportivos/desportivos, etc. devem ser marcados com outras etiquetas específicas. Usar amenity=school para o perímetro do terreno da escola.
Convent School's Pippal.JPG
building toilets área Um edifício de sanitários.
Shui Tau Tsuen Public Toilet (YL-175) 2014.JPG
building train_station área Estação ferroviária, gare ou estação de trem: um edifício da estação. Não aplicar em toda a estação, para isso existe a etiqueta landuse=railway
Dobrepolje train station.jpg
building transportation área Estação ferroviária, gare ou estação de trem: um edifício relacionado com transportes públicos. É recomendável adicionar outras etiquetas mais específicas sobre o transporte público. Notar que para estações ferroviárias existe uma etiqueta específica building=train_station
Kusatsu-Onsen Bus Station.jpg
building university área Universidade, faculdade, escola superior, centro universitário(Brasil), politécnico, instituto politécnico, instituto(Portugal), instituto universitário(Portugal), colégio (caso lecione o nível superior), academia ou outras instituições de ensino superior. Usar amenity=university para a área da universidade inteira.
University College Oxford.jpg

Edifícios de fazenda

building barn área Celeiro: um edifício agrícola usado para armazenamento e um local de trabalho abrigado do agricultor.
EJFrykBarn.jpg
building conservatory área Jardim de inverno: edifício com paredes e telhado de vidro ou lona usadas como jardim de inverno (não confunda com estufa).
Phipps Conservatory winter 2015 welcome center.jpg
building cowshed área Estábulo (para gado bovino): um edifício para abrigar vacas encontrado normalmente em quintas agrícolas.
Cowhouse Hrazany2.jpg
building farm_auxiliary área Edifício auxiliar: etiqueta genérica para edifícios em fazendas/quintas em que não se sabe o tipo de edifício ou não existe uma etiqueta mais específica.
Horseshoe Barn.jpg
building greenhouse área Estufa: um edifício ou estrutura, normalmente de vidro ou de plástico, usada para cultivar plantas. Usar landuse=greenhouse_horticulture para demarcar toda a área à volta, incluindo reservatórios de água, edifícios, etc.
Greenhouse 1.JPG
building stable área Estábulo para cavalos, cocheira, cavalariça, estrebaria ou cavalaria: um edifício onde são guardados os cavalos.
Häststall Elfviks gård dec 2008.jpg
building sty área Pocilga, chiqueiro, porqueira ou curral de porcos: um edifício onde são guardados e criados porcos, encontrando-se normalmente em fazendas/quintas.
Schweinehütten.jpg

Esportivos

building grandstand área O estande, geralmente coberto, posicionado a vista do espectador para a pista de corrida ou em campo esportivo.
Grandstand, Cluden Racecourse, 2000.jpg
building pavilion área A sports pavilion usually with changing rooms, storage areas and possibly an space for functions & events. Avoid using this term for other structures called pavilions by architects (see [W] Pavilion)
LeytonCricketGround.JPG
building riding_hall área Edifício para atividades esportivas.
Ehem. Landgestüt Landshut Reithalle.JPG
building sports_hall área A building that was built as a sports hall.
Kruunupyy sports hall 2017.jpg
building stadium área Um edifício construído para ser um estádio, incluindo edifícios abandonados e usados hoje em dia para uma outra finalidade.
Nepstadion1.jpg

Armazenamento

building hangar área Hangar: edifício destinado ao armazenamento ou abrigo de aviões, helicópteros ou qualquer tipo de aeronave. Considere usar também aeroway=hangar quando for apropriado.
IMPA hangar.jpg
building hut área Choupana, palhota, palhoça, cubata, mucambo, mocambo ou tejupar: tipo de cabana muito rudimentar comum maioritariamente em países africanos. Não confundir com building=cabin (cabana) destinada a cabanas robustas semelhantes a casas típicas, mas de madeira e normalmente em áreas verdes ou rurais.
Kennedy's hut edit.jpg
building shed área Barracão, barraco, galpão ou anexo: um edifício normalmente de um só andar, que costuma estar na parte de trás/traseiras de uma propriedade residencial, e destinado a ser usado como pequeno armazém, pequena oficina de bricolage, etc.
Schuppen 7235.jpg

Automóveis

building carport área É uma estrutura com telhado usado para oferecer proteção para veículos, principalmente automóveis. Ao contrário dos outros edifícios dessa categoria, um carport possui especificamente uma ou duas paredes.
Carport-gewölbt.jpg
building garage área Garagem: edifício destinado principalmente ao armazenamento de um ou mais veículos a motor ou semelhantes de um proprietário. Para marcar edifícios contíguos de várias garagens de vários proprietários usar antes a etiqueta building=garages (no plural), mas nestes casos, sempre que possível, o edifício deve ser dividido em garagens individuais e usar a esta etiqueta no singular.
Two-Car Garage.jpg
building garages área Garagens: o mesmo que building=garage mas para edifícios de garagens sucessivas ao lado umas das outras de vários proprietários. Sempre que possível, o edifício deve ser dividido em garagens individuais e posteriormente essas garagens serem etiquetadas com building=garage cada uma delas.
Landbouwstraat garages.jpg
building parking área Estrutura com 1 ou mais andares para estacionamento de veículos.
Gießen-Uniklinik-Parkhaus.jpg

Eletricidade/Tecnológicos

building digester área Reator biológico: para produção de biogás produzido com biomassa.
2012-05-13 Nordsee-Luftbilder DSCF8567.jpg
building service área Edifício de serviço: etiqueta genérica para edifícios que armazenem maquinaria como bombas de água ou outros líquidos, transformadores, equipamento de medição, etc. Normalmente estes edifícios não têm pessoas a trabalhar neles. Esta etiqueta serve para casos gerais, principalmente em pequenos anexos em fábricas, e devem ser utilizadas outras etiquetas específicas se aplicável.
Service building.png
building transformer_tower área Casa de transformador ou torre de transformador: edifício normalmente alto mas pequeno em comprimento e largura (normalmente quadrado) destinado a albergar transformadores de distribuição de eletricidade, normalmente ligados a uma linha elétrica aérea de média voltagem. Muitas vezes a linha foi posteriormente enterrada mas este edifício pode continuar a funcionar como pequena subestação (neste caso usar power=substation e substation=minor_distribution). Este tipo de edifício é muito comum em Portugal.
OesterSkovVejHad.jpg
building water_tower área Uma torre, reservatório ou caixa de água
Bad Schwartau - Wasserturm.JPG

Outros Edifícios

building bunker área Casamata ou búnquer: um edifício reforçado para resistir a ataques de bombas e outros projéteis. Esta etiqueta deve ser utilizada principalmente em búnqueres civis. Caso o búnquer ainda seja de propriedade das forças militares deve-se usar antes a etiqueta military=bunker.
Slavonický les, bunkr 01.jpg
building bridge área Edifício-ponte: caso especial e raro de edifício que também funciona como ponte. Não usar esta etiqueta para marcar contornos de pontes comuns, para isso existe a etiqueta man_made=bridge. Também não se deve usar esta etiqueta em pontes com edifícios por cima como a Ponte Vecchio. A utilização e pertinência desta etiqueta foi posta em questão por alguns utilizadores. Ver também bridge=yes para a highway=*.
Ponte Veccio1.JPG
building construction área Em construção: usado para edifícios em construção. Caso o edifício já esteja construído mas esteja a sofrer uma reconstrução/extensão deve-se usar construction=*.
Riga, stavba.jpg
building roof área Telhado ou cobertura: estrutura com um telhado mas não fechado por paredes. Muito comum em posto de abastecimento de combustível (aberto de todos os lados) ou em abrigos de transportes públicos (aberto de 3 ou 1 lado).
Preem Karlskrona.jpg
building ruins área Ruínas: casa, templo ou qualquer outro tipo de edifício abandonado e em ruínas. Caso as ruínas sejam de importância história (normalmente classificadas e sob proteção por lei) deve-se usar, em vez desta, a etiqueta historic=ruins
ARZAKAN Ghuki Monastery Եկեղեցական համալիր «Գհուկի վանք» (Բոլորահար) 12.JPG
building tree_house área An accommodation, often designed as a small hut, sometimes also as a room or small apartment. Built on tree posts or on a natural tree. A tree house has no contact with the ground. Access via ladders, stairs or bridgeways.
Proper tree house.jpg
building yes área Valor genérico. Usar apenas caso não se saiba o tipo de edifício ou não se enquadre em nenhuma das outras etiquetas.
building outros valores nó área Todos os valores comuns segundo o Taginfo

Atributos adicionais

entrance yes / main / exit / service / emergency nó Entrada num edifício, normalmente com uma porta ou portão. Substitui a etiqueta building=entrance que foi depreciada.
SF City Hall door.JPG
height number nó área Altura do edifício em metros, mas sem a indicação do símbolo de medida e usado o separador/marcador decimal ponto (.), por exemplo deve-se usar o valor "5.5" e não "5,5" ou "5 metros" ou "5m". No OpenStreetMap o separador decimal é sempre um ponto e não uma vírgula ao contrário do costume na maioria dos países lusófonos. Isso deve-se à origem do OpenStreetMap e por ser costume usar-se o ponto em países de cultura inglesa. Ver também Map Features/Units(en).
Height.png
building:flats number nó área The number of residential units (flats, apartments) in an apartment building (building=apartments), residential building (building=residential), house (building=house), detached house (building=detached) or similar buidling.
building:levels number nó área Níveis, andares ou pisos: número total no edifício, inclui o piso térreo/do rés-do-chão mas não inclui andares inferiores como caves, nem inclui sótãos. Para mais informações ver a página Pt:Key:building:levels.
Building-levels.png
building:max_level number área Andar máximo: o andar mais alto que o edifício tem. Se um prédio tiver 12 andares e 3 pisos inferiores deve ser usada a etiqueta "max_level=12". Ver também Simple Indoor Tagging(en).
building:min_level number área Andar mínimo abaixo do rés-do-chão: o andar mais baixo que o edifício tem, mas apenas se tiver andares abaixo do piso térreo/rés-do-chão ("andares negativos"). Se um prédio tiver 10 andares e 3 pisos inferiores (-1, -2 e -3 como indicado nos elevadores, por exemplo) deve ser usada a etiqueta "min_level=-3". Ver também Simple Indoor Tagging(en).
non_existent_levels number área Andares inexistentes: caso especial comum em certos países, nos quais, por exemplo, não existe o andar número 13, por estar associado ao azar. Se num edifício não existir o andar 4, 13 e 23 deve-se usar "non_existent_levels=4;13;23". Ver também Simple Indoor Tagging(en).
start_date date nó área Data (aproximada) da inauguração do edifício.
Connel bridge plate.jpg
building:fireproof yes/no nó área Resistência ao fogo ou à prova de fogo: informação sobre a resistência do edifício a incêndios. Usar com cuidado esta etiqueta pois ainda não existe um consenso sobre a escala ou sistema a utilizar para a classificação da resistência. Pode-se usar eventualmente os valores "yes" (sim) ou "no" (não) para indicar de forma básica se é resistente. Por exemplo, um edifício de madeira normalmente não é resistente ao fogo.
soft_storey yes/no/reinforced nó área A building where any one level is significantly more flexible (less stiff) than those above and below it

This table is a wiki template with a default description in English. Editable here.

Alterar esta tabela na versão em Língua Portuguesa.


Algumas maneiras de obter o contorno de um edifício

  • Imagens aéreas (por exemplo do Bing ou do Mapbox)
  • Observações ao nível da rua, através de esboços, ou mesmo medições no local.
  • Andar ao redor do edifício com um receptor de GPS. Bom o suficiente para grandes edifícios (como um estádio); andar perto demais das paredes, porém, é ruim para a precisão do GPS.
  • Importação de dados governamentais públicos.

Alguns exemplos

Veja também

addr:street=*
addr:housenumber=*
addr:postcode=*
...
(more values and detailed information here: Key:addr)