Pt:Nó

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Mf node.svg

Um node (traduzido como ) é um dos principais elementos no modelo de dados OpenStreetMap. Consiste em um único ponto no espaço definido pela sua latitude, longitude e identificação do nó.

Uma terceira dimensão opcional (altitude) também pode ser incluída: key:ele (abrev. para "elevação"). Um nó também pode ser definido como parte de um determinado layer=* (valor vertical) ou level=* (nível), onde as características distintas passam por cima ou se sobrepõem sobre o outro; como por exemplo, em uma ponte.

Os nós podem ser usados para definir recursos de ponto autónomo, mas são usados com mais frequência para definir a forma ou "partes" de uma linha.

Em Novembro de 2017, OpenStreetMap continha acima de 4.1 bilhões(Brasil) mil milhões(Portugal) de nós.

Características do ponto

Os nós podem ser usados para definir os recursos do ponto. Quando usado dessa maneira, um nó normalmente terá pelo menos uma etiqueta para definir seu propósito. Os nós podem ter várias etiquetas e/ou fazer parte de uma relação. Por exemplo, uma caixa telefônica pode ser marcada simplesmente com amenity=telephone, ou pode ser etiquetada também com operator=*.

Nós em linhas

Ver também: linha

Muitos nós formam parte de uma ou mais linhas, definindo a forma ou uma "parte" do caminho.

Onde as linhas se cruzam na mesma altitude, os dois caminhos devem compartilhar um nó (por exemplo, uma junção de estrada). Se as rodovias ou vias férreas cruzarem em diferentes alturas sem conexão, eles não podem compartilhar um nó (Por exemplo interseção rodoviária com uma etiqueta de bridge=*). Onde os caminhos cruzam em diferentes alturas, eles devem ser marcados com diferentes layer=* (para indicar um valor vertical) ou level=* (para indicar nível do caminho), ou pode ser etiquetado com location=* 'overground' ou 'underground' (Dependendo da posição dele acima ou abaixo do solo). Há algumas exceções a esta regra, as estradas através das barragens necessitam por definição atual compartilhar um nó com a via navegável que atravessa a barragem.

Alguns nós ao longo de um caminho podem ter tags. Por exemplo:

Estrutura

Para mais detalhe sobre este tópico, veja Rails port/Database schema#Nodes.
nome valor descrição
id número inteiro de 64 bit
≥ 1
As ID do nó são únicas entre os nós. (No entanto, uma linha ou uma relação pode ter o mesmo número de identificação que um nó.) Os editores podem salvar temporariamente IDs de nós como negativo para denotar IDs que ainda não foram salvos no servidor. Os IDs de nós no servidor são constantes, o que significa que o ID atribuído a um nó existente permanecerá inalterado sempre que os dados forem adicionados ou corrigidos. Os IDs de nó excluídos não devem ser reutilizados, a menos que um nó antigo seja recuperado.
lat número decimal
≥ −90.0000000 and ≤ 90.0000000
com 7 casas decimais
Coordenada da latitude em graus (Norte do equador é positivo) usando a projeção WGS84 padrão. Algumas aplicações podem não aceitar latitudes acima/abaixo ±85 graus para algumas projeções. Não use Tipo de dados de ponto flutuante IEEE de 32 bits uma vez que está limitado a cerca de 5 casas decimais para a maior longitude.
Um método de 32 bits usado pelo Rails port é para usar um número inteiro (multiplicando cada coordenada em graus por 1E7 e arredondando-o: isso permite cobrir todas as coordenadas absolutas assinadas em ±214.7483647 graus, ou uma diferença máxima de 429.4967295 graus, um pouco mais do que o necessário).
Para projeções de computação, são necessários pontos flutuantes IEEE de 64 bits para resultados intermédios.
Os 7 lugares decimais arredondados para coordenadas em graus definem o pior erro de longitude até um máximo de ±5.56595 milímetros no equador da Terra, ou seja, permite a construção de mapas com precisão centimétrica. Com apenas 5 casas decimais, a precisão dos dados do mapa seria apenas métrica, causando mudanças severas de formas para objetos importantes, como edifícios, ou muitos ziguezagues ou artefatos angulares nas estradas.
lon númeero decimal
≥ −180.0000000 and ≤ 180.0000000
com 7 casas decimais
Longitude coordenada em graus (Leste de Greenwich é positiva) usando a projeção WGS84 padrão. Observe que os polos geográficos serão exatamente a latitude ± 90 graus, mas nesse caso a longitude será definida como um valor arbitrário dentro desse intervalo.
etiquetas Um conjunto par de chave/valor, com chave exclusiva Veja Map Features para orientações de marcação de etiquetas.

Exemplo

<node id="25496583" lat="51.5173639" lon="-0.140043" version="1" changeset="203496" user="80n" uid="1238" visible="true" timestamp="2007-01-28T11:40:26Z">
    <tag k="highway" v="traffic_signals"/>
</node>

Casos especiais

Warning: Default sort key "No" overrides earlier default sort key "Nó".