Pt:Key:operator

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg operator
Descrição
Operador é a entidade responsável pela gestão e manutenção do local. O operador não é necessariamente o proprietário do local ou negócio. Aplicável por ex. a concessões/alugueres/aluguéis de espaços, negócios ou infraestruturas. Show/edit corresponding data item.
Grupo: propriedades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreaspode ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

Operador é uma empresa, organização, pessoa ou qualquer outra entidade que esteja responsável pela gestão e manutenção do local. O operador não é necessariamente o proprietário do local ou negócio. Aplicável por exemplo em concessões/alugueres/aluguéis de espaços, negócios ou infraestruturas.

Muitas vezes é útil para descrever o mapa de um determinado objeto é gerido a uma empresa ou corporação. Por exemplo: com o surgimento das empresas privadas prestadores de serviços postais, pode ser de interesse para o utilizador mapa que os serviços postais fornecedor opera uma certa caixa de correio. Por exemplo, na Alemanha, existem já algumas empresas privadas como PIN ou Stadtbrief que instalar os seus próprios caixas de correio. Quem quiser enviar uma carta tem de escolher a caixa de correio do "seu" fornecedor de serviços postais. Outros exemplos são os bares, restaurante e as cadeias de hotéis, talvez também ruas mantidas por empresas privadas, onde é exigido o pagamento de uma taxa.

Exemplos

Seguem-se exemplos em que o operador chave pode / poderia ser aplicado:

O valor não tem de corresponder o nome exato: Para "AnyCompany, Inc.", "AnyCompany" é suficiente. Se a grande maioria de um determinado objeto é operado por uma determinada empresa e só muito poucos por outros, apenas as "exceções" deve ser indicadas.

Como usar

Basta adicionar a etiqueta operator=* para qualquer objeto do mapa que pertence a uma empresa ou corporação.

Por exemplo:

Franquia

Onde há um franquia/marca, por exemplo nos restaurantes McDonald's, o operador e a empresa que opera o restaurante, mas a franquia/marca deve ser mapeada com o etiqueta brand=*.

Por exemplo:

Ícones

Não ícones especiais necessários / demasiados valores diferentes?

Ver também

Para um mais semântica forma de fazer isto, há um propôs relação. Ao utilizar os dados que está ligada de modo software não tem de adivinhar se duas operador valores referem-se à mesma empresa.