Pt:Tag:amenity=hospital

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = hospital
US Navy 060502-N-1577S-004 A look at the Intensive Care Unit (ICU) aboard Military Sealift Command (MSC) hospital ship USNS Mercy (T-AH 19).jpg
Descrição
Hospital: instituição pública ou privada, de grandes dimensões, que presta cuidados de saúde com pessoal e equipamento especializado, geralmente com permanência prolongada de pacientes e com serviço de urgência. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Hospital-14.svg
Renderização em osm-carto área
Rendering-area-amenity-school.png
Grupo: facilidades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Hospital: instituição pública ou privada, de grandes dimensões, que presta cuidados de saúde com pessoal e equipamento especializado, geralmente com permanência prolongada de pacientes e com serviço de urgência (nesse caso adicionar também a etiqueta emergency=*).

Não usar esta etiqueta em: clínicas, centros de saúde, unidades de saúde, unidades de saúde familiar, postos médicos, centros médicos e similares, públicos ou privados, nos quais a etiqueta adequada é amenity=clinic. Em gabinetes médicos, normalmente privados, deve-se usar amenity=doctors.

Como usar

Pode-se colocar um nó nó no centro do hospital ou desenhar a área área sobre o contorno da área do hospital, e adicionar amenity=hospital para colocar a etiqueta, assim como o nome com name=*.

Adicionar também a etiqueta emergency=yes caso forneça o serviço de emergências, como normalmente acontece , caso contrário adicionar emergency=no para "não".

Por vezes pode-se ver a etiqueta amenity=hospital adicionada a um edifício building=yes (ou building=hospital), onde o edifício ocupa a área toda do hospital (raro), no entanto a abordagem normal é desenhar uma área que envolve o terreno do hospital e uma ou mais áreas com a construção de marcas dentro desta área. É muito comum ter um campus grande hospital, com vários edifícios. Note-se que os edifícios não devem levar a etiqueta amenity=hospital. Uma característica, um elemento OSM, ou seja, um hospital, uma área com a etiqueta amenity=hospital. Isto está de acordo com as recomendações para outros tipos de instituição como escolas amenity=school e universidades amenity=university.

As entradas dos edifícios podem ser incluídas adicionando um nó na linha de contorno do edifício, acrescentando a etiqueta entrance=yes. Da mesma forma uma entrada para o terreno do hospital pode ser mapeado como um nó com barrier=*. Este nó deve fazer parte de um caminho pedonal ou via de serviço da rede rodoviária principal, de modo que é possível estabelecer rotas para a entrada do hospital.

Exemplos

Primeiro:

amenity=hospital
name=Hospital de São Marcos
emergency=no

Segundo:

amenity=hospital
name=Hospital Boa Esperança
emergency=yes

Terceiro:
Hospital scheme.svg

Sinais de trânsito

Sinais de trânsito de indicação de hospital ou relacionados em países lusófonos e respetivas etiquetas a usar.

País Sinal Código Definição oficial Observações
Brasil Blue14.gif Pronto Socorro Neste caso, em princípio, deve-se usar a etiqueta amenity=clinic e não a de hospital.
Portugal Portugal road sign H2.svg H2 Hospital:indicação da existência de estabelecimento hospitalar e da conveniência de adotar as precauções correspondentes, nomeadamente a de evitar, tanto quanto possível, fazer ruído. Usar amenity=hospital
Portugal Portugal road sign H9.svg H9 Hospital com urgência médica: indicação da existência de um hospital com urgência médica permanente. Usar amenity=hospital e emergency=yes
Portugal Portugal road sign H10.svg H10 Posto de socorros: indicação de um posto de primeiros socorros. Neste caso, em princípio, deve-se usar a etiqueta amenity=clinic e não a de hospital.

Ver também


O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 18/01/2019.