Talk:Portugal/Propostas/Localidades e limites administrativos

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Lugares

Na proposta, em que etiqueta se inserem os lugares? Apesar de já não serem utilizados pelos CTT ou outras entidades em geral, ainda estão assinalados em muitos locais. Os lugares podem servir de orientação a qualquer utilizador do OSM e uma vez que estão assinalados "no terreno/on the groud", devem ser incluídos no OSM. Por "lugar" entenda-se também o lugar numa freguesia urbana e não só em localidades rurais conforme referido na proposta. Lercames (talk) 11:24, 21 April 2021 (UTC)

A que te referes quando falas em lugar? Uma aldeia? Um casal? Um aglomerado de duas ou três casas?--AntMadeira (talk) 15:44, 21 April 2021 (UTC)
 Povoado#Portugal descrito com mais detalhe na referência citada nesse parágrafo: "o termo lugar, como designativo de uma forma de aglomeração humana, corresponde a um elemento base - o mais simples - de toda a gama de agrupamentos de edifícios". E a título de exemplo  Bidoeira_de_Cima#Lugares_da_Freguesia. Lercames (talk) 21:04, 7 May 2021 (UTC)
Os lugares correspondem à etiqueta place=hamlet. No caso de lugares com 5 ou menos habitações, usa-se place=isolated_dwelling. Adicionei o sinónimo "lugar" na tabela de place=hamlet, na proposta. --AntMadeira (talk) 23:49, 7 May 2021 (UTC)

Cidades, vilas e aldeias

Quanto às classificações das cidades, vilas e aldeias da proposta preocupa-me que com o novo sistema iremos ter cidades com place=city classificadas hierarquicamente acima/abaixo de algumas place=town e place=village. Só por si, a classificação administrativa de cidade/vila/aldeia não devia ser o critério de classificação porque acrescenta alguns problemas: existem vários casos em Portugal em que uma cidade é sede de município, mas também existem cidades que não são sedes de municípios. Na proposta, ambas estarão ao mesmo nível hierárquico o que me parece errado. Ou seja, uma cidade sede de município deve estar hierarquicamente sempre acima de uma cidade sede de freguesia. Lercames (talk) 11:24, 21 April 2021 (UTC)

Estás a confundir conceitos, que é precisamente o que esta proposta tenta corrigir. Uma coisa é o nível hierárquico administrativo, que é deduzido da relação com boundary=administrative e das etiquetas admin_level=*, admin_center=* e capital=*. Outra coisa é a etiqueta place=*. Se é uma cidade, é uma cidade. Ponto. Não interessa se é sede de município ou de freguesia. O mesmo para as vilas. Relembro que não mapear para o renderer (para aparecer no mapa) é um dos pilares do OSM. Não devemos mapear coisas só para que apareçam de um certo jeito no mapa. Como está atualmente, os dados não estão corretos, pois se eu quiser procurar só por cidades, irei obter uma mistura de cidades e vilas. Uma base de dados, para ser fiável, deve estar corretamente organizada e parametrizada. Cumprimentos.--AntMadeira (talk) 15:59, 21 April 2021 (UTC)
Tagging for the renderer não refere nada relativo a mudar os conceitos das próprias etiquetas mas sim escolher outras etiquetas, mesmo que não sejam as mais adequadas para mapear para aparecer melhor no render ou então mapear com nós ou áreas conforme pareça melhor no render. Se assim fosse, também aplicável aos conceitos das etiquetas, segundo o conceito que usas, para não se etiquetar para o render, todos os povoados deviam ter a mesma etiqueta e o mesmo nível. Lisboa é um povoado tal como a freguesia de Santa Maria Maior. Só administrativamente é que ambos são distinguidos. Poderíamos dizer que Lisboa tem muito mais população que a freguesia de Santa Maria Maior (afinal esta faz parte da primeira), por isso não são iguais. OK, então a partir de que número de população é que deviam ser diferentes? Mil, dez mil, cinquenta mil residentes? Isso não é uma decisão administrativa? Tecnicamente são ambos povoados. Assim, para não se etiquetar para o render, usar-se-ia apenas uma etiqueta "povoado=sim". O resto das classificações colocar-se-iam em relações. Claro que isto seria absurdo.
O que distingue uma cidade de uma vila? Não é uma classificação administrativa? Desde que o "povoado" cumpra determinados critérios (equipamentos como centros de saúde, piscinas, organismos públicos...) e peça à assembleia da república para "elevar" à categoria seguinte, vila ou cidade, esta pode ao não ser aceite. Caso esse pedido não seja feito e a assembleia da república não tome uma decisão legislativa, esse povoado, por mais equipamentos e população tenham nunca "subirá de nível".
Quanto à questão de saber distinguir diferentes tipos (classificados administrativamente, volto a salientar) isso poderia ser conseguido com sub-etiquetas, mas é outra discussão. Só acho que o simples conceito de cidade, vila e aldeia é muito redutor e vai-se desvirtuar os dados do mapa, pois irão aparecer vilas com a mesma importância de cidades, e cidades com a mesma importância entre elas, quando algumas são municípios e outras não, outras são sedes de municípios outras apenas municípios. Não devemos "nivelar" todas as cidades (assim com as vilas) como se todas elas tivessem a mesma importância (prática ou administrativa). Independentemente disto - não tenho a certeza absoluta, posso estar enganado - mas preparem-se para reverter essas alterações quando virem o resultado do erro que vão fazer. Lercames (talk) 21:04, 7 May 2021 (UTC)
É claro que que a etiqueta place=* é uma etiqueta usada para o rendering. É por isso que tem várias chaves, para haver graus de hierarquia no mapa. Isso é uma coisa. Outra coisa é forçar o rendering com base em conceitos subjetivos. Qual seria o critério? A população? Por essa ordem de ideias, Mem Martins seria uma cidade? E Góis, passaria a aldeia? A etiqueta place=* não serve para equiparar graus de importância relativas, serve para mapear os diferentes tipos de povoados, que são classificados por critérios oficiais, por muito subjetivos que nos possam parecer. Convém referir que não é apenas a etiqueta place=* que define a hierarquia de uma localidade no rendering do mapa (tamanho de letra e aparecimento ou não num dado nível de zoom). Depende de ser capital administrativa, por exemplo. Ou seja, uma vila (place=town) com Role admin_centre não vai aparecer da mesma forma que uma que não seja capital administrativa. Em nenhum lado se usa etiqueta place=* para julgar se o local é muito povoado, com uma área muito grande ou com mais hospitais ou piscinas. Isso já está refletido no facto de ser cidade, vila, aldeia, capital, etc. Se quiseres julgar a importância pela população que tem, usas a etiqueta population=*, mas é por isso que Mem Martins tem muita gente (mais do que quase todas as vilas) e não passa de uma aldeia. Claro que numa área mais povoada, com uma economia mais robusta, vais ter localidades mais povoadas e maiores. Se Mem Martins ficasse na Beira Baixa, seria cidade e capital de distrito. É tudo relativo. --AntMadeira (talk) 00:24, 8 May 2021 (UTC)