Talk:São Paulo

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Cidade ou município?

A legislação brasileira faz distinção (!), cidade é o distrito que faz papel de sede do município — ver Art. 3º A sede do município tem a categoria de cidade e lhe dá o nome., Decreto-Lei nº 311, de 1938. Krauss 23:36, 19 October 2018 (UTC)

Quando essa página foi criada em 2014 (movida do seu artigo original, criado em 2007), o wiki do OSM não parecia se preocupar com definições exatas. As páginas das comunidades de outros países raramente distinguem entre povoação (cidade) e divisão administrativa (município) e certamente o conceito de distrito é diferente fora do Brasil (geralmente um distrito abrange vários municípios, ao invés de um município ser dividido em vários distritos), mas podemos pensar numa forma de organizar as páginas do Brasil que seja parecida com a usada nos outros países. Por enquanto, as páginas têm sido criadas normalmente para cada município e acho que é esse o caso desse artigo, abrangendo todos os distritos. Recentemente eu apontei que há pouca atividade no wiki e sugeri que talvez faria mais sentido ter uma página por região geográfica, para não fragmentar demais o wiki e para estimular a comparação entre lugares próximos. (discussão no fórum) Também temos pendente corrigir a página de desambiguação para São Paulo, que está quebrada há algum tempo. O usuário que quebrou não me respondeu ainda. (discussão na página do usuário) --Fernando Trebien (talk) 05:18, 20 October 2018 (UTC)
Olá @Ftrebien:, obrigado pelo reply! Foi só uma provocação para lembrar de algo que já foi lembrado diversas vezes e todos se esquecem na hora de usar a Wiki: não importa o padrão adotado na Wiki, o mais importante é alertar o leitor sobre o conceito em uso sempre que for ambíguo ou sob o risco de conflito com o padrão nacinal. O Brasil é soberano e nós, como comunidade-Brasil, somos soberanos com relação aos conceitos que arbitrados por terceiros, nem Google nem OSMF podem estar acima, não são mais legítimos que o do Brasil nas decisões sobre o Brasil... Mas é uma questão simples e bem menor, basta ser gentil com o leitor e apresentar um alerta sobre o conflito terminológico e suas definições. --Krauss (talk) 17:14, 20 October 2018 (UTC)
Eu concordo que a distinção dos dois conceitos é importante e útil, mas este assunto nunca foi abordado no OpenStreetMap no contexto da organização do wiki. A princípio, só tem city ali no título porque as comunidades de outros países têm artigos para algumas cidades, raramente têm municípios, os poucos que achei são categorias agregando vários artigos de city (eles não estão dando muita atenção pra essa distinção). Se isto estiver gerando confusão (gerou?), creio que o melhor lugar para deixar um aviso é no artigo em português, não no internacional, não faz sentido misturar idiomas no mesmo artigo. Além disso, a "soberania" do país só nos afeta no que diz respeito ao cumprimento das leis. Todo o resto que fazemos é construído democraticamente pelos colaboradores do projeto, da mesma forma que outros projetos livres como a Wikipédia. Se você achar que é muito importante remover a palavra city do titulo, sugiro resolver o problema da desambiguação de artigos de mesmo nome da mesma forma que se faz na Wikipédia: elegendo um como principal e apontando para a desambiguação a partir dele. As páginas da cidade e do estado do Rio de Janeiro têm o mesmo problema das de São Paulo, então eu só faria a mudança estando em contato com pessoas de ambos os locais, de modo a aplicar a mesma solução para ambos (e vários outros casos menos evidentes). No caso específico de São Paulo, a Wikipédia em inglês distingue o estado e city = a povoação = o perímetro urbano da metrópole e sua área de influência. --Fernando Trebien (talk) 22:16, 21 October 2018 (UTC)
Ok... Bom, era só a sugestão de esclarecer minimamente com uma frase ou um link... Tem mais alguns lugares da Wiki com essa ambiguidade, mas não é nada grave, obrigado por toda a discussão e esclarecimentos. --Krauss (talk) 00:38, 22 October 2018 (UTC)