Unificar Ações e Informações Geoespaciais

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
UAI Geo.png

Unificar Ações e Informações Geoespaciais (UAIGeo UFSJ) da Rede Mundial YouthMappers é um projeto vinculado a Universidade Federal de São João del-Rei - Minas Gerais, Brasil.

Como surgiu a UAIGeo

A UAIGeo foi idealizado por Silvia Elena Ventorini e Ana Luísa Teixeira (atual líder da UAIGeo) após o convite de Régia Estevam (embaixadora regional) para ser então criado um Chapter.

Em dezembro de 2020, a UAIGeo recebeu o certificado oficial como Chapter membro da Rede Mundial YouthMappers.

Quem Somos Nós?

Somos um Chapter da Rede Mundial YouthMappers que tem como foco possibilitar aos alunos oportunidades de realizar ações de mapeamento, geração de dados geográficos abertos e análises como apoio ao enfrentamento dos desafios locais, regionais e mundiais. Nossas ações são fundamentadas no princípio de dissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Projetos Atuais

  • Mapeamento do Patrimônio histórico em São João del-Rei - Minas Gerais em conjunto com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesse projeto [1], os integrantes estão atualizando o mapeamento da cidade por meio do OpenStreetMap .
  • Mapeamento de comunidades ribeirinhas no município de Tefé - Amazonas, Brasil. Esse projeto conta com parceria da pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) - Profa. Dra. Évelyn Márcia Possa e com o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Francisco Davy Rabelo. Com o mapeamento no OpenStreetMap, o objetivo principal, é remover as comunidades do médio Solimões da invisibilidade cartográfica e permitir que líderes locais utilizem dos dados para reivindicar seus direitos [2].