User talk:Krauss/old01

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

((transfer olds from main talk page))

Sugestão: links na assinatura

Como usuário de wikis, certamente você já conhece a possibilidade de tê-los. Quero enfatizar que eles facilitam as pessoas lhe contactarem de forma pública e rastreável (no histórico desta sua "página de discussão" pessoal). — Alexandre Magno (talk) 13:51, 28 December 2015 (UTC)

RE: Chegando agora ...

O wiki é mais usado como referência de etiquetação. Quem quer, também cria suas próprias páginas de usuário, para organização.

Aquela votação foi a primeira e maior merda que eu fiz ao chegar por aqui. Julgo que eu tinha intenções boas, mas não levei os trabalhos adiante. Olhei para mim mesmo e não encontrei legitimidade: um completo iniciante, inativo, mexendo com um assunto social tão delicado como o idioma da documentação. Pra começar, quem fez as regras da votação fui eu. No final, em meu íntimo, usei isso como desculpa mental para abandonar sem tanta crise de consciência a investida. Chamei muita atenção, de muita gente, pra nada! Ou melhor, pra me queimar.

Com certeza a comunidade brasileira deve subjugar-se a ditames globais. Mas a comunidade brasileira precisa ser sociedade, antes disso. O pessoal quer levar a coisa na anarquia. Não pode ser. Assim como não pode ser monarquia. Estou acreditando muito no esquema das curtidas. Nele a legitimidade viria do POVO e este teria o que merece (de bom ou ruim).

Dentro do pluralismo, não adianta querer ser bonzinho (criando regras pela referência da própria consciência). Acabará fazendo tirania, ou ao menos sendo visto como alguém que "quer tomar conta do pedaço", e sendo desprezado, como é lógico.

Alexandre Magno (talk) 15:25, 28 December 2015 (UTC)

Acho que fez correto (!), e a fazer-cracia que é um princípio fundamental tanto da Wiki (que se espelha na comunidade Wikipedia) como da comunidade de editores de mapas, lhe permitiu isso. Quanto à relevância, o Template:Languages deixa claro o quanto a escolha de um namespace de língua adequado é fundamental. Alias, se abrir o fonte vai ver que havia até confusão quanto ao uso maiúsculo (PT) ou minúsculo (pt), e tudo isso exige decisão com a comunidade. --Krauss (talk) 15:58, 28 December 2015 (UTC)
Eu não concordo que fiz certo. Pessoas bem intencionadas foram sobrecarregadas com o que essa votação "decidiu". Uma pessoa acreditou em mim mas "tinha só eu", que falhei, fiquei inativo, e a pessoa ficou editando wiki sozinha. Porque todos os demais apenas foram educados de votar numa movimentação que tinha inventado do nada. — Alexandre Magno (talk) 02:44, 29 December 2015 (UTC)

O brasileiro não sabe votar, não sabe "gostar" ou "desgostar" dos políticos certos. Nesse sentido, "o erro do povo é problema do povo!" Não há solução melhor do que deixar que ele tenha o que merece. Agora, anarquia é que não dá...

Alexandre Magno (talk) 15:30, 28 December 2015 (UTC)

Na minha visão e leitura do comportamento dessas comunidades online, não cabe nem é uma tendência o uso da "democracia representativa", o que se busca efetivar é a democracia direta, vota-se na questão de fato, como num plebiscito ou assembleia. --Krauss (talk) 15:58, 28 December 2015 (UTC)
PS: Existe na democracia direta, opcionalmente e com regras e mecanismos muito mais sofisticados, o voto delegado: posso delegar por exemplo a você o meu voto na questão do namespace, ou simplesmente por estar de férias e requerer que você seja meu procurador. Do longo uso do mecanismo de delegação, emergem bons candidatos a representantes, para uma "Diretoria Tal" ou algo similar quando a comunidade achar que precisa.
Bom tomar conhecimento dessas coisas. Obrigado. Mas eu ainda acho muito complicado dar início às regras que são necessárias para acontecer qualquer governança. Sempre há a necessidade da tomada de decisão. O que eu vejo é que é preciso "legitimar quem vai ser pioneiro". Se eu digo que vai ser democracia, e direta, estou decidindo algo por outros. Melhor que antes uma multidão curta meu trabalho, e por consequência minha pessoa, para que minha ação tenha legitimidade social. — Alexandre Magno (talk) 02:44, 29 December 2015 (UTC)