User talk:Santamariense

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Olá. Houve uma discussão há mais de 2 anos sobre o assunto em Category_talk:User_pt que empancou a dada altura apesar do consenso ser a favor da unificação. Aos poucos tem havido uma página ou outra unida por um ou outro utilizador, incluindo eu. Decidi deitar "mãos à massa" e resolver isto de uma vez. Zermes (talk) 02:27, 23 September 2016 (UTC)


Creio que houve confusão por parte de alguns utilizadores: a wiki do OpenStreetMap está "dividida" por línguas distintas e não dialetos/variantes (que é o caso do Português Europeu, Brasileiro e os outros todos). As diferenças nacionais, regionais e locais devem constar nas páginas sobre o assunto, e se as diferenças forem muitas (por exemplo a classificação de rodovias entre Portugal e Brasil) criam-se sub-páginas que é o que temos neste momento. Aqui não há "problemas de espaço". Mesmo havendo esta fusão, não se vai unir por exemplo as páginas WikiProject Portugal e WikiProject Brazil, que se destinam a coordenar edições em cada um desses países. Há uns meses coloquei um parágrafo que acho que explicava melhor a wiki do OSM e aponta para cada uma das páginas dos países (ver o parágrafo logo no início em Pt:Main_Page).

Por outro lado, tenho estado envolvido em traduções do JOSM, iD, Vespucci, entre outros de menor dimensão e no caso de software/sites, como o espaço é reduzido (se for telemóvel/celular é reduzido mesmo) faz todo o sentido haver separação pt-PT e pt-BR pois não se vai criar um menu por exemplo com "ônibus / autocarro / machimbombo / toca-toca / otocarro / microlete"(ver [1] é o caso mais extremo que conheço), isto não caberia em alguns ecrãs. Agora se colocarmos essas variações do nome numa página da wiki OSM não há problema nenhum. Não é por mero acaso que não existe a wiki OSM em inglês canadiano, australiano, ou os dialetos do espanhol/castelhano. Zermes (talk) 03:10, 23 September 2016 (UTC)

Página principal

Olá. Acho que com as "bandeirinhas" em Pt:Main Page a ligar aos sub-projetos de cada país e a informação introdutória ninguém vai pensar que a página/wiki é de Portugal ou outro país. Já fiz o redirecionamento da Pt-br:Página Principal para esta apesar de ainda faltar unir algumas páginas que vão ser uma dor de cabeça como o Guia de iniciantes (mesmo unindo pt e pt-br é preciso ter em conta que mudaram completamente as originais em inglês). Já para não falar da gigantesca Pt:Map_Features que ainda estou a atualizar/unir. Depois vai ser preciso alguns brasileiros darem uma olhada e acrescentar/adequar algumas expressões comuns no Brasil (conheço algumas mas não todas e recorro à Wikipédia). Aos poucos se chega lá.

P.S.: Já agora uma questão: em Portugal temos Câmaras Municipais (equivalente às Prefeituras no Brasil) e abaixo destas as Juntas de Freguesia. No Brasil não tenho a certeza se a equivalente adequada é w:pt:Subprefeitura. Isso serviria para corrigir e completar a informação em Pt:Tag:amenity=townhall pois já existem 2 sub-etiquetas para as diferenciar. Zermes (talk) 15:36, 19 October 2016 (UTC)