Brazil/Metawiki

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Assim como a Wikipedia tem seu "espaço meta" wikipedia:*, o Stackoverflow tem seu "META.stackexchange", a comunidade Wiki-OSM aqui (usuários de wiki.openstreetmap.org) precisa do seu "espaço meta"... De fato temos as páginas de Wiki guidelines.

E a comunidade Brazil? Também precisa do seu "espaço meta"! Se batizarmos ele de Metawiki, aqui está!

Nesta página serão concentrados apenas os links para tópicos e discussões vigentes, todos títulos na forma Brazil/Metawiki/_TÓPICO_

Atribuição de nomes

Problemas de "batismo", em títulos de artigos (páginas) aqui da Wiki, valores de tags, etc.

A maior parte das páginas do Brazil são suas sub-páginas, ou seja, possuem título na forma Brazil/_TITULO_. Todavia algumas permanecem independentes por terem se originado antes dessa tradição... Outra por ignorância dessa tradição... Eventualmente outras ainda por realmente demandarem independência.

Discussões correntes:

  1. Relatórios de validação
  2. Cidades vs Municípios

Traduções

O grande problema das traduções é mantê-las atualizadas. Duas estratégias tem sido usadas:

  • tradução parcial com restante em cópia atualizada: apenas a "casca" da página é traduzida, sendo o conteúdo crítico mantido como "cópia atualizada do inglês", usando o recurso transclusion a da Wiki.
  • tradução integral: certos conteúdos mudam muito pouco e/ou cada língua tem suficiente autonomia para ignorar a página correspondente em inglês.
  • tradução com resumo: assume-se que não vale a pena misturar português e inglês na mesma página, fazendo uso da página de tradução apenas para fins de resumo ou "ficha catalográfica", sem o compromisso de traduzir inteiro teor e sem confundir o usuário.

Discussões correntes:

  1. ....

Outros

...