Brazil/Metawiki/Cidades vs Municípios

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Em geral os termos "cidade" e "município" são sinônimos, tem significado de wd:city. Mesmo mudando com o contexto, na maior parte dos casos não perdemos tempo pensando nas suas diferença...

Todavia na Wiki causa confusão, ao utilizar um ou outro termo sem controle, em títulos, tags, etc.

Fica a sugestão para a comunidade aqui padronizar o uso dos termos.


O termo Cidade é de longe o "mais pop" e mais usado em tudo, interfaces, comunicações informais e formais... O termo Município aparece com mais frequencia em comunicações formais e em geral associado à noção de "limites do município" (não só em mapas, ex. a prefeitura municipal é o poder sob os limites).


O User:Virgilinojuca ofereceu uma ótima sugestão de definição para distinguir municípios de cidades:

Note que cidade é um “assentamento [humano] grande e permanente” enquanto município é apenas uma “divisão administrativa”. Usando termos do OSM, município é uma relação relation com as tags type=boundary boundary=administrative e admin_level=8; cidade é marcada com um node com as tags place=city, town ou village. Ok, a lista da outra página trata das cidades-sede dos municípios e não da divisão administrativa em si, e concordo que isso pode gerar confusão. É por isso que sugeri mesclarmos o conteúdo das duas páginas na Cidades e não na Municípios, afinal o que importa é o assentamento humano e não a divisão político-administrativa. A página Municípios ficaria vazia e redirecionaria para a Cidades. Ainda teríamos que discutir como ficariam organizadas as informações dentro da nova página.