Organised Editing/Activities/HUB YouthMappers Rio de Janeiro/Guia mapeamento

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Orientações gerais para mapeamento

  • Se inserir dados de terceiros na base OpenStreetMap (OSM), utilize dados abertos ou com licença que seja compatível com ODbL (licença adotada no OSM).
  • Da mesma forma, não feche os dados, isto é terminantemente proibido pela OdbL.
  • Ao utilizar os dados ou, até mesmo, um printscreen do mapa do OSM, utilize a atribuição “Contribuidores do OpenStreetMap”, nos produtos derivados que estiver elaborando.
  • Evite apagar feições, a menos que sejam realmente muito erradas. Prefira alterar as feições, para manter o histórico de edições. Perceba que, a depender da data da imagem de satélite de fundo, as feições podem não estar presentes, ao trocar de imagem de background, mas isso não significa que a feição não esteja presente na atualidade. Na dúvida, não exclua feições.
  • Inclua comentários ao final da edição, no envio dos dados, isso ajudará os futuros mapeadores e impedirá as reversões automáticas.
  • Lembre que as pessoas são diferentes e o que é importante ser mapeado para você pode não ser para outra pessoa e vice-versa. Respeite os objetivos de cada pessoa ou grupo.
  • Ao enviar seus dados (upload) para a base de dados do OpenStreetMap, lembre-se de incluir comentários que representem o resumo do que foi realizado na edição.

Aspectos especiais do mapeamento

Mapeamento do que é visto na imagem. Consideração a respeito do contexto geográfico. Consideração a respeito das limitações dos recursos disponíveis - licenças de dados, qualidade das imagens de fundo (background) nos editores do OpenStreetMap.

Hashtags e comentários de changesets

Nos mapeamentos promovidos e organizados pelo HUB YouthMappers Rio de Janeiro, recomenda-se a adoção das seguintes hashtags, a fim de permitir rastrear as edições relacionadas aos mapeamentos organizados:

#HUB-YouthMappers-RiodeJaneiro #Rio-de-Janeiro #Brasil

Ressaltamos que é necessário incluir comentários após as hashtags, no envio do conjunto de modificações (changesets).

Cronograma dos projetos

Os mapeamentos organizados pelo HUB YouthMappers Rio de Janeiro começaram em 20 de junho de 2023 e se estenderão durante os anos de desenvolvimento dos projetos mantidos pelos capítulos YouthMappers constituintes do HUB do Rio de Janeiro.

Programas utilizados e fontes de dados

Nos mapeamentos, estão sendo utilizados os editores do OpenStreetMap - iD, RapiD e JOSM, além dos demais softwares, como aplicativos para dispositivos móveis ou os programas para validação dos dados, como o OSMCha, Osmose, OSM Inspector , e Neis One.

Os dados estão sendo coletados nas próprias atividades de mapeamento colaborativo com OSM, além da consulta às fontes de dados oficiais que contenham licença compatível com licença Open Data Commons Open Database License (ODbL) e/ou que possam ser agregados em uma plataforma de web mapping, como o uMap.

Participantes

As listas de participantes das mapatonas e validatonas, fomentadas pelos capítulos integrantes do HUB YouthMappers Rio de Janeiro, podem ser consultadas diretamente pelo gerenciador de tarefas TeachOSM.

Capacitação para o mapeamento

Como fonte principal de aprendizado, recomenda-se a realização do curso de Capacitação em mapeamento com OpenStreetMap. Nos projetos disponibilizados no TeachOSM Tasking Manager, podem ser encontradas as orientações para cada mapeamento.

Controle de qualidade

Os dados aportados na base do OpenStreetMap serão validados diretamente nos editores on-line (iD e RapiD) e com o auxílio do Java OpenStreetMap Editor (JOSM). A sequência de tratamento dos dados pós-mapeamento incluem as etapas: revisão, correção e verificação. A validação envolve procedimentos automáticos (utilizando os validadores dos editores) e também manuais (com exame mais minucioso das feições e com a correção dos problemas com atribuição de etiquetas e relacionados aos desenhos das feições). Além disso, será utilizado o OSMCha, para verificação de changesets estranhos e leitura dos avisos de erros.

Líder da validação: Raquel Dezidério Souto

Contato - representantes capítulos

Para entrar em contato com os representantes dos capítulos do HUB YouthMappers Rio de Janeiro:

Projetos ativos

Veja aqui os projetos ativos do HUB YouthMappers Rio de Janeiro.