Pt:Highway examples

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

broom

Esta página ou esta parte da página pode conter informações desatualizadas: All english content has been moved to Highway_tagging_samples
Se sabe o atual estado da informação, por favor, ajude a manter todos informados atualizando esta informação. (Discussion)

No Brasil, algumas das vias a seguir seriam classificadas de forma ligeiramente diferente. Consulte o guia de mapeamento do território brasileiro para saber como classificar as vias adequadamente. Os exemplos ainda são válidos para reflexão sobre o uso das etiquetas no OSM.

Em Moçambique, Angola e Portugal, não temos informação ainda.

O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 19/05/2014.
Estrada rústica ou trilha não-motorizada?

Regras gerais:

Exemplo Descrições e observações Etiquetas No OSM
Bikeroute-street.jpg Aqui, uma rua é uma rota de bicicleta sinalizada. (Não dá pra ver bem, mas a placa diz "BIKE ROUTE" (rota de bicicleta) com uma seta apontando para cima.)

Nota: na maioria dos países uma placa indicando que um trecho de uma via é parte de uma rota de bicicleta não torna esse trecho "designado" para uso por bicicletas. Para etiquetar de rotas de bicicleta veja rotas de bicicleta

Cross-street no-trucks.jpg A rua transversal não permite caminhões (veículos pesados de carga)

Rua transversal:

Rua de passagem:

Suicide-lane.jpg Isto é uma estrada de 5 faixas, com uma "faixa de suicídio" central, onde os carros podem andar em ambas as direções enquanto se preparam para converter.
Gravel-forest-path.jpg Um caminho de brita entrando na floresta. Conhecimento local indica que é uma trilha ciclística e de caminhada.
Gravel path-3m.jpg Um caminho de 3 metros de largura. Conhecimento local [1] indica que este é um caminho de uso compartilhado ("É aberto a ciclistas, caminhantes, corredores e cavaleiros na primavera, verão e outono e a motos de neve, esquiadores e dog sledders (trenós de cachorros) durante o inverno... ATVs não são permitidos na trilha.")
Highway-path motorvehicleno.jpg Uma trilha não-automotiva de 2,5 metros de largura. Uma placa sinaliza "Proibido veículos automotores," e conhecimento local [2] indica que é um caminho de uso compartilhado ("... é uma trilha ciclística e de caminhada...").
Permissive.jpg Panoramaweg perto de Malter dam entre Dippoldiswalde e Malter. Para ciclistas treinados este caminho é quase como uma rua. 50.915228 13.659126
PathSnowmobile.jpg Um caminho sinalizado para uso por motos de neve. É possível que o tráfego de pedestres seja "proibido ou inadequado". 67.789 24.856
Path-footyesbicycleno.jpg Um caminho urbano sem sinalização. Não é adequado para pedalar mas também não é proibido. A área é um espaço público então o acesso não é proibido. Sabe-se que passar a pé é possível e permitido legamente.
Path-footyes.jpg Um caminho sem sinalização mas estreito demais para veículos automotores, então não é highway=track (uma estrada rústica) mas começa no fim de uma estrada rústica. Pedalar é permitido e não é totalmente inadequado, mas não se sabe se dá pra passar caminhando. 60.1608 24.7205
06072009(045).jpg Um caminho por um mato urbano onde dá pra dizer que "há um caminho usado para transporte"; é possível passar caminhando com segurança em dias secos, mas não se rotearia ninguém por aí.
Path-lighttraffic.jpg Um caminho sinalizado igualmente para pedestres e ciclistas. É possível que seja proibido o acesso por cavalos, depende da lei local.

ou

Path-nomotortraffic.jpg Um caminho urbano no qual é proibido o acesso de veículos automotores. Parecido com o anterior mas não é garantido que seja transitável. Provavelmente sem restrições a cavalos. Sabe-se que o acesso a pé e de bicicleta é permitido legalmente e possível.

Implícito pela forma do caminho, mas indicado explicitamente então pode ser etiquetado invariavelmente:

ou (fora da Alemanha)

  • highway=cycleway (ainda é primariamente para ciclistas)
  • foot=yes (e pedestres também)
  • (bicycle=yes se você quiser separar a informação de sinalização oficial para ciclistas)
Footpath.jpg Um Caminho Público para Pedestres segundo a lei da Inglaterra e País de Gales. O tráfego a pé tem direito de passagem.

Uma pista de caminhada (footway) tem outra definição na lei do Reino Unido.

Path-undesginated.jpg Um caminho a pé por área rural no Reino Unido. É seguro supor que o acesso é público (mas não com direito de passagem), verifique com o Survey Office


Barreira (não o caminho) etiqueta com:

Path-footdesignated.jpg Uma pista de caminhada sinalizada.

or

FiGuideSidewalkPhoto.jpg Uma calçada sem sinalização (caso mapeada como uma linha separada)

ou

Path-bicycledesignated.jpg Um caminho onde só é permitido pedalar.

ou

Path-motorcarnohorseno.jpg Um caminho em que veículos automotores e cavalos são proíbidos.

(Na verdade, o aviso na placa branca explica que a lei proíbe cavalos em rotas especiais de lazer/exercísio - que não são sinalizadas - o que faz do caminho "destinado principalmente a ciclistas e pedestres" ao invés de uma estrada rústica agrícola.)

ou

Implícito pelo caminho, mas explicitamente sinalizado então pode ser etiquetado:

60.2361 25.1687
Bridleway-reitweg-de.jpg Hipovia

ou