Pt:Key:lanes

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg lanes
Dscf0444 600.jpg
Descrição
Brasil: número de faixas de trânsito numa dada pista. Portugal: número de vias de trânsito numa dada faixa de rodagem. Show/edit corresponding data item.
Grupo: Propriedades
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Descrição

A chave lanes=* é usada para indicar o número total de vias de trânsito (em português europeu - Pt) ou faixas de trânsito (em português do Brasil - Pt-BR) que existem numa estrada ou [W] faixa de rodagem (Pt) ou pista (Pt-BR). Note que faixa de rodagem no português do Brasil não significa o mesmo que no português europeu, mas é um sinónimo/sinônimo para faixa de trânsito (Pt-BR). Veja a figura abaixo para diferenças básicas na nomenclatura de trânsito em Portugal e no Brasil.

Em Portugal, oficialmente, uma via de trânsito é definida por "zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos". [1]

No Brasil, oficialmente, faixa de trânsito é definida por "qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores." no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu ANEXO I - DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES.[2]. Popular e oficialmente, os termos faixa de rodagem, faixa de circulação e faixa de rolamento são usados no Brasil como sinónimos/sinônimos de faixa de trânsito.

Outras definições úteis do CTB são:

Canteiro central - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

Estrada - via rural não pavimentada.

Ilha - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

Rodovia - Via rural pavimentada.

Via - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.


Para etiquetar vias(Pt)/faixas(Pt-BR) individuais numa estrada(Pt)/via(Pt-BR), consultar o artigo sobre o sufixo lanes (en). Para etiquetar vias(Pt)/faixas(Pt-BR) para bicicletas, ver cycleway=*. Para vias(Pt)/faixas(Pt-BR) de motos, consultar motorcycle=* ou lanes (en).

Convém notar que também se podem marcar vias(Pt)/faixas(Pt-BR) nos casos em que uma estrada(Pt) não as distingue por marcas pintadas na superfície.


Elementos básicos de uma Faixa de Rodagem (Portugal) ou de uma Pista (Brasil)


Os seguintes tipos de vias/faixas devem ser incluídos na contagem total:

  • Vias/Faixas de uso geral, adequadas para veículos mais largos que uma mota/moto.
  • [W] Corredores de ônibus/autocarros, que estão reservados a veículos de transporte público (PSV), como ônibus/autocarros ou táxis. Além de indicar o número total de vias/faixas, deve-se considerar indicar o número de vias/faixas para este tipo de veículo, com lanes:psv=*, lanes:bus=* e lanes:taxi=*.
  • [W] Vias/Faixas para veículos com mais de um ocupante, também chamadas de vias/faixas para veículos com alta ocupação (VAO), vias/faixas reservadas para veículos com ocupação múltipla (VOM) ou vias/faixas de veículos compartilhados. O número deste tipo de vias/faixas pode ser indicado com lanes:hov=*.
  • Vias/Faixas disponíveis para veículos a horas restritas, como por exemplo em horas de ponta/pico, assinaladas por mensagens variáveis. O nome destas vias/faixas varia de país para país. Por vezes, as bermas/acostamentos de uma estrada podem ser usadas para este fim, tal como acontece nos Estados Unidos da América e no Brasil, reutilizando a berma/acostamento com a chave shoulder=* (en). [2]
  • Vias/Faixas de conversão/ligação longas, por exemplo em rodovias de trânsito rápido. Ver turn=* para mais detalhes de como etiquetar este tipo de via/faixa.

Os seguintes tipos de vias/faixas devem ser excluídos da contagem total:

  • Vias/Faixas de conversão/ligação menores, sem via/faixa de desaceleração/aceleração, ou seja, a estrada principal só é mais larga devido à intersecção.
  • Vias/Faixas de estacionamento. Considerar usar parking:lane=* para fornecer mais informação.
  • Vias/Faixas de bicicleta. Para estes casos, usar a etiqueta cycleway=lane.
  • Vias/Faixas de emergência na [W] berma/acostamento. Ver shoulder=* (en) para mais informações.

Informações adicionais

Vias/Faixas com sentidos diferentes

Se as vias/faixas de uma estrada com dois sentidos não estiverem distribuídas uniformemente em ambos os sentidos, podem ser adicionadas as chaves lanes:forward=* e lanes:backward=* além da etiqueta lanes=*. A etiqueta lanes:forward=* equivale à mesma direção do traçado da linha(en) no OSM e lanes:backward=* refere-se à direção oposta.

A etiqueta lanes=* é muitas vezes mal utilizada para indicar o número de vias/faixas em cada sentido, em vez do número total de vias de trânsito/faixas de trânsito. Se o mapeador optar por descrever o número de vias/faixas para a frente e para trás, esta ambiguidade é evitada. (Normalmente, isto é válido para estradas/vias com um número ímpar de vias, ou com um número de vias/faixas par que não é uniforme (4+2; 1+3 etc.)

Para vias/faixas com trânsito em ambos os sentidos, como vias/faixas centrais, existe a proposta both_ways que permitirá o uso da chave lanes:both_ways=*.

Ver abaixo para alguns exemplos do uso destas chaves.

Vias/Faixas reservadas para veículos específicos

O número de vias/faixas que estão reservadas a tipos específicos de veículos pode ser definido com a chave lanes adicionando-se um sufixo que indique o modo de transporte com a chave access=*. Por exemplo: lanes:bus=1 para uma via/faixa reservada para autocarros /ônibus. Se for necessário especificar o sentido dessas vias, deve-se usar o sufixo :forward ou :backward como na secção anterior. Por exemplo: lanes:taxi:forward=1 indica que existe uma via/faixa reservada a táxis no sentido da linha desenhada no OSM.

NOTA! A chave lanes:*=* só pode ser usada para indicar o número de vias/faixas que estão reservadas para um tipo de transporte específico. Não especifica quais as vias onde o tipo de transporte pode circular.

Se, por exemplo, numa estrada/via com três vias/faixas, os veículos pesados de mercadorias só podem circular na via/faixa mais à direita, lanes:hgv=1 não representa essa restrição! (lanes:hgv=1 significa que os transportes de mercadorias têm uma via/faixa dessa estrada/via reservada para eles, mas não especifica qual)

As restrições para veículos podem ser etiquetadas com o sufixo:lanes e seu esquema de etiquetas. Por exemplo: hgv:lanes=no|no|yes restringe os veículos de mercadorias à via mais à direita numa faixa com três vias.

Restrições que só se aplicam em certas horas ou dias

Para vias/faixas com restrições em certos horários, deve-se usar a etiqueta que aplica condições às vias/faixas. Por exemplo: lanes:bus:conditional=* ou lanes:psv:conditional=*. Consultar Conditional restrictions (en) para mais pormenores.

Sem marcação longitudinal a separar as vias/faixas

Muitas estradas/pistas estreitas, rurais ou de pavimento em paralelos não têm marcações de via/faixa (sem marcação no eixo da faixa de rodagem/pista). Para indicar que uma estrada/via não tem marcações, recomenda-se o uso de uma etiqueta explícita como lane_markings=no (en) em vez de um valor de lanes=* incerto como 0, 1.5 ou none , que poderão causar problemas a programas que usem esses dados.

Estradas estreitas

Há estradas/pistas que têm dois sentidos, mas que não têm vias/faixas marcadas e são muito estreitas. Nestes casos, é possível que os veículos tenham de abrandar quando se cruzam. É fortemente recomendado que, nestes casos, se mapeie a largura da faixa de rodagem/pista com width=* (Não confundir com maxwidth=*). Se a largura variar muito, deve ser especificada a largura mínima. Se não for possível ou razoável determinar a largura exata, deve-se usar uma estimativa e a etiqueta adicional source:width=estimated, como no exemplo que se segue:

 width=4
 source:width=estimated

Por vezes, as estradas/pistas estreitas têm pontos de passagem, onde é possível o cruzamento de veículos (ver exemplos na tabela em baixo). Esses pontos podem ser etiquetados com highway=passing_place. A contagem de vias/faixas não é afetada por estes pontos.

Pressupostos

Se numa estrada/pista de dois sentidos só se etiquetar o número total de vias/faixas e esse número for par, presume-se que as vias/faixas são atribuídas de forma uniforme em ambos os sentidos. Por exemplo: lanes=6 presume que a estrada tem 3 vias/faixas em cada sentido.

Exemplos

Imagem Etiquetas Comentários
Residential.jpg lanes=2 Uma via residencial com duas vias/faixas. Considere especificar a etiqueta adicional parking:lane=* para indicar que há estacionamento lateral.
Dscf0444 600.jpg lanes=2 na faixa/pista da direita

lanes=2 na faixa/pista da esquerda
Cada faixa/pista desenhada separadamente

Uma estrada/rodovia duplicada representada com duas faixas/pistas caminho cada uma com a etiqueta de sentido único oneway=yes.
Reelsen1.JPG lanes=2
lane_markings=no
Uma estrada/rodovia com dois sentidos, mas sem eixo marcado. Apesar das linhas delimitadoras que indicam os limites da estrada/rodovia, estas não marcam as vias/faixas individuais, que devem ser marcadas como duas. Nestes casos, deve-se usar a etiqueta lane_markings=no.
Narrow road.jpg lane_markings=no
e, opcionalmente:

width=4
source:width=estimated

Uma via estreita de dois sentidos e sem marcações com uma largura estimada de 4 metros.
Scotland Kinlochewe SingleTrackRoad.jpg highway=passing_place Uma estrada/pista estreita com um espaço de passagem deve ser marcado com um ponto nó etiquetado com highway=passing_place.
cycleway with two marked lanes highway=cycleway lanes=2 Uma ciclovia com duas vias/faixas marcadas.
Simpleuklanes middle.jpg lanes=5
lanes:forward=3
lanes:backward=2
Considerando que a direção do traçado da estrada/rodovia no OSM seja da esquerda para a direita.
Uma faixa de rodagem/pista com 5 vias/faixas, sendo que 3 são no sentido para a frente e 2 no sentido para trás. As vias/faixas com restrição de conversão devem ser etiquetadas com turn=*.
Zeitabhängige Busspur.jpg lanes=3
lanes:bus:conditional=1 @ (Mo-Fr 07:00-19:00)
Uma estrada/rodovia com três vias/faixas, em que a mais à direita é exclusiva para autocarros/ônibus num determinado horário. A fusão da via/faixa da esquerda deve ser etiquetada com turn=*. Consultar o artigo Conditional restrictions para uma explicação detalhada do sufixo :conditional.



  1. Diário da República n.º 169/2013, Série I de 2013-09-03 [1]
  2. Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Publicado em 22/01/2021 15h32 Atualizado em 01/03/2021 08h54