Pt:Tag:highway=motorway_junction

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg highway = motorway_junction
Img 5441.jpg
Descrição
Uma saída com nome ou referência de uma motorway ou outra estrada principal. Edit or translate this description.
Grupo: Highways
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Wikidata
Situação: de facto

Descrição

A etiqueta highway=motorway_junction serve para identificar um ponto ao longo de uma estrada highway=* com referências ou nomes de ligações onde é possível sair da estrada para outra via. Normalmente, estas saídas encontram-se em highway=motorway (autoestradas em Portugal), mas também podem existir noutras estradas com ligações numeradas ou com nome, incluindo algumas highway=trunk e highway=primary.

Como usar

Adicionar a etiqueta highway=motorway_junction em cada nó nó ao longo de uma estrada com ligações numeradas ou com nome onde um condutor pode sair legalmente para uma highway=motorway_link, highway=trunk_link ou outras. Este nó deve ser posicionado como último ponto antes da divisão, onde ainda é possível fazer uma curva suave.

Nome e número

Alguns países dão nomes às suas saídas de autoestrada (como a Itália), enquanto outros dão-lhes números (como o Reino Unido, a Espanha e Portugal), alguns fazem as duas coisas, como a Alemanha.

As etiquetas seguintes podem ser adicionadas ao nó nó highway=motorway_junction:

  • ref=* - para identificar o número da saída, como indicado na placa rodoviária próxima. Para saídas não numeradas em redes rodoviárias onde as saídas costumam ser numeradas, use noref=yes para anotar especificamente que a etiqueta ref=* não está em falta, mas que não o nó não tem nenhum valor atribuído.
  • name=* - para o nome da ligação. Não confundir o nome de uma ligação com o(s) destinos aos quais a ligação se liga. Na maioria dos casos em todo o mundo, a informação nas palcas descreve os destinos, não o nome da ligação em si. Se um poste ou placa mostrar apenas destinos, estes dados pertencem à etiqueta destination=* e não ao nome name=* do nó da saída da autoestrada highway=motorway_junction.

Destino da saída

O destino de uma saída pode ser indicado na linha caminho que se prolonga do nó nó motorway_junction com destination=* e destination:ref=*. A chave destination:lanes=* pode fornecer mais detalhes, como a posição exata da placa de informação e o destino de cada via. Consulte o artigo sobre destination=* e as suas chaves subchaves para mais detalhes e exemplos.

A chave alternativa exit_to=* no nó nó motorway_junction já não é recomendada. Tem a desvantagem de poder ser ambígua em alguns casos (como em autoestradas paralelas, embora usar exit_to:right e exit_to:left resolva isto, o que também é um problema para a ref=* no nó), de não funcionar para saídas em outros tipos de estradas que não autoestradas com mais de dois destinos e de não permitir dividir os destinos por via.

Exemplos

Imagem Etiquetas
Img 5441.jpg

No nó nó onde começa a ligação de saída:

Na linha caminho da ligação que sai da estrada principal:

As chaves seguintes são propostas:

Junction example.png

No nó nó onde começa a ligação de saída:

Na linha caminho da ligação que sai da estrada principal:

Na linha caminho que continua da via atual:

I385 Exit split.png

Dividir a saída no nó nó onde a via se separa:

Na via caminho que se separa para a esquerda:

Na via caminho que se separa para a direita:

As chaves seguintes são propostas na saída:

Ver também