Pt:Tag:highway=pedestrian

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg highway = pedestrian
Rua Visconde da Luz, Coímbra, Portugal, 2012-05-10, DD 01.JPG
Descrição
Rua destinada principal ou exclusivamente a peões/pedestres (em centros urbanos e/ou comerciais). Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Pedestrian with area osm.png
Grupo: rodovias
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

Descrição

Calçadão(pt-BR) ou Rua Pedonal (pt-PT) são áreas principal ou exclusivamente destinadas a peões/pedestres, normalmente situadas em centros urbanos e áreas cívicas, onde o trânsito motorizado poderá ser autorizado de forma limitada, como veículos de emergência, cargas e descargas, etc.

Tipicamente, encontram-se em áreas comerciais, centros urbanos, locais com atrações turísticas e áreas recreativas/cívicas, com superfícies duras (pedras de calçada ou outro tipo de cobertura artificial) destinadas a peões/pedestres.

Por norma, uma rua pedonal (highway=pedestrian) difere de um caminho pedonal (highway=footway) por ter, normalmente, relevância ao nível de uma rua, ao ponto de ter nome. A diferença entre "rua" e "caminho" já exemplifica bem a diferença entre ambas.

Pode ser permitido andar de bicicleta nestas áreas, dependendo do país ou das restrições locais. Isso pode ser especificado com bicycle=yes ou bicycle=no.

Como mapear

Para mapear uma rua pedonal, basta desenhá-la com uma linha caminho, tal como se faz com qualquer outra estrada/rua. Adicione a etiqueta highway=pedestrian e o seu respetivo nome com name=*.

Praças, pracetas e largos

Durante muitos anos, a única forma de mapear praças, pracetas e largos era com highway=pedestrian e area=yes. Embora em 2019 esta continue a ser a forma mais comum de representar uma praça, é preferível usar a etiqueta explícita place=square para praças com nome e usar a etiqueta highway=pedestrian na área destinada a peões/pedestres, que poderá ser ligada aos polígonos que a rodeiam, como paredes, cercas, edifícios, etc. Se houver estradas a passar pela área, deve-se mapeá-las como normalmente se faz e ligar os nós de ligação em todas as interseções com a área pedonal. Todos os outros caminhos como highway=footway e outras estradas/rodovias devem ligar ao limite da área pedonal onde se intersectam. Porém, convém notar que poucos roteadores traçam rotas através da área. A maioria traça a rota no seu contorno.

Se houver elementos ou áreas dentro de praças que não façam parte da área pedonal, devem ser excluídos criando uma relação demultipolígono.

Exemplos

Imagem Etiquetas OSM Carto
Angra do Heroismo - Rua da Esperança.jpg highway=pedestrian
name=Rua da Esperança
Rua pedonal Angra Rua da Esperança.png

Pedestrian with area osm.png
Valladolid-plaza.jpg highway=pedestrian
area=yes
name=Weyher Marktplatz
Osmarender area pedestrian.png

Ver também