Pt:Tag:highway=unclassified

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg highway = unclassified
Highway unclassified-photo.jpg
Descrição
Estrada de fluxo baixo, mas sem uso residencial significativo. Brasil: quando rural, geralmente não é pavimentada. Portugal: estrada sem nome e sem classificação oficial, normalmente fora de áreas residenciais. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Rendering-highway unclassified.png
Grupo: rodovias
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: de facto

Descrição

A etiqueta highway=unclassified é utilizada para estradas/rodovias de nível hierárquico mais baixo que as estradas terciárias (highway=tertiary). São estreitas, possivelmente não possuem uma linha central separando as duas vias ou não são suficientemente largas para dois veículos poderem passar em sentido contrário ao mesmo tempo. Fisicamente, as estradas etiquetadas com highway=unclassified podem variar imenso entre países e até entre regiões do mesmo país. Deve-se recorrer ao consenso da comunidade local ou do país para decidir qual o nível de importância mais adequado.

No Brasil: quando urbanas, são vias locais sem uso residencial; quando rurais, são estradas vicinais, geralmente de piçarra ou não pavimentadas.

Em Portugal: estradas urbanas e rurais sem nome oficial (toponímia) e que não possuem referência ou classificação. Normalmente, são asfaltadas e fora de povoações, servindo de ligação entre elas. Para mais informações, consultar Padronização do OSM em Portugal

Como mapear

Desenhar uma linha caminho ao longo do eixo da estrada e adicionar a etiqueta highway=unclassified. Se a estrada for de mão única/sentido único, adicionar oneway=yes, tendo atenção ao sentido da linha desenhada. Outra etiqueta importante para definir a qualidade da estrada é a que define o tipo de superfície surface=*

Como saber se esta etiqueta é a mais apropriada?

Basicamente, quando outra etiqueta highway=* for mais apropriada, use-a.

Se uma via pública é de menor importância na malha viária que uma highway=tertiary, mas não é residencial (highway=residential), de serviço (highway=service) ou uma trilha agrícola (highway=track), então ela provavelmente é uma unclassified. A distinção com a highway=tertiary pode causar confusão - por isso, para fazer um julgamento correto, sempre compare a importância da via em relação à malha viária da região.

Em Portugal, se uma estrada não tiver toponímia (nome), se não tiver referência (terciária ou secundária) e for asfaltada e fora de povoações, é quase certo que se trata de uma estrada deste tipo.

Casos em que se deve preferir o uso de outras etiquetas

  • Vias locais de uso predominantemente residencial devem ser marcadas com highway=residential.
  • Em meio rural, vias pavimentadas privadas para acesso a propriedades devem ser marcadas com highway=service.
  • Em meio rural, vias não pavimentadas, de uso principalmente agrícola, onde apenas máquinas agrícolas ou automóveis 4x4 consigam trafegar, devem ser marcadas com highway=track.
  • Onde a classificação da via não for clara (por não haver imagens de satélite claras, por exemplo), use highway=road. Esta etiqueta deve ser evitada, pois é considerada um erro de renderização e não será usada por programas de navegação e roteamento.

Uso em áreas rurais

As estradas do tipo highway=track com tracktype=grade1 podem ser bastante similares a estradas do tipo highway=unclassified (ambas pavimentadas e estreitas). Para decidir qual o tipo que deve ser utilizado, deverá ser considerado o tipo de uso; se a estrada for utilizada principalmente como acesso a áreas de uso agropecuário, prefere-se highway=track e, possivelmente highway=service (se estiver dentro de propriedades); se a estrada conectar povoações como aldeias ou cidades e servir principalmente para o transporte entre estas, prefere-se highway=unclassified.

É recomendável complementar com a etiqueta referente à superfície: se não for pavimentada (de chão batido ou asfaltada), usar surface=unpaved.

Uso em áreas urbanas

Em áreas urbanas, a etiqueta highway=unclassified pode ser utilizada em ruas menores, sem nome e não residenciais.

Recomenda-se o uso de sidewalk=both/right/left/none para indicar a existência de calçadas/passeios.

Combinações úteis

  • name=* – nome da rua, estrada, rodovia.
  • oneway=yes/no – indica se a via é de mão única, i.e., tem apenas um sentido. yes para mão única, no para mão dupla.
  • maxspeed=* – indica a velocidade máxima permitida em km/h.
  • surface=* – indica o material da superfície ou pavimento da via.
  • lanes=* – indica o número de vias de rolamento da estrada.
  • lit=yes/no – indica se a via é coberta por iluminação pública. Mais provável em meio urbano.
  • sidewalk=both/left/right/none – indica a existência de calçada para pedestres nos lados da estrada.

Ver também