Pt:Tag:highway=unclassified

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg highway = unclassified
Highway unclassified-photo.jpg
Descrição
Estrada de fluxo baixo, mas sem uso residencial significativo. Brasil: quando rural, geralmente não é pavimentada. Portugal: estrada sem nome e sem classificação oficial, normalmente fora de áreas residenciais. Edit or translate this description.
Grupo: Rodovias
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Wikidata
Situação: em uso

Descrição

A etiqueta highway=unclassified é utilizada para estradas/rodovias de nível hierárquico mais baixo que as estradas terciárias (highway=tertiary). São estreitas, possivelmente não possuem uma linha central separando as duas vias ou não são suficientemente largas para dois veículos poderem passar em sentido contrário ao mesmo tempo.

No Brasil: quando urbanas, são vias locais sem uso residencial; quando rurais, são estradas vicinais, geralmente de piçarra ou não pavimentadas.

Em Portugal: estradas urbanas e rurais sem nome oficial (toponímia) e que não possuem referência ou classificação. Normalmente, são asfaltadas e fora de povoações, servindo de ligação entre elas.

Fisicamente, as estradas etiquetadas com highway=unclassified podem variar imenso entre países e até entre regiões do mesmo país. Deve-se recorrer ao consenso da comunidade local ou do país para decidir qual o nível de importância mais adequado.

Em Portugal, existe uma padronização definida para as estradas do país.

Como mapear

Desenhar uma linha caminho ao longo do eixo da estrada e adicionar a etiqueta highway=unclassified. Se a estrada for de mão única/sentido único, adicionar oneway=yes, tendo atenção ao sentido da linha desenhada. Outra etiqueta importante para definir a qualidade da estrada é a que define o tipo de superfície surface=*

Como saber se esta etiqueta é a mais apropriada?

Basicamente, quando outra etiqueta highway=* for mais apropriada, use-a.

Se uma via pública é de menor importância na malha viária que uma highway=tertiary, mas não é residencial (highway=residential), de serviço (highway=service) ou uma trilha agrícola (highway=track), então ela provavelmente é uma unclassified. A distinção com a highway=tertiary pode causar confusão - por isso, para fazer um julgamento correto, sempre compare a importância da via em relação à malha viária da região.

Em Portugal, se uma estrada não tiver toponímia (nome), se não tiver referência (terciária ou secundária) e for asfaltada e fora de povoações, é quase certo que se trata de uma estrada deste tipo.

Casos em que se deve preferir o uso de outras etiquetas

  • Vias locais de uso predominantemente residencial devem ser marcadas com highway=residential.
  • Em meio rural, vias pavimentadas privadas para acesso a propriedades devem ser marcadas com highway=service.
  • Em meio rural, vias não pavimentadas, de uso principalmente agrícola, onde apenas máquinas agrícolas ou automóveis 4x4 consigam trafegar, devem ser marcadas com highway=track.
  • Onde a classificação da via não for clara (por não haver imagens de satélite claras, por exemplo), use highway=road. Esta etiqueta deve ser evitada, pois é considerada um erro de renderização e não será usada por programas de navegação e roteamento.

Uso em áreas rurais

As estradas do tipo highway=track com tracktype=grade1 podem ser bastante similares a estradas do tipo highway=unclassified (ambas pavimentadas e estreitas). Para decidir qual o tipo que deve ser utilizado, deverá ser considerado o tipo de uso; se a estrada for utilizada principalmente como acesso a áreas de uso agropecuário, prefere-se highway=track e, possivelmente highway=service (se estiver dentro de propriedades); se a estrada conectar povoações como aldeias ou cidades e servir principalmente para o transporte entre estas, prefere-se highway=unclassified.

É recomendável complementar com a etiqueta referente à superfície: se não for pavimentada (de chão batido ou asfaltada), usar surface=unpaved.

Uso em áreas urbanas

Em áreas urbanas, a etiqueta highway=unclassified pode ser utilizada em ruas menores, sem nome e não residenciais.

Recomenda-se o uso de sidewalk=both/right/left/none para indicar a existência de calçadas/passeios.

Combinações úteis

  • name=* – nome da rua, estrada, rodovia.
  • oneway=yes/no – indica se a via é de mão única, i.e., tem apenas um sentido. yes para mão única, no para mão dupla.
  • maxspeed=* – indica a velocidade máxima permitida em km/h.
  • surface=* – indica o material da superfície ou pavimento da via.
  • lanes=* – indica o número de vias de rolamento da estrada.
  • lit=yes/no – indica se a via é coberta por iluminação pública. Mais provável em meio urbano.
  • sidewalk=both/left/right/none – indica a existência de calçada para pedestres nos lados da estrada.

Ver também