Pt:Tag:highway=track

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg highway = track
Frühlingslandschft Aaretal Schweiz.jpg
Descrição
Caminhos ou estradas primordialmente para acesso a campos agrícolas e florestais, normalmente em terra batida ou onde apenas se veem os trilhos deixados pelas rodas de veículos todo-o-terreno, tratores ou outros veículos agrícolas. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Mapnik-tracktype-not-set.png
Grupo: rodovias
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Descrição

Etiqueta para ser usada em vias (caminhos) agrícolas ou florestais, primordialmente para acesso a campos agrícolas e florestais, normalmente em terra batida ou onde apenas se veem os trilhos deixados pelas rodas de tratores, veículos 4x4 ou outros veículos agrícolas. Em algumas situações, a superfície pode estar pavimentada com alcatrão ou outros materiais. São adequadas para tratores ou jipes.

Algumas highway=track são usadas para várias atividades de lazer ou recreativas, como caminhar, andar de bicicleta ou de moto4. Convém notar que a silvicultura inclui não apenas a extração de madeira, mas acessos para incêndios, caça, pesca, observação de aves, apanha de cogumelos, etc., e que os caminhos agrícolas podem ser encontrados em zonas de pastagem, não apenas em terrenos agrícolas.

Como mapear

ElementWay.png

Para mapear caminhos agrícolas, basta desenhar uma linha caminho que corresponda ao traçado do caminho.

Se a via não for suficientemente larga para veículos de 4 rodas, deve-se utilizar antes a etiqueta highway=path.


  • Em seguida, adicionar a etiqueta highway=track e a etiqueta name=* se esta tiver nome oficial ou conhecido. Não escrever descrições do tipo "estrada florestal" ou "caminho para casa do Manuel" no nome.
  • surface=* é usada para especificar a superfície do caminho, ex: surface=gravel, surface=asphalt, surface=unpaved.
  • Para especificar a solidez da superfície da via, usar a etiqueta tracktype=<grade1-grade5>.
  • A etiqueta smoothness=* é usada para determinar a usabilidade física de um caminho para veículos com rodas, particularmente em relação à sua regularidade/nivelamento.
  • ref=* pode ser usada para caminhos que tenham um código ou número de referência.

Acesso

As restrições de acesso por defeito são específicas para cada país e depende de quem é o proprietário, a utilização do solo, entre outros fatores.

Para o Brasil. ver OSM_tags_for_routing/Access-Restrictions#Brazil.

Considere utilizar etiquetas explícitas de access=*.

Erros de mapeamento

Não se deve usar esta etiqueta para representar ruas sem pavimento em áreas urbanizadas, pois isso seria considerado mapear para o renderizador. Nesta situação, as estradas devem ser classificadas como habitualmente, de acordo com as convenções de cada país, e, se possível, com a etiqueta surface=*. Isto não quer dizer que nunca haja caminhos florestais/agrícolas em áreas urbanas, Pelo contrário, até são relativamente comuns, especialmente em áreas relvadas, hortas urbanas [1], parques, etc.), mas estas devem enquadrar-se nas definições descritas aqui.

Convém notar que muitas highway=track são pavimentadas e bem conservadas, e que muitas estradas não pavimentadas não são highway=track. Tudo depende do uso primário a que se destinam.

highway=track comparativamente a outros tipos de highway=*

Imagem 1
Exemplo de uma estrada não pavimentada que não é highway=track
Imagem 2
Exemplo de uma estrada não pavimentada no Nevada cuja utilização não é para fins agrícolas ou florestais - por conseguinte, não é uma highway=track
  • Ver highway=unclassified para estradas públicas de menor importância que ligam pequenas povoações, como aldeias, vilarejos ou habitações isoladas.
  • As estradas residenciais que possibilitam o acesso a várias propriedades residenciais devem ser etiquetadas com highway=residential, mesmo que não sejam pavimentadas.
  • Pode haver estruturas usadas como abrigos de caça, postos de vigia contra incêndios, edifícios agrícolas ou abrigos de campismo que só são acessíveis por uma highway=track. Contudo, uma estrada que funciona como acesso principal a uma residência permanente ou a uma propriedade comercial (como acessos a residências ou a zonas industriais), devem ser mapeadas com a etiqueta highway=service ou classe superior.
  • Normalmente, os caminhos agrícolas/florestais são largos o suficiente para poderem ser usados por veículos de quatro rodas, como tratores, carros, carrinhas, moto4, veículos 4x4, carruagens puxadas por cavalos ou motas com sidecar. Deve-se considerar usar highway=path para caminhos estreitos, onde só podem passar pedestres/peões, cavalos, bicicletas e motas de duas rodas.

Outros tipos de caminhos

Consultar Caminho para ver outros tipos de caminhos:

  • cycleway=track - uma ciclovia dedicada separada da estrada por uma barreira física (não basta ter uma linha pintada), paralela ou ao lado de uma estrada.
  • Para pistas de competições de corrida, etc., ver leisure=track.
  • Para pistas de corridas motorizadas, ver highway=raceway.

Uso regional

Em algumas regiões, a etiqueta highway=track tem sido usada de formas que nem sempre são aceites pela comunidade global.

  • Para estradas de menor importância sem pavimentação, independentemente do uso ou propósito, incluindo estradas residenciais ou de serviço. Contudo, as discussões entre a comunidade sugerem que a maioria dos mapeadores considera este uso um possível mapeamento para o renderizador. Em vez desta prática, recomenda-se o uso da etiqueta surface=*.
  • Para estradas de menor importância ou de serviço que exijam o uso de veículos de todo-o-terreno ou grande tração devido ao mau estado do terreno, superfície escorregadia ou demasiado macia (de areia, por exemplo). Contudo, esta informação pode ser mais bem especificada usando as etiquetas tracktype=* e smoothness=*.
  • Para estradas abandonadas ou fora de serviço. Ver disused:highway=* e abandoned:highway=* como alternativas.
  • Para estradas com manutenção limitada (sem limpeza de vegetação nem reparação do piso). Contudo, também é válido usar esta etiqueta em caminhos com manutenção, como por exemplo, estradas florestais/agrícolas com tracktype=grade1 e surface=asphalt (ver imagem 3). Alguns caminhos não pavimentados recebem outro tipo de manutenção, como corte de vegetação, embora raramente recebam serviços de limpeza de neve no inverno.
  • Para estradas de acesso a cemitérios, parques, jardins, campos de golfe e espaços de recreação. Este uso pode ser considerado apropriado por mapeadores de certas regiões, mas em muitas outras, recomenda-se highway=service.
Imagem 3
Exemplo de uma estrada florestal asfaltada e com manutenção, corretamente etiquetada com highway=track + surface=asphalt + tracktype=grade1.