Talk:Pt:Tutorial:Wiki

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Esta é uma discussão "pública"

Editores, vamos ter aqui uma pequena conversa com comentários aninhados e assinados, para exemplificar em Pt-br:Tutorial:Wiki#Comunicação no wiki. Por favor, respondam-me aninhando e assinando suas falas. — Alexandre Magno (talk) 23:00, 25 March 2014 (UTC)

Heh, acabei respondendo no teu perfil mas respondo aqui também. Tá ficando ótimo esse tutorial! Que tal uma foto da barra de ferramentas indicando qual o botão que gera a assinatura? Ah, às vezes eu esqueço de colocá-la (a assinatura), talvez dê pra mencionar que ela pode ser adicionada a qualquer momento (embora o ideal seja fazer logo na primeira vez).--Fernando Trebien (talk) 23:51, 25 March 2014 (UTC)
A troca de mensagens nos perfis servirão para exemplo de outro tipo de comunicação: a "particular" entre usuários. Não consigo encontrar termos melhores do que "pública" e "particular", apesar de perceber a ambiguidade (já que tudo está visível a todos, seja aqui ou lá).
Sobre a foto da barra de ferramentas, concordo. Eu lhe respondi em nossa conversação "particular".
Alexandre Magno (talk) 01:09, 26 March 2014 (UTC)
Acho que você pode dizer que é uma mensagem pública diretamente ao usuário, ou algo assim. Na verdade, a única maneira de mandar uma mensagem totalmente privada no OSM é através do sistema de mensagens embutido no próprio site.--Fernando Trebien (talk) 14:19, 26 March 2014 (UTC)

Tipos de conversações viabilizadas pelo wiki

  1. Tópico na página Discussão correspondente a uma página que não é de perfil de usuário
  2. Tópico na página Discussão correspondente a uma página de perfil de usuário
  3. E-mail (através de formulário) ao endereço de e-mails desconhecido do usuário destinatário
  4. Uso de alguma forma de contato que o usuário destinatário possa ter declarado em seu perfil
  5. Uso de alguma forma de contato declarada em Pt:Contact

No tutorial, penso que podemos abordar 1, 2 e 3 (especialmente 1 e 2 — conversações no wiki); sem deixar de referir ligeiramente 4 e 5. Os nomes seriam:

  1. "Discussões", genericamente; elas são aninhadas e recebem assinaturas de múltiplos usuários
  2. "Mensagens diretas" entre usuários
  3. "E-mail" através de formulário

Convém lembrar que o wiki não é um fórum. Mas aqueles assuntos mais próximos dele, é melhor que fiquem por aqui.

O que acham?

Alexandre Magno (talk) 18:25, 26 March 2014 (UTC)

Eu acho que está muito bom, Alexandre. Na verdade, ninguém chegou a bater o martelo sobre a função específica de cada um desses meios. Eles simplesmente existem, e as pessoas podem usar livremente. Talvez ajude ter em mente algumas expectativas ao escolher um deles:
  • O que for mandado para a lista será recebido por todos em suas caixas de e-mail. Então, é melhor mandar pouco, e curto, pra não lotar a caixa de todos e não fazê-los ler algo que não é do interesse geral. Normalmente é melhor que seja algo urgente ou uma dúvida rápida. Mas às vezes há discussões bem longas. A lista é o canal mais antigo e talvez o que tenha mais gente lendo.
  • O que for colocado no fórum não é recebido por todos. Por ser um canal onde entram para ler de tempos em tempos quando têm disposição pra isso, pode ser melhor do que a lista para tratar de discussões longas, assuntos que precisam ser registrados e referenciados no mapa (como discussões/decisões entre mapeadores de um determinado local), e para dúvidas não urgentes (embora o tempo de resposta no fórum ande muito bom). Como mais pessoas lêm o fórum do que assinam páginas individuais do wiki, também tem mais chance de encontrarem uma discussão que lhes interesse. É difícil dizer com certeza quão popular o fórum é, mas há tópicos com milhares de visualizações.
  • O que for colocado na página de discussão de um artigo ou pessoal só será notificado a quem estiver inscrito nessa página. Se ninguém estiver escrito, mesmo sendo público, pode ser que ninguém leia o que você postou. Acaba servindo só como registro de idéias e impressões, na maioria das vezes.
  • O que for mandado como mensagem direta ao usuário será recebido só pelo usuário e, a menos que tenha configurado para receber uma cópia por e-mail, só será visível na próxima vez que o usuário retornar ao site.
— comentário não assinado, por Ftrebien (talkcontribs) 18h38min de 26 de março de 2014
Oh, que interessante! Esqueci de assinar, e agora o wiki assina por mim! :P Recurso novo, não existia uns dias atrás.--Fernando Trebien (talk) 01:48, 27 March 2014 (UTC)
Não foi "o wiki". Fui eu. Algumas pessoas fazem como fiz, quando vêem mensagem não assinada. Usam {{Unsigned}}. É uma das muitas formas de ajudar a manter o wiki organizado e consequentemente mais produtivo. — Alexandre Magno (talk) 19:14, 27 March 2014 (UTC)
Ah bom. Nunca tinha visto, nem nos artigos da comunidade internacional, e tem vários comentários não assinados por aí.--Fernando Trebien (talk) 21:44, 27 March 2014 (UTC)
{{Unsigned}} é pouco usada. Na Wikipédia tem a w:pt:Predefinição:Não assinou. — Alexandre Magno (talk) 21:56, 27 March 2014 (UTC)

Indicação de mais conteúdo para estudo

Por enquanto, não sei como fazer. Se começar-mos a listar muitas hiperligações para documentação Wikipédia ou MediaWiki, vai ficar estranho.

Neste tópico podemos ir reunindo o que encontrarmos daqui para frente. No final, poderemos fazer uma seleção ordenada.

Alexandre Magno (talk) 23:36, 29 March 2014 (UTC)