Brazil/Associação/Rodada/1

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Entidade OSM-BR
Itens em uso:
›› recesso para revisão ‹‹ 
...Estatuto final (p. consulta)
Outros subsídios:
URL-curta da home:
http://bit.ly/OSM-BR

Primeira rodada de "discussão estruturada", orientada por perguntas ao grupo de interesse, em março de 2018 no Telegram. Perguntas que precisam ser respondidas para se verificar se há consenso... Não havendo consenso precisarão ser melhor discutidas e eventualmente votadas.

O significado das perguntas está melhor explicado no FAQ, aqui apenas os enunciados:

  1. Quem somos nós e de onde virão os associados?
    A fonte pode ser restritiva, por exemplo exigir que se tenha https://www.openstreetmap.org/user/{username} ?
  2. Precisa ser brasileiro?
  3. Haverão tipos distintos de membro associado? Efetivo com direito a voto, e colaborador, com demais direitos exceto voto?
  4. Nossa meta é ser um dia "Capítulo OSMF"? Ou seja, cumprir todos os critérios que as regras expostas exigem?
  5. Nossa meta é também representar todos da Comunidade OSM-BR? Ou seja, todos os que possuirem username openstreetmap.org poderão votar no diretor da associação? E vice-versa, teremos legitimidade para representar todo mundo em alguma situação?

Destacando usuários por seu username Wiki ou user OSM (buscar com whosthat.osmz.ru), e comemtando quando não há equivalencia clara com o user Telegram.
Quem for transcrever pode usar o Template das respostas.


Respostas entre dias 15 e 30 de março no Telegram

No grupo Associação OSM Brasil do Telegram, com ~12 membros em março de 2018.

Claiton

2018-03-15 (Wiki-user | OSM-user | @claiton)
R1 (Quem somos nós?) e R2 (Precisa ser brasileiro?)
Pra mim, o objetivo nunca foi formar uma entidade que represente mapeadores brasileiros. E sim, dessa comunidade difusa, aglutinar algumas pessoas para trabalhar por alguns objetivos relacionados à dados geoespaciais livres, voltada principalmente para a sociedade. Os principais seriam articular a obtenção e usos para os dados, financiar projetos, relações públicas.
Isso implica que qualquer pessoa (física ou jurídica) que compartilhe dos objetivos pode participar, mesmo sendo estrangeiro, se a legislação nacional permitir. Restringir à apenas mapeadores, exclui pessoas que partilham dos mesmos ideais mas que não querem ser inseridores de dados na base.
R3 (Haverão tipos distintos de membro associado?) e R5
Imagino ser necessário mais de uma categoria de socio. Mas preciso pensar melhor. Certo é que não são necessárias categorias de sócios fundadores ou honoríficos.
Não tenho pretensão de representar a comunidade toda, pq é difícil defini-la. Não dá pra assumir que a comunidade são aqueles que participam dos grupos de Telegram e inserem dados na base.
R4 (Nossa meta é ser um dia "Capítulo OSMF"?)
Eu gostaria de usar o termo "OpenStreetMap". A OSMF usa sua propriedade para controlar, centralizar e se promover por meio de outras entidades (não me parece que seja para formar uma comunidade entorno do OSM). Na prática não vejo benefícios em ser um capitulo. Aí temos dois caminhos: se sujeitar ou usar a revelia (lembrando que os registros são na Inglaterra, o que a OSMF impoe não necessariamente tem validade aqui, tem que se estudar a legislação sobre o assunto).

Sérgio

2018-03-16 (Wiki-user | OSM-user | Sérgio @smaprs)
R1 (Quem somos nós?)
(... na minha visão, aqui para efeitos de a quem envolveria uma entidade OSM-BR...) Nós, associados a uma entidade OSM-BR:
  • Quem possui uma conta "osm.org/user/...";
  • "e" uma conta ativa no canal oficial de comunicações da ampla comunidade OSM-BR "lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br".
(Paralelo: Se questão for também sobre o aspecto do "Quem somos nós, estes proponentes de uma entidade OSM-BR", para uma apresentação e explicação de uma proposta ao restante da comunidade OSM-BR:
"Membros da difusa comunidade OSM-BR interessados em constituir e integrar-se formalmente em uma entidade social sediada no Brasil, compatível com a possibilidade de ser capítulo OSMF (ainda que não de imediato), e tendo esta meta na sua estrutura".
)

Santamariense

2018-03-16 (Wiki-user | OSM-user | @santamariense)
R1 (Quem somos nós?)
Somos todos que desejamos o crescimento em qualidade e quantidade dos dados do OpenStreetMap. Não vejo por que discriminar os que apenas utilizam os dados, pois se querem ajudar, toda a ajuda é bem vinda. Mas por questões de bom senso, acho razoável que ao menos tenha uma conta no OSM.
R2 (Precisa ser brasileiro?)
Por questões de praticidade seria o indicado. Ser brasileiro e/ou morar no Brasil.
R3 (Haverão tipos distintos de membro associado?)
Uma diferenciação entre membros parece-me a primeiro momento, sem necessidade.
R4 (Nossa meta é ser um dia "Capítulo OSMF"?)
Eu acho que deve ser nossa meta apenas se não andar na contramão dos objetivos da entidade que estamos pleiteando criar.
R5 (Nossa meta é também representar todos da Comunidade OSM-BR?)
Para fins de praticidade, parece coerente que só os associados votem, até mesmo para incentivar a participação enquanto entidade de mais e mais colaboradores.

Thierry

2018-03-19 (Wiki-user | OSM-user | Thierry Jean)
R1 (Quem somos nós?)
Queremos ser um interlocutor para a sociedade para que empresas, governos, instituições possam falar com “alguém” quando querem lidar com OSM. Queremos comunicar e fomentar o uso do OSM.
R2 (Precisa ser brasileiro?)
Não, qualquer pessoa que paga e é admitida pelo conselho pode ser membro.
R3 (Haverão tipos distintos de membro associado?)
É muito importante que membros institucionais, pessoas jurídicas, possam ser membros para perenizar a proximidade e a relação com eles.
É também importante multiplicar os títulos bonitos para que cada membro interessado em estabelecer contato com a sua comunidade tenha “autoridade” para falar com todos. Muitos Vice Presidentes, Muitos membros do conselho, muitos membros fundadores etc...
R4 (Nossa meta é ser um dia "Capítulo OSMF"?)
Seria a lógica.
R5 (Nossa meta é também representar todos da Comunidade OSM-BR?)
É natural que acabaremos falando em nome deles porque eles não serão organizados, mas não vejo como dar o direito de voto para alguém que não pagou a sua anuidade.

ppkrauss

2018-03-20 (Wiki-user | OSM-user | @ppkrauss)
R1 (Quem somos nós?)
Somos um coletivo com referencial nos usuários openstreetmap.org/user/{username}. Quem é um mapeador fraco (não tem número/qualidade de edições mínimo), como eu, precisaria comprovar a participação efetiva em outros meios reconhecidos (ex. github.com/OSMBrasil) e ter a relevância dessa participação julgada pelo Conselho.
PS: para a incorporação de empresas (pessoas jurídicas) na Associação, sugiro uma separação. "Divisão da comunidade de mapeadores" e "Divisão dos apoiadores e grandes usuários"... e que num primeiro momento sejamos apenas pessoas físicas, dando um prazo no Estatuto para a estruturação em divisões. Eventualmente até os endereços, a primeira seria a openstreetmap.org.br e a segunda a openstreetmap.com.br.
R2 (Precisa ser brasileiro?)
Por questões de praticidade e foco, precisaria ao menos comprovar residência, ser "habitante do Brasil", dentro dos critérios do Censo.
R3 (Haverão tipos distintos de membro associado?)
Uma diferenciação entre colaborador e efetivo é relevante para permitir que funcionários públicos, fornecedores, ou quem quer que se sinta em situação de conflito de interesses, possa "manter um pé dentro" sem arriscar a sua reputação ou maiores questionamentos juridicos.
R4 (Nossa meta é ser um dia "Capítulo OSMF"?)
Acho válido, desde que a maioria dos membros vote a favor o dia que a Associação estiver formalizada, e desde que seja um processo gradual, de ir assumindo aos poucos cada uma das responsabilidades (ex. uso da marca Openstreetmap).
R5 (Nossa meta é também representar todos da Comunidade OSM-BR?)
Sendo coerente com a resposta-1 (a "fonte" de candidatos a membros é exatamente a Comunidade OSM-BR), é natural que o dia que a Associação "crescer e aparecer", ganhando apoio de mais de 50% da comunidade ativa de mapeadores, venha a ter, legitimamente, alguma capacidade de representação dessa comunidade. Ideal que desde o inicio se busque a representação dos próprios associados através de mecanismos de Democracia Líquida.

Sumarização

Resultados da contagem até o momento (5 respostas), com interpretação livre para obtenção de resumo consolidado das respostas.

R1 (Quem somos nós?)
Metade sugere ter como "fonte" as pessoas com uma conta "openstreetmap.org/user"; outra metade sugere que basta a pessoa estar engajada nos objetivos.
  • 3 votos, os mapeadores ativos (ref. openstreetmap.org/user). Sérgio, Santamariense, ppkrauss.
  • 3 votos, pessoas trabalhando nos objetivos (ex. "crescimento em qualidade e quantidade" ou "interlocutor"). Claiton, Santamariense, Thierry.
R2 (Precisa ser brasileiro?)
Quando não for brasileiro, 50% sugere obrigar residência, 50% sem restrição.
  • 2, "ser brasileiro e/ou morar no Brasil", Santamariense, ppkrauss.
  • 2, "mesmo sendo estrangeiro" (qualquer pessoa que paga). Cleiton, Thierry.
R3 (Haverão tipos distintos de membro associado?)
O SIM parece dominar.
  • 2 SIM, Claiton e ppkrauss
  • 1 meio-SIM (multiplicar os títulos bonitos), Thierry
  • "Não (a primeiro momento)", Santamariense
R4 (Nossa meta é ser um dia "Capítulo OSMF"?)
Quase um consenso, 4/5 = 80%.
  • 4 votos SIM (condicionado). Sérgio, Santamariense, Thierry, ppkrauss
  • 1 voto NÃO. Claiton
R5 (Nossa meta é também representar todos da Comunidade OSM-BR?)
Talvez a pergunta não esteja bem formulada, há uma pequena dominância no SIM.
  • 2 eventualmente sim. Thierry, ppkrauss
  • 1 voto Não. Claiton
  • 1 indinido. Santamariense