Pt:2015 Nepal earthquake

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:2015 Nepal earthquake)
Jump to navigation Jump to search
Informações Gerais
Hot logo with text.svg

O Sismo do Nepal de 2015 atingiu o (Wikipedia) em 25 de abril de 2015 com uma magnitude de 7.8, seguido por abalos secundários incluindo um grande tremor de magnitude 7.3 em 12 de maio. O terremoto inicial teve epicentro nas montanhas à noroeste de Catmandu, com tremores secundários ao redor da cidade de Wikipedia. O terremoto posterior de magnitude 7.3 atingiu o nordeste de Catmandu em direção ao Monte Everest e afetou regiões no sul da China. Os tremores mataram ao menos 8000 pessoas, e deixaram muitos numa desesperadora necessidade de abrigo, ajuda médica, comida e outros auxílios.

O Que Fazemos
Em situações de crise humanitária, como o terremoto no Nepal, voluntários do OpenStreetMap (OSM) ao redor do mundo digitalizam imagens aéreas rapidamente e fornecem mapas e dados para dar suporte às organizações humanitárias que trabalham nos países afetados.
A equipe humanitária do OpenStreetMap (HOT - Humanitarian OpenStreetMap Team) coordena estes esforços, colaborando com organizações de ajuda humanitária para concentrar a edição de mapas nas áreas de maior necessidade. HOT disponibiliza rapidamente mapas detalhados e precisos (i.e., a rede de estradas, vilarejos, edifícios, etc.) para que a ajuda humanitária possa localizar pessoas em risco e entregar mantimentos e serviços para as áreas que mais necessitam. HOT é a ponte entre a comunidade OSM e as humanitárias.
Os servidores do OpenStreetMap, editores e ferramentas para dados geográficos permitem que o HOT ofereça gratuitamente mapas e serviços de exportação de dados para a comunidade de ajuda humanitária. O apoio da comunidade OSM para estes esforços também é impressionante, mobilizando milhares de voluntários para editar os mapas.

Quem pode usar nossos mapas?
Qualquer pessoa pode consultar os mapas e serviçcos de navegação online do OpenStreetMap gratuitamente. Há inclusive mapas que podem ser carregados em telefones inteligentes (smartphones) sem custo algum.

Como se envolver

  • O Tasking Manager do HOT coordena o mapeamento de emergência por voluntários. Este é a ṕrimeira parada para mapeadores de emergência. Se você é iniciante e quer contribuir, nós sugerimos que você visite o Tutorial do Tasking Manager no LearnOSM.
  • A lista de discussão do HOT permite a comunicação entre os colaboradores. Todos os mapeadores do HOT são encorajados a se inscrever nesta lista.
  • O canal IRC #hot ao vivo para discussões com a equipe de suporte. Para entrar, crie um codinome e discuta com outras pessoas digitando na parte inferior da tela.

Coordenação

  • Pierre Béland remotamente (GMT-4)
  • Nama Raj Budhathoki e colegas do Kathmandu Living lab (KLL) (GMT+5:45)
  • OSM tem parceiria com organizações não cgovernamentais, agências das Nações Unidas, organizações humanitáiras internacionais e provedores de imagens aéreas de satélites.

Contato por email :activation@hotosm.org

Doações
Emergências como esta põem uma pressão tremenda nos recursos do OpenStreetMap, particularmente em nossos servidores e software. Suas doações ajudam a manter os sistemas OSM operando em sua melhor forma.

Doe para a Fundação OpenStreetMap

A equipe de ação humanitária do OpenStreetMap também precisa de doações para ajudar o financiamento de projetos humanitários de mapeamento e o desenvolvimento/manutenção de sistemas como o Tasking Manager.

Doe para a equipe humanitária do OpenStreetMap


mapa do USGS do epicentro e localizações de tremores secundários
Colaboradores do OSM no Kathmandu Living Labs operacional um dia após o terremoto. A partir de Catmandu, eles apoiam o governo e organizações internacionais, enquanto a comunidade global do OSM revisa remotamente e rapidamente o OpenStreetMap.

Danos

Grandes partes de Catmandu foram reduzidas a pedregulhos, incluindo muitos Patrimônios da Humanidade. APraça Darbar em Catmandu, Patrimônio da Humanidade, foi convertida em ruínas pelo massivo tremor.

A reação

Além da grande reação de organizações humanitárias, grupos locais, como o Kathmandu Living Labs (KLL) (abaixo à direita) se mobilizaram para ajudar. KLL, trabalhando com OSM e HOT, já mapearam grande parte do Vale de Catmandu, mas muito mais precisa ser feito.

Serviços de mapa e dados

Sobre o OpenStreetMap

OpenStreetMap oferece um mapa online e uma base de dados espacial que é atualizada a cada minuto. Diversos mapas online são baseados no OpenStreetMap, incluindo Ferramentas de navegação como OSRM. Ferramentas e serviços permitem a extração de dados para especialistas em GIS, dados roteáveis para Garmin GPS, navegação GPS com telefone móvel e o carregamento de outros dados de acordo com o dispositivo. Com conexão à Internet, sincronização de forma regular é possível, por causa do acesso aberto aos dados contribuídos pela comunidade à medida que eles são carregados. O download em lote de dados do OpenStreetMap é ideal para uso offline. Além disso, mapas podem ser impressos em papel, se necessário.

Navegue na área da ativação para ter uma ideia dos dados que estão disponíveis neste momento. Estilos de mapa diferentes, incluindo um estilo especial humanitário, pode ser selecionado no lado direito da tela. Apesar de alguns dados não serem renderizados (não aparecerem) no mapa online, eles podem ser exportados a partir da base de dados para outros usos que requerem mais detalhes (veja a seção de exportação abaixo).

Mapas impressos

Mapas grandes em tamanho poster e atlas em papel em tamanho carta de áreas personalizadas podem ser impressos:

  • FieldPapers Mapas impressos com grade para exame de campo ou propósitos gerais de navegação,
  • MapOSMatic Mapas impressos grandes com grade, índice de ruas e pontos de interesse, bons para centros de comando, hospitais, etc.
  • Mapas do terremoto do Kathmandu Living Labs extrações PDF das principais cidades para impressão

Exportando dados do OpenStreetMap

Atualizações frequentes

Formato OSM ShapeFiles para softwares GIS Navegação offline em dispositivos pequenos
Atualizações diárias (colaborador osm) .pbf Shapefile(Esri)
13 camadas temáticas
OSMAnd obf Central Nepal(~20Mb)
OSMAnd obf Nepal (~50Mb)
GPS Garmin IMG
atualizações a 30 minutos por geofabrik
veja diretório de download
.pbf Shapefile(Esri)
atualização a 30 minutos
Camadas temáticas (estradas, acampamentos de deslocados, uso de terreno, serviços, nomes de lugares)
GFDRR Innovation Lab do geofabrik
.pbf Shapefile(Esri)
Atualizado a cada poucos dias por kleineisel.de
navegável, contém linhas de contorno por altitude (dados SRTM), o design do mapa é similar ao topo maps.
GPS Garmin IMG
Atualizações a cada hora milovanderlinden OSMAnd obf(~22Mb)
Atualizado a cada 2 horas Mail Garmin, Android, Garmin-Basecamp, QLandkarte

Instância Taginfo temporária Taginfo nepal logo.png que mostra statísticas de tags somente para o Nepal. Atualizado a cada 30min a partir da extração Geofabrik. (se o servidor dns - http://nepal-taginfo.openstreetmap.hu/ - não for atualizado, tente http://178.62.129.19/ )

Informação sobre os diversos formatos de exportação OSM

Reação do OpenstreetMap

Hot logo with text.svg

Atualizações sobre esta ativação são postadas na lista de discussão HOT.

Coordenação e discussão também podem acontecer no canal IRC do HOT (link direto) ou servidor Mumble.

O guia geral de mapeamento remoto do Nepal pode ser útil para identificar elementos geográficos típicos do Nepal.

Como ajudar

Editando mapas

  • Você pode contribuir através da Internet traçando edifícios, estradas, rios, etc. Para reagir rapidamente e dar suporte à ação humanitária, precisamos de muitos colaboradores para edição remota de mapas. Para começar, visite LearnOSM.org. Siga o tutorial do LearnOSM sobre o Task Manager. A melhor maneira de aprender é participar de Mapathons onde colaboradores experientes da comunidade apresentam os primeiros passos da edição de mapas a iniciantes.
  • Colaboradores experientes do OSM são convidados a ler o guia de classificação de rodovias no Nepal e revisar a classificação de estradas. Você pode também assegurar a qualidade do mapeamento ao validar tarefas do Task Manager ou utilizando as diversas ferramentas de controle de qualidade do OSM.
  • Equipes humanitárias em campo e pessoas com conhecimento local são também essenciais. Você pode completar o mapa adicionando nomes de ruas ou outros elementos. Você pode inclusive editar mapas utilizando dispositivos móveis. Além disso, aplicativos estão disponíveis para mapeamento online ou offline.
  • Você pode adicionar uma nota ou reportar um erro através de uma Anotação no mapa online. Colaboradores OSM irão editar o mapa a partir de seus comentários.

Projetos no Task Manager

Os seguintes projetos foram criados no Tasking Manager OSM :


  No. da Tarefa     Localização O que mapear Expiração da imagens aéreas Status do mapeamento da tarefa Status da validação da tarefa
Tarefa 1018 (prioridade) Grandes áreas nos arredores de Catmandu Segunda passada para mapeamento detalhado N/D Em andamento Em andamento
Tarefa 190 (prioridade) Vale de Catmandu, inclui mais imagens aéreas apenas edifícios N/D Em andamento Em andamento
Tarefa 1006 Norte de Narayangadh e leste de Pokhara Áreas residenciais e edifícios N/D Em andamento Em andamento
Tarefa 1009 Gorkha Áreas residenciais e edifícios N/A Completa Em andamento
Tarefa 1008 Catmandu Acampamentos de deslocados N/A Completa Em andamento
Tarefa 1010 Banepa Acampamentos de deslocados N/A Completa Em andamento
Tarefa 1014 Sindhupalchowk área fortemente afetada, mapeamento detalhado necessário N/D Em andamento Em andamento
Tarefa 1015 Dhunche Rasuwa área fortemente afetada, mapeamento detalhado necessário N/D Completa Completa
Tarefa 1016 Langtang Rasuwa área fortemente afetada, mapeamento detalhado necessário N/D Completa Completa
Tarefa 994 Norte de Catmandu e áreas motanhosas remotas apenas rodovias N/D Em andamento Arquivada
Tarefa 995 Leste de Catmandu e áreas motanhosas remotas apenas rodovias N/D Em andamento Arquivada
Tarefa 1001 Oeste de Catmandu e áreas motanhosas remotas apenas rodovias N/D Completa Arquivada
Tarefa 1002 Noroeste de Catmandu - Área de Conservação Manaslu rodovias, vilarejos, edifícios N/D Arquivada Arquivada
Tarefa 1004 Sudoeste de Catmandu rodovias N/D Em andamento Arquivada
Tarefa 1003 Norte de Dunche, inclui mais imagens aéreas mapa detalhado N/D Completa Completa

Estes projetos estão todos listados juntamente com outros em http://tasks.hotosm.org/

Resumo de tarefas e cobertura de imagens aéreas no uMap.

Estatísticas de todas as tarefas podem ser encontradas no Dashboard de Progresso do Mapeamento no Nepal.

Melhorias gerais no mapa

Assim como contribuições em forma de polígonos, pode-se também fazer melhorias mais amplas no mapa. Revisar/melhorar a consistência geral do mapa é bastante útil, mas é também mais passível de haver conflitos de edição, então por favor salve com frequência e entenda que num momento de crise como este conflitos de edição acontecem.

Qualquer conhecimento local como infraestrutura, edifícios ou nomes de estradas que vc conhece e pode identificar são extremamente úteis para organizações em campo.

Mapear rodovias é de alta prioridade, e uma boa referência de convenções usadas na categorização das estradas é a página de rodovias do Nepal..

OpenStreetMap é um mapa editável, então podemos melhorá-lo se algo estiver errado ou faltando (Guia do iniciante). Isto é particularmente útil se você tem algum conhecimento local ou se você pode coletar dados em campo (nomes de ruas etc)

'Pessoas com conhecimento local mas que não sabem como editar o OpenStreetMap são vitais para nossos esforços de ajuda humanitária. Você pode compartilhar seu conhecimento através de "Anotações". Assim você pode deixar uma marca no mapa e anexar uma anotação com informação sobre a localização/edifício/rodovia e um mapeador experiente do OSM vai incorporá-la no banco de dados OSM. Para intruções simples sobre como compartilhar seu conhecimento com nossos mapeadores, por favor leia este guia rápido sobre anotações:

Como compartilhar conhecimento local facilmente com Anotações OSM

Imagens aéreas e mapas de referência

Satélite Pleiades, Airbus Defense & Space

2014-04-27 Pleiades 2014-11-29 e 2015-04-27 foram usados para identificação de acampamentos de deslocados pós-disastre em Catmandu.

Pedidos de imagens aéreas

Imagens aéres novas e de arquivo estão sendo requisitadas através de departamentos de ativação internacionais e provedores de imagens. HOT identificou áreas que necessitam de imagens de alta resolução para produção de mapas de base, assim como para a avaliação de danos. Áreas requisitadas são evidenciadas em azul brilhante neste mapa:

http://umap.openstreetmap.fr/en/map/hot-imagery-coordination_37804#9/28.0623/85.2251

Satélite Pleiades, Airbus Defense & Space

Pedidos de imagens aéreas

Imagens aéreas hospedadas pela reação de crises do Google

Bing

DigitalGlobe

Organização de Pesquisas Espaciais da Índia

Mapbox

Formosat-2

ESA Sentinel-1A

Mapas topográficos em domínio público

Outros dados

Outros recursos

Relatórios e notícias

Uso documentado

Visualizações de mapas

Mapas Online

Ferramentas de navegação

http://openrouteservice.org/disaster-nepal