Pt:Beginners Guide 1.3

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

Criar /editar dados do mapa

Os dados do mapa no OpenStreetMap são compostos por 3 elementos:

  • nó Nós: Os nós são pontos individuais que servem para marcar localizações específicas (como uma caixa de correio).
  • caminho Linhas: Uma linha é composta por pelo menos 2 nós e em alguns casos podem ser composta por centenas ou milhares deles como por exemplo um rio extenso. As linhas servem para mostrar estradas, caminhos, rios, etc.
    • Linhas fechadas: são linhas cujos segmentos estão todos ligados. São usados para "áreas" como parques de campismo, áreas reservadas, lagos, ilhas, edifícios, etc.
  • relação Relações: são utilizadas para agregar uma série de elementos, que podem ser nós, linhas e/ou linhas fechadas. As relações não são usadas para qualquer fim como "ruas da cidade de Lisboa" (para isso existem ferramentas que podem determiná-las automaticamente sem ser através de relações), mas sim para rotas, restrições de viragem e áreas que não são contíguas. Uma estrada muito longa, como uma estrada nacional, deve ser separada em várias linhas e agrupada com uma relação. Um outro exemplo são os parques nacionais que tenham várias áreas separadas que podem ser agrupadas numa relação.


Representação esquemática de nós e linhas

(1)nó (2)linha (3)linha fechada. Todos estes elementos podem ter etiquetas a descrever o nome do elemento, o tipo de estrada, entre outras características.

Editores

Existem vários editores à escolha:

  1. O iD é o editor mais recente que pode ser utilizado no navegador de internet. É à base de HTML5/Javascript.
  2. O Potlatch é um editor antigo baseado em Flash também utilizado no navegador de internet. É necessário ter o Flash instalado.
  3. O JOSM é um programa autónomo do navegador de internet com muitas mais funcionalidades que os outros editores do navegador. É utilizado por muitos utilizadores experientes, mas tem de ser descarregado e instalado no computador, assim como o Java. Por ter muitas funcionalidades leva algum tempo a compreender as funcionalidades dele.