Pt:Good changeset comments

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Porque devo usar comentários em conjuntos de edições (changesets)?

Existem várias razões para usar um comentário que descreva uma edição no mapa (changeset):

  • Como cortesia para com outros colegas editores, pois torna mais fácil perceber o que foi feito e porquê. A ausência de um comentário dá a entender que "não tens nada a ver com isso", o que não se enquadra bem num projeto onde estamos todos a trabalhar na mesma coisa!
  • Para evitar mal-entendidos e corrigir erros rapidamente – se uma edição com o comentário "adicionei algumas casa pelo Bing" apaga 50 restaurantes, é óbvio que se trata de um erro. Por outro lado, uma edição com o comentário "apaguei restaurantes que estavam fechados durante a sondagem da semana passada" deixa claro que a intenção era apagar os restaurantes.
  • Para valorizar as tuas edições e prevenir guerras de edições explicando por que razão fizeste algo e quais foram as tuas fontes. Se alguém vê uma casa que adicionaste, mas que não está visível nas suas imagens aéreas, é grande a probabilidade de ela ser apagada. Se o comentário disser "adicionei casa construída recentemente", vão pensar duas vezes!
  • Para avivar a memória. Os comentários ajudam a relembrar o que fizeste, porquê e quando. Podem passar 6 meses ou 1 ano até quereres consultar a informação dos comentários, e é difícil prever que motivo te levará a precisar de encontrar uma edição antiga.

Alguns editores também usam os comentários para guardar coisas que não fizeram, ou ainda não fizeram ("… mas ainda precisa de uns ajustes", "… mas a área a oeste do rio ainda está em falta", etc).

Há situações em que é óbvio o que foi feito num changeset - especialmente se este afetar um único objeto - mas tais situações são menos comuns do que possas imaginar. Se corrigiste um pequeno erro ortográfico, um comentário "corrigi erro ortográfico" deixa claro que era essa a tua intenção, ao invés de ter sido o teu gato a brincar com o teclado outra vez!

É obrigatório usar comentários em conjuntos de edições?

Como descrito em cima, usar comentários em conjuntos de edições é um bom hábito, e a ausência deles poderá ser considerada uma falta de educação, sobretudo se já mapeares há muito tempo. O Data Working Group tem a autoridade para forçar o uso de comentários em conjuntos de edições e fá-lo-á com frequência caso outros membros da comunidade se queixem acerca das edições de alguém.

Como escrever comentários em changesets?

Um bom comentário deverá descrever a edição de forma concisa e adequada. No mínimo, deverá incluir um verbo (como mudaste as coisas) e um objeto (o que mudaste), e pode ser melhorado ao listar que lugares foram editados e quais foram as fontes usadas.

Foca os comentários no que foi alterado no mapa. Evita comentários do tipo:

  • o teu contacto (por exemplo, endereço de correio eletrónico),
  • ou as tuas boas intenções (por exemplo, "para ajudar pessoas").

Para este propósito, a descrição no teu perfil de utilizador em "https://openstreetmap.org/user/<nome_de_utilizador>" é o lugar certo. Ao clicar no teu nome de utilizador, outros utilizadores podem ver quem és, quais as tuas motivações e a tua apresentação.

Exemplos

Exemplos de bons comentários incluem:

  • "Adicionei edifícios em área industrial"
  • "Adicionei um caminho pedestre a ligar a Rua da Alegria à Avenida 25 de Abril, com base em conhecimento local"
  • "Atualizei moradas pelo INE"
  • "Atualizei fronteiras do Parque Nacional da Peneda-Gerês"
  • "Adicionei estradas e ciclovias a SE de Coimbra"
  • "Adicionei casas e números de porta baseado no Bing e conhecimento local. Infelizmente não foi possível encontrar alguns números."

Alguns comentários são inúteis e não trazem nenhum dos possíveis benefícios. Alguns exemplos:

  • "BBOX:3.23,41.96,3.23,41.96 ADD:14 UPD:0 DEL:0"
  • "151005-DE-FUe"
  • "Edição enviada via ArcGIS Editor para o OpenStreetMap dec20 às 1/13/2012 9:56:00 AM"
  • "algumas correções"
  • "correção"
  • "adições ao mapa"
  • "#hotosm-project-1234 #MissingMaps #Country #redcross"
  • "--"
  • "asdf"
  • "Estados Unidos"

Lembra-te de que os teus comentários serão guardados na base de dados enquanto o projeto viver. Não os uses para libertar a tua fúria em programas ou outros editores que te podem ter pedido para corrigir algo ou podem ter questionado as tuas fontes.

Cuidado ao adicionar a um conjunto de edições existente

Tenta manter conjuntos de edições num tamanho aceitável, tanto em número de mudanças como na área geográfica abrangida.

Comportamentos dos diferentes editores:

  • o iD cria um novo changeset em cada upload. → Esta secção não é relevante para o iD.
  • o Potlatch (versões 1 e 2) adiciona edições a um changeset já existente, mas podes carregar em "C" para fechar o changeset atual.
  • o JOSM cria um novo changeset em cada upload, mas é possível alterar essa configuração no menu de upload.

Quando fazes upload de um changeset e escreves uma descrição, alguns editores (com determinadas configurações), nem sempre fecham o changeset de imediato. Assim, edições subsequentes podem ser adicionadas ao mesmo changeset e, portanto, partilhar o mesmo comentário.

Se acabaste um conjunto de mudanças e estás a começar algo diferente, faz por guardar estas novas mudanças num novo changeset, com o seu próprio comentário apropriado.

Reutilizar comentários antigos

Grande parte dos editores permitem reutilizar comentários antigos. Isto pode, por vezes, fazer sentido, mas não caias na armadilha da conveniência ao usar comentários demasiado genéricos (por exemplo, "algumas correções") só para os poderes reutilizar em edições futuras. Isto torna os comentários inúteis. Tem cuidado para não reutilizares um comentário antigo que não se encaixa com as edições feitas.

Por defeito, o JOSM preenche automaticamente a caixa de comentário com o último comentário usado, se tiver menos de 4 horas, o que pode levar a reutilizar um comentário antigo (e errado) acidentalmente. É possível desativar esta funcionalidade completamente.

Hashtags

Alguns utilizadores começaram a usar hashtags em comentários. Como as hashtags são principalmente viradas para máquinas e não humanos, houve algum debate sobre se as hashtags são "bons comentários", e não se chegou a um consenso. O OpenStreetMap permite adicionar outras etiquetas aos changesets, e as palavras-chave para máquinas ficariam melhor na sua própria etiqueta, como "keywords" ou "hashtags". A partir de agosto de 2017, o editor iD suporta um campo "hashtags" em changesets. Apesar disso, algumas ferramentas ainda preenchem os comentários com hashtags, e outras usam (e até dependem), da sua presença para analisar e visualizar changesets.

O que fazer se alguém não escrever bons comentários?

Escreve ao mapeador e pede educadamente que o faça!

Se estás a comentar num changeset de outro utilizador, tenta sempre ser educado:

Olá, $mapper

Ou, se forem novos utilizadores:

Olá, $mapper, sê bem-vindo(a) ao OpenStreetMap!

Se têm usado comentários demasiadamente curtos ou inúteis, como por exemplo ".", podes adicionar a frase seguinte à sugestão acima:

Por favor, deixa comentários úteis nos conjuntos de edições - Um "." não ajuda outros mapeadores a compreender o que estiveste a fazer.

Se falar o mesmo idioma que tu, escreve nesse idioma. Caso contrário, usa um tradutor online, como o Google, Microsoft, ou Deepl, para traduzir a mensagem no idioma da pessoa a quem te estás a dirigir.

Procurar por comentários de changesets

Inicia sessão no OSMCha, vai a "Filtros", adiciona um comentário e clica em "aplicar".

Ver também