Pt:Tag:highway=escape

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg highway = escape
A7-Notbremsweg.jpg
Descrição
Via escapatória - zona fora da faixa de rodagem, destinada à imobilização de veículos em caso de falha do sistema de travagem. Show/edit corresponding data item.
Grupo: Rodovias
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: aprovadoPage for proposal

Descrição

Uma  via escapatória ou rampa de emergência é uma zona fora da faixa de rodagem, destinada à imobilização de veículos em caso de falha do sistema de travagem. Normalmente, é uma via longa, com superfície de areia ou gravilha, e de inclinação superior à da estrada principal, com capacidade para acomodar grandes camiões/caminhões. A gravilha funda permite que o momento do veículo se dissipe de forma controlada e relativamente inofensiva, permitindo ao condutor imobilizá-lo em segurança.

Grande parte das autoestradas têm estas rampas em descidas longas ou de grande inclinação.

Placa de sinalização em Portugal para indicar a presença de uma via escapatória.

Como mapear

  • Desenhar a linha caminho da escapatória e etiquetar com highway=escape.
  • Indicar o tipo de superfície com surface=*.
  • Usar a chave escape:type=* para mapear os diferentes tipos de escapatória (ver uma lista dos valores usados em taginfo)
  • Antes da via escapatória, etiquetar as vias da estrada principal imediatamente antes da escapatória com access:lanes=* e yes|yes|escape num caso em que haja três vias, das quais a mais à direita conduz à via escapatória.
  • Também é possível desenhar os muros que envolvem a via, caso existam, com barrier=wall.

Exemplos

Tipos de via escapatória

  • arrester_bed: uma rampa com gravilha adjacente à estrada principal que usa a resistência de rolamento para parar o veículo. A distância necessária para parar depende da massa e da velocidade do veículo, a granulosidade do material e a sua resistência de rolamento.
  • gravity: uma via longa e ascendente paralela à estrada. Requer um comprimento grande. O controlo pode ser difícil para o condutor e há risco de o veículo rolar para trás depois de parar.
  • sand_pile: uma distância curta de areia amontoada. Entre os problemas, estão: grande desaceleração; impacto das condições climáticas sobre a areia (humidade e congelamento); e veículos que se viram e/ou capotam após o contacto com a areia.
  • mechanical_arrestor: um sistema patenteado de redes de aço inoxidável que se estende sobre uma rampa pavimentada que reduz a velocidade de um veículo na rampa. As rampas deste tipo são tipicamente mais curtas que as rampas de gravidade e podem ter uma inclinação descendente. Uma dessas rampas, em Avon, CT, EUA, tem uma superfície eletricamente aquecida para impedir a acumulação de neve e gelo.

Ver também

Erros comuns/possíveis de etiquetagem

Se souber de locais com esta etiqueta, verifique se podem utilizar outra etiqueta.
As edições automatizadas são extremamente desaconselhadas a menos que saiba o que está a fazer!