Brazil/Associação/Rodada/2

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Entidade OSM-BR
Itens em uso:
›› recesso para revisão ‹‹ 
...Estatuto final (p. consulta)
Outros subsídios:
URL-curta da home:
http://bit.ly/OSM-BR

Segunda rodada de "discussão estruturada", com grupo reduzido, focado na construção da enquete aberta a toda a comunidade OSM-BR. Esse grupo de "força tarefa" elaborou o form 13osrD6TJ-xMUCAmqMsTUDnMGAEeZyu1SBpHhmrrhmKA agora desativado, e a versão final, que corresponde ao google-form da rodada-3 (link do form).

Discussão baseada em

  • rodada preliminar no Telegram e na video-conferência de 2018-03-20.
    RESULTADO: ver textos finais abaixo. Participaram (das 19:30 às 20:10) PPKrauss, Thierry, e Santamariense.
  • discussão final no Telegram entre os dias 26 e 30 de março.
    RESULTADO: versão final do formulário.



Subsídios e decisões principais

  • Enchuto e objetivo: conforme decidido no Telegram... Por exemplo 3 a 5 questões.
    As demais perguntas são apenas para quem se posicionar como potencial candidato a se associar.

Texto introdutório

Proposta 1

Olá! Somos um grupo da comunidade OSM-BR que vem ensaiando desde 2014 a formação de uma entidade. Queremos apenas uma infra-estrutura local, brasileira, para gerenciar melhor nossos projetos e fazer nossos experimentos sem interferir no estado do mapa.

Já começamos a usar o domínio OPENSTREETMAP.COM.BR e gostaríamos de convidar todos os membros da comunidade a usar e decidir como usar melhor, que ferramentas instalar, etc. Manter essa infraestrutura é barato, mas ainda assim vai ser preciso fazer uma vaquinha. E de quebra aprendemos a fazer isso com transparência e democracia, exercitando o voto, a busca de consenso, a divisão de responsabilidades, e sobretudo a soma de esforços para criar coisas novas e melhores.

Se você tem algum tipo de interesse, por favor reserve alguns minutos para responder o questionário abaixo. Se o interesse não é tão grande, basta responder as primeiras 4 perguntas.

Proposta 2

... Sérgio/telegram...

Proposta 3

Olá! Somos um grupo da comunidade OSM-BR que vem ensaiando desde 2014 a formação de uma entidade. Queremos apenas criar uma associação sem fins lucrativos para gerenciar melhor nossos projetos e termos representatividade junto a empresas, governo e a própria comunidade.

Já começamos a usar o domínio OPENSTREETMAP.COM.BR e tivemos algumas iniciativas de contatos institucionais e gostariamos de convidar todos os membros da comunidade interessados em se juntar a nós nesta iniciativa.

Se você tem interesse, por favor reserve alguns minutos para responder o questionário abaixo. Se o interesse não é tão grande, basta responder as primeiras 4 perguntas.

Versão final

(titulo "Desejo participar da criação da Associação OSM-BR")

Olá! Somos um grupo da comunidade OSM-BR que vem ensaiando desde 2014 a formação de uma associação sem fins lucrativos para gerenciar melhor nossos projetos e termos representatividade junto a empresas, governo e a própria comunidade.

Já começamos a usar o domínio OPENSTREETMAP.COM.BR e tivemos algumas iniciativas de contatos institucionais e gostaríamos de convidar todos os membros da comunidade interessados em se juntar a nós nesta iniciativa.

Se você tem interesse, vai em seguida receber e-mails do grupo com mais links, informes e ser convidado(a) a votar ou responder questionários pedindo seu posicionamento sobre objetivos da associação e temas afins.

Versão final das perguntas

Durante a consulta pública da primeira versão algumas novas objeções foram levantadas... Entre os dias 26 e 30 de março no Telegram-Associação foi discutido o formulário de um ponto de vista mais estratégico e da percepção da comunidade.

A conclusão é que num primeiro contato, para haver o máximo de captação de interessados com um mínimo de mal-entendidos, o melhor é oferecer apenas uma interface para registro do e-mail dos interessados.
Só depois, dentro deste grupo registrado iniciar as enquetes.

Na discussão votou-se (num quorum esperado de ~7 foram 4 votos a favor e uma abstenção) a eliminação do campo pedindo nome completo, ficaram apenas os campos:

  • E-mail
  • Usuário Openstreeetmap
  • Cidade onde reside
  • Comentário livre.

O formulário está preservado e disponível como google-form da rodada-3 (link do form).


Primeira versão das perguntas

Foi cancelado temporariamente o formato "questionário". As mesmas perguntas poderão ser re-utilizadas numa Rodada-4 por exemplo, já orientada aos interessados cadastrados.

Questões básicas

(dados abertos: o seu username também será publicado)

  1. Você gostaria que a Comunidade dos mapeadores OpenStreetMap no Brasil tivesse uma entidade formalmente reconhecida?
  2. Você teria vontade de se associar a uma entidade formal que congregue membros da comunidade OpenStreetMap no Brasil?
  3. Você gostaria que essa mesma entidade também fosse um capítulo da OSMF?
  4. Qual o seu nome de usuário OSM?
    (o username de https://www.openstreetmap.org/user/{username})
  5. Você tem interesse em apoiar e participar do processo de fundação da Associação? (se sim complemente os demais dados, senão pode deixá-los em branco)

Questões adicionais para interessados

(dados sigilosos)

  1. nome completo (obrigatório)
  2. e-mail (obrigatório)
  3. Telefone
  4. Cidade (UF)
  5. Comentário livre