Pt:Google Maps user contributions

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Google Map Maker)
Jump to navigation Jump to search

an unequal sign

Esta página é uma tradução de outra página, mas o conteúdo parece estar fora de sincronia com o texto original (geralmente a versão em inglês ou alemão). Por favor, ajude a atualizar esta tradução, se possível.

Google Map Maker é um sistema do google para compartilhar dados georreferenciados. É um rival direto do OpenStreetMap no que tange a competição por contribuidores. OpenStreetMap é melhor do que o Google por uma simples e fundamental razaõa:

Google Map Maker é um sistema fechado.

Somente o Google pode escolher o que pode ser feito com os dados que você contribui.

Você insere geodados, a posição de estradas, etc. Você vê isso no Google Maps e em uma gama de serviços e ferramentas produzidas com os dados, mas...

Você não pode obter de volta os geodados que inseriu. A Google é proprietária dos dados e protegem seus interesses comerciais mantendo seus dados a sete chaves (mesmo que tenha sido contribuido por você).

Se você gastar tempo contribuindo para o Google Map Maker, você está ajudando uma compania commercial a construir suas dominâncias de mercado..

Simple sad face.svg

OpenStreetMap oferece dados abertos.

Qualquer um está permitido a usar seus dados - para os mais úteis, divertidos e excitantes propósitos.

Você insere os dados, você vê eles no OpenStreetMap.org e usa ele numa gama de serviços e ferramentas, e...

Os dados estão disponíveis para download com uma licença aberta, dando a qualquer um a liberdade de reusar, redistribuir e construir aplicações com ele. A licença permite uso comercial, mas o OpenStreetMap em si, embora o OpenStreetMap em si seja uma organização com dados abertos sem fins comerciais e por uma boa causa.

Se você gastar tempo contribuindo para o OpenStreetMap você está ajudando uma boa causa, e construindo uma base de dados geográficos de todo o mundo que é livre e aberto a todos - para sempre.

Simple happy face.svg

A diferença é a noite e o dia e muitas pessoas ainda não conseguem notar as questões acerca da abertura de seus dados. Há tendência ao invés disso de focar na vizualização do mapa renderizado, e outros serviços adjacentes. Enquanto temos serviços adjacentes equivalentes (veja Comparison Google services - OSM (en)) OpenStreetMap é aberto em níveis muito mais fundamentais e isto seguramente vale a pena considerando por cada um dedicar um monte de tempo através de contribuições.

No andar da carruagem

Licenciamento e propriedade aparte, muitas comparações tem sido desenhada entre OSM e Google Map Majer. Ambos os projetos obtém geodados de contribições voluntárias de áreas do mundo sub-mapeadas ou mesmo não mapeadas.

Quando o Google Map Maker foi lançado, o OpenStreetMap estava comparativamente mais detalhada em todo o mundo, com exceção dos United States.

A Google poderia usar os dados do OpenStreetMap em seus mapas, porém a Google se lançou no mercado concorrendo com contribuições de mapeadores voluntários com o OpenStreetMap.

Licenciamento incompatível

Ao contrário do OpenStreetMap, a licença do Map Maker não provê acesso aos dados. Unlike OpenStreetMap, Map Maker is not licensed to provide access to the data. O Google reivindica a propriedade do que for agregado a sua base de dados e as contribuições não podem ser compartilhadas ou usadas por qualquer outro a não ser pelo próprio Google.

Os dados do Google Map Maker é ao invés disso incompatível com o OpenStreetMap, e usuários dos OSM não devem copiar dados do Map Maker para o OSM, nem deviam entrar com os dados do OSM no Google Map Maker. Neste último caso só pelo fato que quem usar os dados do OpenStreetMap tem que citar a fonte de dados, e é claro... a Google quer manter o império que tem sobre os mapas, por isso criou o Map Maker para fazerem correções em seus mapas e se tornar cada vez mais dona dos dados geoespaciais do mundo.

Desenvolvendo países

O Google inicialmente lançou o Map Maker em poucos países onde não haviam geodados. Eles usaram a Índia e o Paquistão como um grande campo de teste. Eles também empurraram e continuam a empurrar o Google Map Maker para as organizações de ajuda humanitária onde o HOT – o time humanitário do OpenStreetMap – onde o OpenStreetMap tenta convencer que é a melhor opção.

Sumário

Devemos encorajar usuários que estão considerando contribuir para o Google Map Maker a contribuir seus dados e conhecimentos ao OpenStreetMap ao invés disso. O OpenStreetMap é mais detalhado, está crescendo mais rapidamente e o mais importante, licenciado especificamente como livre permitindo novos e criativos usos. Fazendo contribuições ao OpenStreetMap todo mundo se beneficia, ao passo que, as contribuições ao Google Map Maker tem benefícios limitados.

Veja também

Warning: Default sort key "Google Map Maker" overrides earlier default sort key "Google Maps user contributions".