Pt:Boundaries

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Boundaries (Fronteiras) são usadas para delimitar o contorno de áreas, geralmente de uma divisão política, mas podem também delimitar outras áreas administrativas.

Veja também a relação boundary.

Fronteiras Administrativas

Os passos para mapear uma fronteira administrativa (país, estado, município, bairro, etc.) são:

  1. Desenhe o traçado da fronteira, ou utilize um traçado pré-existente. Frequentemente, uma fronteira administrativa coincide com um rio ou uma rua, recomendando-se utilizar o mesmo traçado do rio ou rua como parte da fronteira. Observe que, se a fronteira seguir um dos lados da rua (ao invés de coincidir com o meio da rua), ela deve ser traçada separadamente.
  2. Crie uma relação com os tags type=boundary + boundary=administrative + admin_level=* + name=*, definindo name como o nome do lugar (o nome do país, estado, município, bairro, etc.) e admin_level um número de 1 a 10, representando o tipo de lugar, conforme a tabela abaixo.
  3. Adicione à relação os segmentos que definem o contorno do lugar, com regra "outer" (ou "inner", se for o caso); ver Relation:boundary.
  4. Crie um ponto no local onde o nome do lugar deve ser colocado no mapa, adicione os tags place=* + name=* + is_in=* e adicione-o à relação, com regra "label".
  5. Se algum trecho da fronteira não coincidir com rio ou rua, adicionar os tags boundary=administrative + admin_level=* à linha, sendo admin_level um número de 1 a 10, conforme a tabela abaixo.
Valores possíveis de admin_level e os seus significados no Brasil
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
N/A Fronteira Nacional
(National Border)
Regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste)
(Regions)
Unidades Federativas (Estados e Distrito Federal)
(States)
Mesorregiões
(Meso-regions)
Regiões Metropolitanas
(Metropolitan Areas)
Microrregiões
(Micro-regions)
Municípios
(Municipalities)
Distritos e Sub-Prefeituras
(Districts)
Bairros e Sub-Distritos
(Suburbs and Neighborhoods)