Pt:Downloading data

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

É possível 'fazer download dos dados do mapa' do conjunto de dados do OpenStreetMap de várias maneiras. O conjunto completo de dados está disponível na área do site do OpenStreetMap download. Também é possível selecionar áreas menores para download. Os dados normalmente vêm na forma de arquivos XML formatados .osm. Se você quiser apenas usar um "mapa" (por exemplo, para um dispositivo GPS), provavelmente não desejará fazer o download desses dados brutos; em vez disso, verá outras opções de download do OSM.

Algumas coisas a considerar:

  • O planeta inteiro é uma enorme quantidade de dados. Comece com um extrato regional para garantir que sua configuração funcione corretamente. Ferramentas comuns como Osmosis ou várias ferramentas de importação para database importam e conversores levam horas ou dias para importar dados, dependendo em grande parte da velocidade do disco.
  • OpenStreetMap é um projeto federativo. Isso significa que muitos recursos essenciais são fornecidos por provedores de terceiros. Seja corajoso, tente baixar lá primeiro. Os [[servidores] oficiais] não são centros de dados enormes e não possuem recursos amplos. Eles são bastante dedicados a manter o fluxo de dados em sincronia.


Todos os dados de uma vez

Planet.osm contém o planeta inteiro. Este é um instantâneo dos dados atuais, geralmente da última quarta-feira. Isso é quase 40 GB comprimido.

O história do planeta contém até mesmo a história de quase todos os objetos e é ainda maior.

Enormes quantidades de dados

Vários extract permitem o download de tamanhos de arquivo mais gerenciáveis, de um continente inteiro para partes de um país. Ferramentas como osmose, osmconvert e osmfilter ajudarão você a extrair dados específicos dessas extrações.

XAPI e Overpass API permitem o download de conjuntos de dados personalizados, como caixas delimitadoras arbitrárias, elementos com tags específicas, redes de transporte público ou outros recursos.

Pequenas quantidades de dados

Usando a aba export, pode-se selecionar uma parte do mapa e baixar os dados em vários formatos, incluindo XML OSM. Isso funciona intencionalmente apenas com baixos níveis de zoom.

Uma operação básica do OpenStreetMap API, é o pedido de 'mapeamento'. Para a documentação relevante da API, consulte: API v0.6 # Recuperando dados do mapa por caixa delimitadora: GET /api/0.6/map. Além disso, a api principal permite que você baixe o XML de elementos únicos e o histórico de cada um desses elementos. É dedicado a edição, não downloads. Não use isso para solicitações em massa, porque isso exige muitos recursos. Por favor, use Overpass API ou XAPI.

O JOSM fornece uma interface útil para selecionar a área que você deseja baixar, e visualização instantânea de todos os dados que você baixou. Você pode editar os dados para enviá-los novamente mais tarde. Você também pode salvar os dados no arquivo .osm </ tt> (formato de arquivo JOSM) para processamento adicional. Mas, como ela emprega a API principal, ela não é destinada ao download de grandes quantidades de dados.

Observe que o uso da API (e especialmente as solicitações de dados do mapa da bbox) está sujeito à nossa política de uso da API. O uso pesado (ou um grande número de solicitações de "muitos" usuários) deve usar um dos serviços mencionados acima.


Escolha sua região

A região é especificada por uma 'caixa delimitadora' , que consiste em uma latitude e longitude mínima e máxima. Escolha uma região tão pequena quanto útil, já que regiões maiores resultarão em arquivos de dados maiores, tempos de download mais longos e uma carga mais pesada no servidor. O servidor pode rejeitar sua região se ela for maior que 1/4 grau em qualquer dimensão. Quando você está começando, escolha uma região muito pequena para poder descobrir as coisas rapidamente com pequenos conjuntos de dados.

Existem várias maneiras de encontrar valores de latitude e longitude. Como estamos interessados ​​em uma caixa delimitadora, talvez a maneira mais clara seja usar os recursos de seleção da caixa delimitadora do link "exportar dados". No homepage map, desloque-se e aproxime-o para aproximar-se da área correta e, em seguida, clique em "exportar dados" (link à esquerda). Esta exibição da barra lateral inclui os quatro valores que você precisa para uma caixa delimitadora que corresponda às extensões da viewport. Clique em "Selecionar manualmente uma área diferente" e arraste uma caixa para selecionar exatamente a região desejada.

Construa um URL para a API HTTP

Agora, você deve criar um URL de solicitação da API, conforme especificado na caixa map request docs. No URL, uma caixa delimitadora é expressa como quatro números separados por vírgulas, nesta ordem: esquerda, inferior, direita, superior (minima, min lat, max longa, max lat). Latitude e longitude são expressas em graus decimais. A latitude norte é positiva, a latitude sul é negativa. A longitude oeste é negativa, a longitude leste é positiva. O método descrito na seção anterior fornecerá valores adequados.

Exemplo:

https://api.openstreetmap.org/api/0.6/map?bbox=11.54,48.14,11.543,48.145

A API é limitada a caixas delimitadoras de cerca de 0,5 grau por 0,5 grau e você deve evitar usá-lo, se possível. Para áreas maiores, você pode tentar usar XAPI, por exemplo:

<nowiki> http://overpass.openstreetmap.ru/cgi/xapi_meta?* [bbox = 11.5,48.1,11.6,48.2] </ nowiki>

Consulte a página XAPI para detalhes de outros servidores disponíveis.

Faça o download dos dados

Você pode simplesmente digitar esse URL em um navegador, se quiser, mas isso pode não funcionar tão bem quanto você esperaria, especialmente se os dados forem grandes. Se você souber como usá-los, ferramentas de linha de comando como wget e curl farão um trabalho melhor.

Se você especificou uma região com muitos dados, talvez seja necessário aguardar algum tempo até que a resposta HTTP comece (o servidor está processando sua solicitação). Se o tempo limite do seu cliente expirar, tente definir opções para um tempo limite maior ou escolha uma região menor.

Aqui está um exemplo de linha de comando para wget:

wget -O muenchen.osm <nowiki> "https://api.openstreetmap.org/api/0.6/map?bbox=11.54,48.14,11.543,48.145" </ nowiki>

Veja também

Warning: Default sort key "Download de dados" overrides earlier default sort key "Downloading data". Categoria: Guia Técnico Categoria: API do OSM Categoria: processamento do OSM Categoria: exemplos de comandos Unix