Pt:Tag:historic=pillory

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg historic = pillory
Barcelos Pelourinho1377.JPG
Descrição
Um pelourinho. Edit or translate this description.
Grupo: Histórico
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Sugere
Combinações úteis
Wikidata
Situação: em utilização

Descrição

Um [W] pelourinho ou uma picota (designação mais antiga e popular) é uma coluna de pedra (ou de várias pedras) colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.

Em Portugal, os pelourinhos dos municípios localizavam-se sempre em frente ao edifício da Câmara, desde o século XII. Muitos tinham no topo uma pequena casa em forma de guarita, feita de grades de ferro, onde os delinquentes eram expostos à vergonha pública. Noutros locais, os presos eram amarrados às argolas e açoitados ou mutilados, consoante a gravidade do delito e os costumes da época.

Os pelourinhos normalmente são constituídos por uma base sobre a qual assenta uma coluna, ou fuste, e são encimados por um capitel. De estilo românico, gótico ou renascentista, muitos dos pelourinhos em Portugal constituem exemplares de notável valor artístico e estão classificados como monumentos nacionais.


Como mapear

Adicionar um ponto nó no mapa e adicionar as etiquetas historic=pillory e name=*.


Combinações úteis

  • start_date=* - data da criação
  • tourism=attraction - se for um monumento e estiver em espaço público
  • inscription=* - se tiver alguma inscrição
  • heritage=* - se estiver classificado como monumento (nacional, municipal, de interesse público, etc., deve ser acompanhado da etiqueta heritage, com o seu devido escalão e demais valores. Para mais informação, consultar a definição da etiqueta heritage.


Galeria