Portugal/Localidades

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Padronização

Segundo a proposta de padronização das localidades em Portugal, aprovada em junho de 2021, as localidades em território português são escalonadas e mapeadas com as seguintes etiquetas:

Etiquetas Aplicabilidade
place=city Para todas as cidades.[1]
place=town Para todas as vilas.[2]
place=village Localidade-sede de freguesias rurais. No caso de uma união de freguesias, as antigas sedes também recebem esta etiqueta.

Para freguesias urbanas que não correspondem a uma localidade, mas a uma divisão administrativa, passa-se a usar apenas a divisão administrativa (ver em baixo), com boundary=administrative e admin_level=8.

place=neighbourhood Para bairros urbanos ou rurais.
place=suburb Um subúrbio urbano, que corresponde a uma área com toponímia, indistinguível da cidade ou vila com a qual confina.
place=city_block Para um quarteirão urbano, uma subdivisão de bairro com nome (toponímia).
place=hamlet Todas as aldeias, localidades ou lugares que não se insiram na malha urbana de localidades maiores e que, por isso, tenham uma identidade própria.
place=isolated_dwelling Menor tipo de povoado humano. Aglomerado isolado com uma a cinco habitações, mas com toponímia própria.
place=farm Propriedade rural de dimensões relevantes, normalmente designada por herdade, quinta, fazenda, etc., com toponímia local ou oficial.
place=locality Local ermo e desabitado.


Etiquetas sugeridas para os pontos que correspondem aos povoados:

Etiquetas Descrição
place=* Conforme tabela de place=* acima.
capital=* O valor corresponde ao do admin_level=* correspondente. A capital de uma região autónoma levará o valor 4, a capital de um distrito levará o valor 6, a capital de um município levará o valor 7 e a capital de uma freguesia (ou união de freguesias) levará o valor 8.

Nos casos em que uma localidade é capital de vários admin_level (por exemplo, uma cidade que seja simultaneamente capital de município e de freguesia), usa-se apenas o valor hierárquico mais elevado.

name=* Nome do povoado.
population=* População do lugar correspondente (não do distrito, município ou freguesia!)
population:date=* Data a que corresponde o registo oficial da população do local.
source:population=* Fonte oficial dos dados referentes à população do povoado.
wikipedia=* Link wikipédia para a página do povoado.
wikidata=* Código wikidata.
start_date=* Data da fundação ou primeira menção oficial, se conhecida, no formato AAAA-MM-DD (ex: 1514-08-23)





Nota: As várias localidades foram divididas por distritos e regiões autónomas de maneira a não encher demasiado esta página. Para visualizar a lista completa de cada cidade, vila ou aldeia, assim como informações relevantes a cada uma, veja a secção abaixo e clique no distrito onde se insere a localidade em questão.

Localidades

À data de 12/10/2023, existem 159 cidades[3], 581 vilas[4] e mais de 3092 freguesias[5] em Portugal.

AVR.png
Aveiro
BJA.png
Beja
BRG.png
Braga
BGC.png
Bragança
CTB.png
Castelo Branco
CBR.png
Coimbra
EVR.png
Évora
FAR.png
Faro
GRD.png
Guarda
LRA.png
Leiria
LSB.png
Lisboa
PTG.png
Portalegre
PRT.png
Porto
STR.png
Santarém
STB.png
Setúbal
VCT.png
Viana do Castelo
Vila Real brasão.gif
Vila Real
VIS.png
Viseu
Coat of arms of the Azores.svg
Açores
Coat of arms of Madeira.gif
Madeira

Referências

  1. Aglomerado populacional contínuo, com número de eleitores superior a 8000 e que possua, pelo menos, metade dos seguintes equipamentos colectivos: a) Instalações hospitalares com serviço de permanência; b) Farmácias; c) Corporação de bombeiros; d) Casa de espectáculos e centro cultural; e) Museu e biblioteca; f) Instalações de hotelaria; g) Estabelecimento de ensino preparatório e secundário; h) Estabelecimento de ensino pré-primário e infantários; i) Transportes públicos, urbanos e suburbanos; j) Parques ou jardins públicos. [1]
  2. Aglomerado populacional contínuo, com um número de eleitores superior a 3000, possuindo, pelo menos, metade dos seguintes equipamentos colectivos: a) Posto de assistência médica; b) Farmácia; c) Casa do Povo, dos Pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades; d) Transportes públicos colectivos; e) Estação dos CTT; f) Estabelecimentos comerciais e de hotelaria; g) Estabelecimento que ministre escolaridade obrigatória; h) Agência bancária. - [2]
  3. INE - Número de cidades por localização geográfica (2013), consultada em 12 de outubro de 2023.
  4. INE - Número de vilas por localização geográfica (2022), consultada em 12 de outubro de 2023.
  5. INE - Número de freguesias por localização geográfica (2022), consultada em 12 de outubro de 2023.