Pt-br:Beginners Guide 1.1

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Coletar dados

Existem algumas formas de recolher dados para o OSM:

  1. GPS - É frequentemente a forma mais comum de colher dados para o OSM. Muitas vezes é preferida, ou até mesmo essencial para a determinação inicial da geometria de estradas, caminhos e outras vias. Se você quer adicionar dados referentes a uma área em branco e não tem um GPS, talvez consiga emprestado. Ou você pode criar mapas a partir de dados que colhidos por outros usuários.
  2. Conhecimento do local - Talvez a melhor fonte de dados seja quando acontece de você simplesmente conhecer muito bem a região, e assim, por exemplo, os nomes das estradas, que lojas ou prédios estão lá, as regras e restrições de trânsito locais, ou o que mais você possa querer adicionar ao OpenStreetMap. Se o layout básico da estrada já está presente, muito provavelmente você não precisa de qualquer dispositivo técnico e já pode começar imediatamente a fazer suas adições segundo o conhecimento que tem dos locais por onde a via passa.
  3. Imagens aéreas estão disponíveis ao OSM para se traçar por cima delas.

Quando estiver contribuindo com alterações, tenha em mente a precisão!

Não use dados protegidos por direitos autorais

A maioria dos dados que você acha na web são protegidos por direitos autorais, incluindo mapas "gratuitos" tais como o Google Maps. Você nunca deve usar recursos protegidos por direito autorais, porque isso pode causar um monte de problemas para o OSM. Como regra de outro, não use recursos externos exceto aqueles que estão disponíveis nos editores. Se você achar que encontrou um recurso não protegido pode direitos autorais mas que não está disponível nos editores, por favor discuta isso primeiro através da lista de e-mails talk@openstreetmap.org, antes de usá-lo.

Quais dados adicionar

Existe um monte de dados que podem ser colhidos e colocados dentro do OSM: desde coisas comuns tais "nomes de ruas" até detalhes finos que podem incluir coisas como parques, caixas de correio, cercas vivas, e moledros. Pessoas diferentes dão importâncias diferentes às coisas, frequentemente influenciadas por seus principais métodos de transporte. Se você sente que ajuda pessoas a encontrar seus caminhos, então mapeie! Uma ótima coleção de algumas das características mais comumente mapeadas, e a maneira de descrevê-las no OSM, podem ser encontrados entre os elementos de mapa. Mas lembre-se de que você não está limitado a aquilo que é listado ali, então seja criativo e mapeie o que é importante para você!

Geralmente, mapeadores aumentam os detalhes à medida que progridem, mas começam com o básico. Assim, a rede rodoviária principal tende a ser um bom ponto de partida, e coisas menores tais como vias de pedestres, ou caixas de correio, são adicionadas por último. Porém, isso é mais uma coisa que varia muito de pessoa para pessoa, já que não existe "um caminho que deve ser feito".


Anterior | Próximo