Pt:Key:building:levels

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg building:levels
Building-levels.png
Descrição
Indica o número de pisos acima do solo, incluindo o nível térreo (rés do chão) e sem o sótão. Um edifício só com o nível térreo tem 1 piso. O sótão deve ser indicado com roof:levels Show/edit corresponding data item.
Grupo: edificações
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Requer
Combinações úteis
Situação: de factoPage for proposal

Esta etiqueta é utilizada para marcar o número de pisos acima do solo, de um edifício (building=*) ou de parte de um edifício (building:part=*). Os andares subterrâneos e o do telhado não são contados no valor final desta etiqueta (veja o exemplo abaixo).

Também pode ser útil adicionar a etiqueta height=* (altura), principalmente se a altura por andar for diferente para cada parte do edifício.

Deve-se ter cuidado em tomar como referência o número de andares de um edifício, quer pelo número de porta (ou caixas do correio, como 5º esquerdo...) quer pelos números apresentados em elevadores. Por exemplo, se vir um edifício com um elevador com os números -3,-2,-1, 0, 1, 2, 3, 4, 5 (3 caves/níveis/andares inferiores, 1 rés do chão e 5 andares) deve-se usar esta etiqueta "building:levels=6" pois é o número de andares mais o rés do chão. Por número de andares entende-se geralmente os pisos acima do solo sem contar com o rés do chão.

Exemplo

Example

Edifícios com partes que não começam no nível do chão

Se parte de um edifício não começar no nível do chão, o valor da etiqueta building:levels=* deve incluir o número de andares que foram "pulados" embaixo desta parte de um edifício (i.e. o número de andares que existiriam se o espaço entre o chão e a parte de um edifício estivesse preenchido com andares com a altura típica para este edifício). A chave building:min_level=* também deve ser usada nesta parte de um edifício para descrever o número de andares que foram "pulados".

Exemplo esquemático da etiquetagem dos andares e da altura

Veja a página Edifícios 3D Simples para mais informações.