Pt:Placas de sinalização em Portugal

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Esta página mostra como os sinais rodoviários visíveis podem ser traduzidos em informação na base de dados OpenStreetMap. Esta informação é armazenada sob a forma de atributos indicados por um par chave / valor. Estes atributos são definidos internacionalmente e são objecto de consenso, estão documentados na página Map Features e sua tradução em português Pt:Map_Features. Esta página indica os sinais tal como estão definidos atualmente no Código da Estrada nacional. Nas indicações abaixo é tentado, tanto quanto possível, manter a coerência com as recomendações dada para outros países europeus, como Alemanha ou Inglaterra.

Na enumeração de tipos de placa de sinalização abaixo apresentados, poderão faltar alguns tipos encontrados nas vias portuguesas, por serem de utilização pouco comum ou por serem tipos de sinal criados pelos municípios e que carecem de homologação. O utilizador pode aceder à página talk:Placas de sinalização em Portugal para fazer perguntas ou dar qualquer outro contributo.

Uma parte das propriedades atualmente definidas em nós ( nodes) e em caminhos ( way) referem-se a indicações que são dadas por sinais existentes (exemplo: velocidades máximas permitidas). Não existe a obrigatoriedade de representar o sinal nessas situações contudo, é evidente que a informação visual prestada ficará mais completa com a presença do sinal.

Alguns comentários:

  • Esta página estará em construção permanente. É provável que existam erros. Para discutir sobre o tema aceda talk:Placas de sinalização em Portugal.
  • Esta página não é um guia geral sobre como preencher os atributos dos objetos. Consulte as Pt:Map_Features para a lista de atributos ou o Howto Map A para receber instruções sobre a criação de objectos genéricos.
  • A página está deliberadamente organizada por tipos de sinal, tal como definidos pelo Código da Estrada, publicado no Diário da República nº 227 de 1-10-1998.
  • A página idealmente deve conter todos os sinais de trânsito, mesmo que alguns tenham deixado de existir (nesse caso indicar isso) ou não sejam aplicáveis no OpenStreetMap (indicar isso também).
  • Os sinais de trânsito podem ser adicionados especificamente com a etiqueta traffic_sign=*, por exemplo traffic_sign=PT:E3.


Sinais de perigo (tipo A)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign A1a.svg A1a Curva à direita: indicação da existência de uma curva perigosa à direita.
Portugal road sign A1b.svg A1b Curva à esquerda: indicação da existência de uma curva perigosa à esquerda.
Portugal road sign A1c.svg A1c Curva à direita e contracurva: indicação da proximidade de uma sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à direita.
Portugal road sign A1d.svg A1d Curva à esquerda e contracurva: indicação da proximidade de uma sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à esquerda.
Portugal road sign A2a.svg A2a Lomba: indicação de um troço de via ou ponte com deformação convexa no pavimento.
Portugal road sign A2b.svg A2b Depressão: indicação de um troço de via ou ponte com deformação côncava no pavimento.
Portugal road sign A2c.svg A2c Lomba ou depressão: indicação de estrada ou troço de via em que existe deformação acentuada do pavimento.
Portugal road sign A3a.svg A3a Descida perigosa: indicação de descida de inclinação acentuada ou que, por quaisquer outras circunstâncias, constitui perigo para o trânsito; em inscrição é indicada a inclinação da descida, em percentagem.
Portugal road sign A3b.svg A3b Subida de inclinação acentuada: indicação de subida com inclinação acentuada; em inscrição é indicada a inclinação da subida, em percentagem.
Portugal road sign A4a.svg A4a Passagem estreita: indicação de um estreitamento da via, com a configuração constante do sinal.
Portugal road sign A4b.svg A4b Passagem estreita: indicação de um estreitamento da via, com a configuração constante do sinal.
Portugal road sign A4c.svg A4c Passagem estreita: indicação de um estreitamento da via, com a configuração constante do sinal.
Portugal road sign A5.svg A5 nó caminho Pavimento escorregadio: indicação de um troço de via cujo pavimento, em certas condições, pode tornar-se escorregadio.
Portugal road sign A6.svg A6 Projeção de gravilha: indicação da proximidade de um troço de via em que existe o risco de projeção de gravilha.
Portugal road sign A7a.svg A7a Bermas baixas: indicação de um troço de via com bermas baixas do lado direito.
Portugal road sign A7b.svg A7b Bermas baixas: indicação de um troço de via com bermas baixas do lado esquerdo.


Portugal road sign A8.svg A8 Saída num cais ou precipício: indicação de que a via vai terminar num cais ou precipício.
Portugal road sign A9.svg A9 nó caminho Queda de pedras: indicação da proximidade de um local onde há perigo de ocorrência de queda de pedras. Adicionar a etiqueta direction=* na estrada para indicar a direção em que o perigo se aplica se for apenas de um lado.


Portugal road sign A10.svg A10 caminho Ponte móvel: indicação da proximidade de um local onde existe uma ponte móvel que, quando levantada, interrompe temporariamente a circulação.
Portugal road sign A11.svg A11 Neve ou gelo: indicação de um troço de via em que o pavimento pode tornar-se escorregadio devido à possibilidade de ocorrência de neve ou gelo.
Portugal road sign A12.svg A12 nó caminho Vento lateral: indicação da proximidade de um troço de via em que é frequente a ação de vento lateral bastante intenso; a orientação do símbolo representado no sinal indica o sentido predominante do vento. Adicionar a etiqueta direction=* na estrada para indicar a direção em que o perigo se aplica se for apenas de um lado.
Portugal road sign A13.svg A13 Visibilidade insuficiente: indicação da proximidade de um troço de via pública onde podem existir condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve ou nuvens de fumo ou pó.
Portugal road sign A14.svg A14 Crianças: indicação de um lugar frequentado por crianças, como escola, parque de jogos ou outro similar.
Portugal road sign A15.svg A15 Idosos: indicação de um lugar frequentado por idosos, como lar, jardim, parque ou outro similar.


Portugal road sign A16a.svg A16a nó Passagem de peões: indicação da aproximação de uma passagem de peões. Ver Pt:Key:crossing para mais detalhes.
Portugal road sign A16b.svg A16b nó Travessia de peões: indicação de que podem ser encontrados peões a atravessar a faixa de rodagem. Ver Pt:Key:crossing para mais detalhes.
Portugal road sign A17.svg A17 Saída de ciclistas: indicação da proximidade de um local frequentemente utilizado por ciclistas que pretendem entrar na via pública ou atravessá-la.
Portugal road sign A18.svg A18 nó caminho Cavaleiros: indicação da proximidade de um local frequentemente utilizado por cavaleiros que pretendem entrar na via pública ou atravessá-la. Adicionar a etiqueta direction=* na estrada para indicar a direção em que o perigo se aplica se for apenas de um lado.
Portugal road sign A19a.svg A19a nó caminho Animais: indicação de um troço de via em que podem ser encontrados animais sem condutor. Adicionar a etiqueta direction=* na estrada para indicar a direção em que o perigo se aplica se for apenas de um lado.
Portugal road sign A19b.svg A19b nó caminho Animais selvagens: indicação de que a via pode ser atravessada por animais selvagens. Adicionar a etiqueta direction=* na estrada para indicar a direção em que o perigo se aplica se for apenas de um lado.
Portugal road sign A20.svg A20 Túnel: indicação da proximidade de um túnel.
Portugal road sign A21.svg A21 Pista de aviação: indicação da aproximação de um local em que a via pode ser sobrevoada, a baixa altitude, por aviões que tenham descolado ou que vão aterrar numa pista próxima.
Portugal road sign A22.svg A22 nó Sinalização luminosa: indicação da proximidade de um local em que o trânsito é regulado por sinalização luminosa; este sinal só deve ser usado em locais em que não seja de prever, por parte dos condutores, a existência daquele tipo de sinalização. Pode-se colocar esta etiqueta no nó/ponto no qual as 2 estradas se cruzam; ou então no local exato onde o semáforo se encontra, como nó pertencente à estrada desenhada, com esta etiqueta e a etiqueta adicional traffic_signals:direction=*
Portugal road sign A23.svg A23 Trabalhos na via: indicação da existência de obras ou obstáculos na via.
Portugal road sign A24.svg A24 Cruzamento ou entroncamento: indicação da proximidade de um cruzamento ou entroncamento onde vigora a regra geral da prioridade à direita; este sinal só excecionalmente pode ser usado no interior das localidades.
Portugal road sign A25.svg A25 caminho Trânsito nos dois sentidos: indicação de que a via em que o trânsito se faz apenas num sentido passa a servir o trânsito nos dois sentidos.
Portugal road sign A26.svg A26 nó Passagem de nível com guarda: indicação da proximidade de uma passagem de nível com cancelas ou barreiras. Ver também Pt:Key:crossing para os cruzamentos.
Portugal road sign A27.svg A27 nó Passagem de nível sem guarda: indicação da proximidade de uma passagem de nível sem cancelas ou barreiras, com ou sem sinalização automática; além deste sinal, na proximidade imediata da via férrea deve ser colocado o sinal A32a ou A32b. Ver também Pt:Key:crossing para os cruzamentos.


Portugal road sign A28.svg A28 Interseção com via onde circulam veículos sobre carris: indicação de cruzamento ou entroncamento com via em que transitam veículos sobre carris; este sinal não deve ser utilizado nas passagens de nível.
Portugal road sign A29.svg A29 Outros perigos: indicação de um perigo diferente de qualquer dos indicados nos sinais anteriores.
Portugal road sign A30.svg A30 Congestionamento: indicação da proximidade de um troço de via com elevado volume de trânsito.
Portugal road sign A31.svg A31 Obstrução da via: indicação da proximidade de um troço de via pública onde a circulação se encontra obstruída por veículos.
Portugal road sign A32a.svg A32a Local de passagem de nível sem guarda: indicação de local de passagem de nível sem cancelas ou barreiras.
Portugal road sign A32b.svg A32b Local de passagem de nível sem guarda com duas ou mais vias: indicação de passagem de nível sem cancelas ou barreiras quando existam duas ou mais vias férreas.
Portugal road sign A33.svg A33
Portugal road sign A34.svg A34




Sinais de cedência de passagem (tipo B)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign B1.svg B1 nó Cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima. Consulte a página Pt:Tag:highway=give way.
Portugal road sign B2.svg B2 nó Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos: indicação de que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar. Não adicionar esta etiqueta no nó/ponto onde as estradas se cruzam, caso contrário este sinal aplicar-se-á a todas essas estradas e em todos os sentidos. Deve-se adicionar um nó no local onde o sinal se encontra (ligeiramente antes do nó do cruzamento) com esta etiqueta e opcionalmente a etiqueta direction=forward (sentido da linha) ou direction=backward (sentido inverso). Consulte a página Pt:Tag:highway=stop.


Portugal road sign B3.svg B3 Via com prioridade: indicação de que os condutores que circulam na via em que o sinal se encontra colocado têm prioridade de passagem na próxima intersecção.
Portugal road sign B4.svg B4 Fim de via com prioridade: indicação de que a partir do local em que o sinal está colocado a via deixa de ter prioridade.
Portugal road sign B5.svg B5 caminho Cedência de passagem nos estreitamentos da faixa de rodagem: indicação da obrigação de ceder a passagem aos veículos que transitem em sentido contrário. Ver também o sinal B6 Portugal road sign B6.svg.
Portugal road sign B6.svg B6 caminho Prioridade nos estreitamentos da faixa de rodagem: indicação de que o condutor tem prioridade de passagem sobre os veículos que transitam em sentido contrário. Ver também o sinal B5 Portugal road sign B5.svg
Portugal road sign B7.svg B7 nó Aproximação de rotunda: indicação da proximidade de uma praça formada por cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório. Não é necessário adicionar oneway=yes na rotunda. Assegure-se que a direção da linha desenhada corresponde ao sentido do tráfego. Consulte a página Tag:junction=roundabout.


Portugal road sign B8.svg B8 Cruzamento com via sem prioridade: indicação de cruzamento com via em que os condutores que nela transitem devem ceder passagem.
Portugal road sign B9a.svg B9a Entroncamento com via sem prioridade: indicação de entroncamento com via em que os condutores que nela transitem devem ceder passagem; os símbolos indicam a configuração do entroncamento.
Portugal road sign B9b.svg B9b Entroncamento com via sem prioridade: indicação de entroncamento com via em que os condutores que nela transitem devem ceder passagem; os símbolos indicam a configuração do entroncamento.
Portugal road sign B9c.svg B9c Entroncamento com via sem prioridade: indicação de entroncamento com via em que os condutores que nela transitem devem ceder passagem; os símbolos indicam a configuração do entroncamento.
Portugal road sign B9d.svg B9d Entroncamento com via sem prioridade: indicação de entroncamento com via em que os condutores que nela transitem devem ceder passagem; os símbolos indicam a configuração do entroncamento.



Sinais de proibição (tipo C)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign C1.svg C1 caminho Sentido proibido: indicação da proibição de transitar no sentido para o qual o sinal está orientado. A direção da linha desenhada no OpenStreetMap indica o sentido do tráfego permitido. Ver também o sinal H3 Portugal road sign H3.svg
Portugal road sign C2.svg C2 caminho Trânsito proibido: indicação da proibição de transitar em ambos os sentidos. Ver access=* para outras restrições de acesso.
Portugal road sign C3a.svg C3a Trânsito proibido a automóveis e motociclos com carro: indicação de acesso interdito a automóveis ligeiros, pesados e motociclos com carro.
Portugal road sign C3b.svg C3b Trânsito proibido a automóveis pesados: indicação de acesso interdito a automóveis pesados.
Portugal road sign C3c.svg C3c caminho Trânsito proibido a automóveis de mercadorias: indicação de acesso interdito a automóveis ligeiros e pesados de mercadorias.
Portugal road sign C3d.svg C3d Trânsito proibido a automóveis de mercadorias de peso total superior a ... t: indicação de acesso interdito a automóveis de mercadorias com peso total superior ao indicado no sinal.
Portugal road sign C3e.svg C3e caminho Trânsito proibido a motociclos simples: indicação de acesso interdito a motociclos simples.
Portugal road sign C3f.svg C3f caminho Trânsito proibido a ciclomotores: indicação de acesso interdito a ciclomotores.
Portugal road sign C3g.svg C3g caminho Trânsito proibido a velocípedes: indicação de acesso interdito a velocípedes.
Portugal road sign C3h.svg C3h caminho Trânsito proibido a veículos agrícolas: indicação de acesso interdito a veículos agrícolas.
Portugal road sign C3i.svg C3i caminho Trânsito proibido a veículos de tração animal: indicação de acesso interdito a veículos de tração animal.
Portugal road sign C3j.svg C3j Trânsito proibido a carros de mão: indicação de acesso interdito a carros conduzidos à mão.
Portugal road sign C3l.svg C3l caminho Trânsito proibido a peões: indicação da proibição do trânsito de peões.


Portugal road sign C3m.svg C3m Trânsito proibido a cavaleiros: indicação de acesso interdito a cavaleiros.
Portugal road sign C3n.svg C3n caminho Trânsito proibido a veículos com reboque: indicação de acesso interdito a veículos a motor com reboque; esta proibição pode restringir-se aos veículos cujo reboque tenha um peso total superior ao que se indicar, a cor branca, sobre o símbolo ou em painel adicional.
Portugal road sign C3o.svg C3o Trânsito proibido a veículos com reboque de dois ou mais eixos: indicação de acesso interdito a veículos a motor com reboque de dois ou mais eixos; esta proibição pode restringir-se aos veículos cujo reboque tenha um peso total superior ao que se indicar, a cor branca, sobre o símbolo ou em painel adicional.
Portugal road sign C3p.svg C3p caminho Trânsito proibido a veículos transportando mercadorias perigosas: indicação de acesso interdito a veículos que procedam ao transporte de mercadorias perigosas para as quais é obrigatória sinalização especial.
Portugal road sign C3q.svg C3q caminho Trânsito proibido a veículos transportando produtos facilmente inflamáveis ou explosivos: indicação de acesso interdito a veículos transportando produtos facilmente inflamáveis ou explosivos; esta proibição pode restringir-se aos veículos que transportem mais de uma certa quantidade daqueles produtos, indicada em painel adicional.
Portugal road sign C3r.svg C3r caminho Trânsito proibido a veículos transportando produtos suscetíveis de poluírem as águas: indicação de acesso interdito a veículos transportando produtos suscetíveis de poluírem as águas; esta proibição pode restringir-se aos veículos que transportem mais de uma certa quantidade daqueles produtos, indicada em painel adicional.
Portugal road sign C4a.svg C4a caminho Trânsito proibido a automóveis e motociclos: indicação de acesso interdito a automóveis e motociclos.
Portugal road sign C4b.svg C4b Trânsito proibido a automóveis de mercadorias e a veículos a motor com reboque: indicação de acesso interdito a automóveis de mercadorias, bem como a veículos a motor com reboque.
Portugal road sign C4c.svg C4c caminho Trânsito proibido a automóveis, a motociclos e a veículos de tração animal: indicação de acesso interdito a automóveis, a motociclos e a veículos de tração animal.
Portugal road sign C4d.svg C4d Trânsito proibido a automóveis de mercadorias e a veículos de tração animal: indicação de acesso interdito a todos os automóveis de mercadorias e a veículos de tração animal.
Portugal road sign C4e.svg C4e Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos: indicação de acesso interdito a peões, animais e veículos que não sejam automóveis nem motociclos com cilindrada superior a 50 cm3.
Portugal road sign C4f.svg C4f Trânsito proibido a veículos de duas rodas: indicação de acesso interdito a todos os veículos com duas rodas.
Portugal road sign C5.svg C5 caminho Trânsito proibido a veículos de peso por eixo superior a ... t: indicação de acesso interdito a veículos com peso por eixo superior ao indicado no sinal.
Portugal road sign C6.svg C6 caminho Trânsito proibido a veículos de peso total superior a ... t: indicação de acesso interdito a veículos ou conjunto de veículos com peso total superior ao indicado no sinal.
Portugal road sign C7.svg C7 caminho Trânsito proibido a veículos ou conjunto de veículos de comprimento superior a ... m: indicação de acesso interdito a veículos cujo comprimento seja superior ao indicado no sinal.
Portugal road sign C8.svg C8 caminho Trânsito proibido a veículos de largura superior a ... m: indicação de acesso interdito a veículos cuja largura seja superior à indicada no sinal.
Portugal road sign C9.svg C9 caminho Trânsito proibido a veículos de altura superior a ... m: indicação de acesso interdito a veículos cuja altura total seja superior à indicada no sinal.
Portugal road sign C10.svg C10 Proibição de transitar a menos de ... m do veículo precedente: indicação da proibição de transitar a uma distância do veículo precedente inferior à indicada no sinal.
Portugal road sign C11a.svg C11a relação Proibição de virar à direita: indicação da proibição de virar à direita na próxima intersecção. Ver Relation:restriction.
Portugal road sign C11b.svg C11b relação Proibição de virar à esquerda: indicação da proibição de virar à esquerda na próxima intersecção. Ver Relation:restriction.
Portugal road sign C12.svg C12 relação Proibição de inversão do sentido de marcha: indicação da proibição de efetuar a manobra de inversão do sentido de marcha. Ver Relation:restriction.
Portugal road sign C13-40.svg C13 caminho Proibição de exceder a velocidade máxima de ... km/h: indicação da proibição de circular a velocidade superior à indicada no sinal.
Portugal road sign C14a.svg C14a caminho Proibição de ultrapassar: indicação de que é proibida a ultrapassagem de outros veículos que não sejam velocípedes, ciclomotores de duas rodas ou motociclos de duas rodas sem carro lateral. Ver Key:overtaking.
Portugal road sign C14b.svg C14b caminho Proibição de ultrapassar para automóveis pesados: indicação de que é proibida a ultrapassagem para todos os automóveis pesados. Ver Key:overtaking.
Portugal road sign C14c.svg C14c caminho Proibição de ultrapassar para motociclos e ciclomotores: indicação de que é proibida a ultrapassagem para os motociclos e ciclomotores. Ver Key:overtaking.
Portugal road sign C15.svg C15 caminho Estacionamento proibido: indicação da proibição permanente de estacionar quaisquer veículos. Ver Key:parking:lane.
Portugal road sign C16.svg C16 caminho

dependendo de que lado da pista, onde a restrição se aplica e a direcção da pista.

Paragem e estacionamento proibidos: indicação da proibição permanente de parar ou estacionar quaisquer veículos. Ver Key:parking:lane.
Portugal road sign C17.svg C17 Proibição de sinais sonoros: indicação da proibição de utilizar sinais sonoros.
Portugal road sign C18.svg C18 nó Paragem obrigatória na alfândega: indicação de que o condutor é obrigado a parar no posto alfandegário de que se aproxima.
Portugal road sign C19.svg C19 nó Outras paragens obrigatórias: indicação de outras paragens obrigatórias cujo motivo consta da inscrição do sinal. Exemplo de paragem obrigatória em portagem física.
Portugal road sign C20a.svg C20a Fim de todas as proibições impostas anteriormente por sinalização a veículos em marcha: indicação do local a partir do qual cessam todas as proibições anteriormente impostas por sinalização aos condutores de veículos em marcha.
Portugal road sign C20b-40.svg C20b Fim da limitação de velocidade: indicação do local a partir do qual é permitido circular a velocidade superior à imposta pelo sinal C13.
Portugal road sign C20c.svg C20c Fim da proibição de ultrapassar: indicação do local a partir do qual deixa de ser proibida a ultrapassagem imposta pelo sinal C14a.
Portugal road sign C20d.svg C20d Fim da proibição de ultrapassar para automóveis pesados: indicação do local a partir do qual deixa de ser proibida a ultrapassagem para automóveis pesados imposta pelo sinal C14b.
Portugal road sign C20e.svg C20e Fim da proibição de ultrapassar para motociclos e ciclomotores: indicação do local a partir do qual deixa de ser proibida a ultrapassagem para motociclos e ciclomotores imposta pelo sinal C14c.
Portugal road sign C21.svg C21 Fim da paragem ou estacionamento proibidos: indicação do local a partir do qual termina a proibição imposta pelos sinais C15 ou C16.
Portugal road sign C22.svg C22 Fim da proibição de sinais sonoros: indicação do local a partir do qual termina a proibição imposta pelo sinal C17.



Sinais de obrigação (tipo D)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign D1a.svg D1a Sentido obrigatório: indicação da obrigação de seguir no sentido indicado pela seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D1b.svg D1b Sentido obrigatório: indicação da obrigação de seguir no sentido indicado pela seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D1c.svg D1c Sentido obrigatório: indicação da obrigação de seguir no sentido indicado pela seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D1d.svg D1d Sentido obrigatório: indicação da obrigação de seguir no sentido indicado pela seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D1e.svg D1e Sentido obrigatório: indicação da obrigação de seguir no sentido indicado pela seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D2a.svg D2a Sentidos obrigatórios possíveis: indicação da obrigação de seguir por um dos sentidos indicados pelas setas inscritas no sinal.
Portugal road sign D2b.svg D2b Sentidos obrigatórios possíveis: indicação da obrigação de seguir por um dos sentidos indicados pelas setas inscritas no sinal.
Portugal road sign D2c.svg D2c Sentidos obrigatórios possíveis: indicação da obrigação de seguir por um dos sentidos indicados pelas setas inscritas no sinal.


Portugal road sign D3a.svg D3a Obrigação de contornar a placa ou obstáculo: indicação da obrigação de contornar a placa ou obstáculo pelo lado indicado na seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D3b.svg D3b Obrigação de contornar a placa ou obstáculo: indicação da obrigação de contornar a placa ou obstáculo pelo lado indicado na seta inscrita no sinal.
Portugal road sign D4.svg D4 Rotunda: indicação da entrada numa rotunda, onde vigoram as regras de circulação próprias destas intersecções e onde o trânsito se deve efetuar em sentido giratório.
Portugal road sign D5a.svg D5a Via obrigatória para automóveis de mercadorias: indicação da obrigação para todos os automóveis de mercadorias de circularem pela via de trânsito a que se refere o sinal; a inscrição do peso, em toneladas, em painel adicional, indica que a obrigação só se aplica quando o peso bruto do veículo ou conjunto de veículos for superior ao peso referido.
Portugal road sign D5b.svg D5b Via obrigatória para automóveis pesados: indicação da obrigação para os automóveis pesados de circularem pela via de trânsito a que se refere o sinal.
Portugal road sign D6.svg D6 Via reservada a veículos de transporte público: indicação de que a via está reservada apenas à circulação de veículos de transporte público regular de passageiros, automóveis de praça de letra A ou taxímetro, veículos prioritários e de polícia.
Portugal road sign D7a.svg D7a caminho Pista obrigatória para velocípedes: indicação da obrigação de os velocípedes circularem pela pista que lhes é especialmente destinada.
Portugal road sign D7b.svg D7b caminho Pista obrigatória para peões: indicação de que os peões são obrigados a utilizar uma pista que lhes é especialmente destinada.
Portugal road sign D7c.svg D7c caminho Pista obrigatória para cavaleiros: indicação de que os cavaleiros são obrigados a utilizar uma pista que lhes é especialmente destinada.
Portugal road sign D7d.svg D7d caminho Pista obrigatória para gado em manada: indicação de que os condutores de gado em manada são obrigados a conduzi-lo por uma pista especialmente reservada para esse fim.
Portugal road sign D7e.svg D7e caminho Pista obrigatória para peões e velocípedes: indicação de que os peões, bem como os velocípedes, são obrigados a utilizar uma pista que lhes é especialmente destinada. Sendo este sinal utilizado para quando não exista separação entre as duas partes da pista destinadas ao trânsito de peões e ao de velocípedes.
Portugal road sign D7f.svg D7f caminho Pista obrigatória para peões e velocípedes: indicação de que os peões, bem como os velocípedes, são obrigados a utilizar uma pista que lhes é especialmente destinada. Sendo este sinal utilizado para quando não exista separação entre as duas partes da pista destinadas ao trânsito de peões e ao de velocípedes.
Portugal road sign D8-30.svg D8 caminho Obrigação de transitar à velocidade mínima de ... km/h: indicação de que o condutor é obrigado a transitar a uma velocidade não inferior à indicada no sinal.
Portugal road sign D9.svg D9 Obrigação de utilizar correntes de neve: indicação de que os veículos só podem transitar quando tenham colocadas correntes de neve em duas rodas motoras.


Portugal road sign D10.svg D10 Obrigação de utilizar as luzes de cruzamento (médios) acesas: indicação de que os veículos só podem transitar com os médios acesos.
Portugal road sign D11a.svg D11a Fim da via obrigatória para automóveis de mercadorias: indicação de que terminou a via obrigatória para automóveis de mercadorias.
Portugal road sign D11b.svg D11b Fim da via obrigatória para automóveis pesados: indicação de que terminou a via obrigatória para automóveis pesados.


Portugal road sign D12.svg D12 Fim da via reservada a veículos de transporte público: indicação de que terminou a via reservada à circulação de veículos de transporte público regular de passageiros e automóveis de praça de letra A ou taxímetro, veículos prioritários e de polícia.
Portugal road sign D13a.svg D13a Fim da pista obrigatória para velocípedes: indicação de que terminou a pista obrigatória para velocípedes.
Portugal road sign D13b.svg D13b Fim da pista obrigatória para peões: indicação de que terminou a pista obrigatória para peões.
Portugal road sign D13c.svg D13c Fim da pista obrigatória para cavaleiros: indicação de que terminou a pista obrigatória para cavaleiros.
Portugal road sign D13d.svg D13d Fim da pista obrigatória para gado em manada: indicação de que terminou a pista obrigatória para gado em manada.
Portugal road sign D13e.svg D13e Fim da pista obrigatória para peões e velocípedes: indicação de que terminou a pista obrigatória para peões e velocípedes.
Portugal road sign D13f.svg D13f Fim da pista obrigatória para peões e velocípedes: indicação de que terminou a pista obrigatória para peões e velocípedes.
Portugal road sign D14-30.svg D14 Fim da obrigação de transitar à velocidade mínima de ... km/h: indicação do local a partir do qual termina a obrigação imposta pelo sinal D8.
Portugal road sign D15.svg D15 Fim da obrigação de utilizar correntes de neve: indicação do local a partir do qual termina a obrigação imposta pelo sinal D9.
Portugal road sign D16.svg D16 Fim da obrigação de utilizar as luzes de cruzamento acesas: indicação do local a partir do qual termina a obrigação imposta pelo sinal D10.


Sinais de prescrição específica

Sinais de seleção de vias (tipo E)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign E1.svg E1 Destinos sobre o itinerário: indicação das vias de trânsito que devem ser utilizadas pelos veículos que vão seguir os destinos indicados no sinal.
Portugal road sign E2.svg E2 nó Destinos de saída: indicação do início de uma via de trânsito destinada aos veículos que vão utilizar uma saída. Mantenha-o curto sobre os nomes de saída. Não copie os nomes das quatro cidades que podem ser incluídos nos sinais de saída. Você pode adicionar o nome das localidades indicada com o tag de destination=* sobre a via de saída.
Portugal road sign E3.svg E3 caminho Sinal de selecção lateral: indicação das vias de trânsito que devem ser utilizadas pelos veículos que vão seguir os destinos indicados no sinal. Usar "|" para separar os destinos por cada faixa.


Sinais de afectação de vias (tipo F)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
File:Portugal road sign F1a.svg F1a Aplicação de prescrição a via de trânsito: indicação da aplicação de prescrições a uma ou várias vias de trânsito, devendo o sinal ser representado sobre a seta indicativa da via a que se aplica.
File:Portugal road sign F1b.svg F1b Aplicação de prescrição a via de trânsito: indicação da aplicação de prescrições a uma ou várias vias de trânsito, devendo o sinal ser representado sobre a seta indicativa da via a que se aplica.
Portugal road sign F1c.svg F1c Aplicação de prescrição a via de trânsito: indicação da aplicação de prescrições a uma ou várias vias de trânsito, devendo o sinal ser representado sobre a seta indicativa da via a que se aplica.
Portugal road sign F2.svg F2 Via de trânsito reservada a veículos de transporte público: indicação de uma via de trânsito reservada a veículos de transporte público regular de passageiros, automóveis de praça de letra A ou taxímetro, veículos prioritários e de polícia.


Sinais de zona (tipo G)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign G1.svg G1 Zona de estacionamento autorizado: indicação de entrada numa zona em que o estacionamento é autorizado.
Portugal road sign G2a.svg G2a Zona de estacionamento proibido: indicação de entrada numa zona em que o estacionamento é proibido.
Portugal road sign G2b.svg G2b Zona de estacionamento proibido: indicação de entrada numa zona em que o estacionamento é proibido.
Portugal road sign G3.svg G3 Zona de paragem e estacionamento proibidos: indicação de entrada numa zona em que a paragem e o estacionamento são proibidos.
Portugal road sign G4-40.svg G4 caminho Zona de velocidade limitada: indicação de entrada numa zona em que a velocidade máxima está limitada à indicada no sinal.


Portugal road sign G5a.svg G5a Zona de trânsito proibido: indicação de entrada numa zona em que o trânsito é proibido a todos ou apenas aos veículos representados no sinal.


Portugal road sign G5b.svg G5b Zona de trânsito proibido: indicação de entrada numa zona em que o trânsito é proibido a todos ou apenas aos veículos representados no sinal.


Portugal road sign G6.svg G6 Fim de zona de estacionamento autorizado: indicação de que terminou a zona em que o estacionamento era autorizado.
Portugal road sign G7a.svg G7a Fim de zona de paragem e estacionamento proibidos: indicação de que terminou a zona em que a paragem e o estacionamento eram proibido.
File:Portugal road sign G7b.svg G7b Fim de zona de paragem e estacionamento proibidos: indicação de que terminou a zona em que a paragem e o estacionamento eram proibido.
Portugal road sign G8-40.svg G8 Fim de zona de velocidade limitada: indicação de que terminou a limitação de velocidade imposta pelo sinal G4.
Portugal road sign G9.svg G9 Fim de todas as proibições impostas na zona: indicação de que terminaram todas as proibições anteriormente impostas na zona.

Sinais de indicação

Sinais de informação (tipo H)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign H1a.svg H1a nó área Estacionamento autorizado: indicação do local em que o estacionamento é autorizado; ao sinal pode estar associado um painel adicional dos modelos números 11 e/ou 12. Adicionar a etiqueta fee=yes se o estacionamento e pago e maxstay=2 hours para o tempo máximo de estacionamento permitido caso se aplique.
Portugal road sign H1b.svg H1b nó área Estacionamento autorizado: indicação do local, em estrutura coberta, em que o estacionamento é autorizado. Adicionar a etiqueta fee=yes se o estacionamento e pago e maxstay=2 hours para o tempo máximo de estacionamento permitido caso se aplique.
Portugal road sign H2.svg H2 Hospital: indicação da existência de estabelecimento hospitalar e da conveniência de adoptar as precauções correspondentes, nomeadamente a de evitar, tanto quanto possível, fazer ruído.
Portugal road sign H3.svg H3 caminho Trânsito de sentido único: indicação de via em que o trânsito se faz apenas num sentido ou indicação de que terminou o troço de via em que o trânsito se fazia nos dois sentidos, anunciado pelo sinal A25. O sentido da linha desenhada determina a direção do trânsito permitido, caso contrário, em casos especiais usar oneway=-1}. Ver também o painel de C1 Portugal road sign C1.svg
Portugal road sign H4.svg H4 nó caminho
  • nenhuma etiqueta ou
  • noexit=yes
Via pública sem saída: indicação de que a via pública não tem saída para veículos.
Portugal road sign H5.svg H5 Correntes de neve recomendadas: indicação de que é aconselhado o uso de correntes de neve em duas rodas motoras.
Portugal road sign H6-60.svg H6 caminho Velocidade recomendada: indicação da velocidade máxima a que o condutor é aconselhado a transitar.
Portugal road sign H7.svg H7 nó Passagem para peões: indicação da localização de uma passagem para peões. Ver também o sinal A16A Portugal road sign A16a.svg
Portugal road sign H8a.svg H8a caminho Passagem desnivelada para peões: indicação da localização da passagem desnivelada destinada ao trânsito de peões, em rampa.
Portugal road sign H8b.svg H8b caminho Passagem desnivelada para peões: indicação da localização da passagem desnivelada destinada ao trânsito de peões, em escada.
Portugal road sign H9.svg H9 nó Hospital com urgência médica: indicação da existência de um hospital com urgência médica permanente.
Portugal road sign H10.svg H10 nó Posto de socorros: indicação de um posto de primeiros socorros.
Portugal road sign H11.svg H11 nó Oficina: indicação de oficina de pequenas reparações.
Portugal road sign H12.svg H12 nó Telefone: indicação da existência de um telefone público.
Portugal road sign H13a.svg H13a nó Posto de abastecimento de combustível: indicação da existência de um posto de abastecimento de combustível, situado à distância, em metros, indicada no sinal.
Portugal road sign H13b.svg H13b nó Posto de abastecimento de combustível com GPL: indicação da existência de um posto de abastecimento de combustível com gás de petróleo liquefeito, situado à distância, em metros, indicada no sinal.
Portugal road sign H14a.svg H14a nó área Parque de campismo: indicação da existência de local em que é permitida a prática de campismo, situado à distância, em metros, indicada no sinal.
Portugal road sign H14b.svg H14b nó área Parque para reboques de campismo: indicação da existência de local em que é permitida a prática de campismo com reboques a esse fim destinados, na direcção da via de saída indicada pela seta.
Portugal road sign H14c.svg H14c nó área Parque misto para campismo e reboques de campismo: indicação da existência de local em que é permitida a prática de campismo com ou sem reboques a esse fim destinados.
Portugal road sign H15.svg H15 nó Telefone de emergência: indicação da existência de um telefone de emergência, situado à distância, em metros, indicada no sinal.
Portugal road sign H16a.svg H16a nó Pousada ou estalagem: indicação da existência de uma pousada ou estalagem.
Portugal road sign H16b.svg H16b nó Albergue: indicação da existência de um albergue.
Portugal road sign H16c.svg H16c nó Pousada de juventude: indicação da existência de uma pousada de juventude.
Portugal road sign H16d.svg H16d nó Turismo rural: indicação da existência de um local onde se pratica o turismo rural.
Portugal road sign H17.svg H17 nó Hotel: indicação da existência de um estabelecimento hoteleiro (hotel, motel, pensão, etc.).
Portugal road sign H18.svg H18 nó Restaurante: indicação da existência de um restaurante.
Portugal road sign H19.svg H19 nó Café ou bar: indicação da existência de um café, bar ou estabelecimento similar.
Portugal road sign H20a.svg H20a nó Paragem de veículos de transporte colectivo de passageiros: indicação do local destinado a paragem de veículos de transporte colectivo de passageiros.
Portugal road sign H20b.svg H20b nó Paragem de veículos de transporte colectivo de passageiros que transitem sobre carris: indicação do local destinado a paragem daqueles veículos de transporte colectivo de passageiros.
Portugal road sign H21.svg H21 Aeroporto: indicação da existência de um aeroporto ou aeródromo.
Portugal road sign H22.svg H22 nó Posto de informações: indicação da existência de um posto de informaçõe.
Portugal road sign H23.svg H23 Estação de radiodifusão: indicação de estação de radiodifusão dando informações sobre a circulação rodoviária; este sinal pode conter a indicação da estação de rádio, bem como da frequência em que emite.
Portugal road sign H24.svg H24 caminho Autoestrada: indicação de entrada numa autoestrada, vigorando na mesma, por consequência, as regras de trânsito especialmente destinadas a esse tipo de vias. Para as estradas de acesso, de entrada e saída da autoestrada, usar as etiquetas highway=motorway_link e oneway=yes.
Portugal road sign H25.svg H25 Via reservada a automóveis e motociclos: indicação de entrada numa via destinada apenas ao trânsito de automóveis e motociclos.
Portugal road sign H26.svg H26 caminho Escapatória: indicação de uma zona fora da faixa de rodagem destinada à imobilização de veículos em caso de falha do sistema de travagem, podendo estar associado a este sinal um painel adicional do modelo número 1, bem como um painel de informação variável com a indicação «livre» ou «ocupada»
Portugal road sign H27.svg H27 Inversão do sentido de marcha: indicação do local exacto onde é possível a realização da manobra de inversão do sentido de marcha.
Portugal road sign H28.svg H28 Limites de velocidade: indicação dos limites gerais de velocidade em vigor, dentro e fora das localidades, nas auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos.
Portugal road sign H29a.svg H29a Identificação de país: local a partir do qual se inicia o território do país indicado no sinal.
Portugal road sign H29b.svg H29b Identificação de país: local a partir do qual se inicia o território do país indicado no sinal.
File:Portugal road sign H30.svg H30 Praticabilidade da via: informação da transitabilidade da via de montanha ou sujeita a inundações temporárias; o painel número 1 indica se a via está «aberta» ou «fechada», o painel número 3 indica, no caso de a passagem estar fechada, até onde é possível transitar, devendo, neste caso, o painel número 2 ter a indicação «aberta até ...». Em via de montanha o painel número 2 pode ainda indicar se é obrigatório ou aconselhado o uso de correntes de neve.
Portugal road sign H31a.svg H31a Número e sentido das vias de trânsito: indicação do número e sentido das vias de trânsito.
Portugal road sign H31b.svg H31b Número e sentido das vias de trânsito: indicação do número e sentido das vias de trânsito.
Portugal road sign H31c.svg H31c Número e sentido das vias de trânsito: indicação do número e sentido das vias de trânsito.
Portugal road sign H31d.svg H31d Número e sentido das vias de trânsito: indicação do número e sentido das vias de trânsito.
Portugal road sign H32.svg H32 Supressão de via de trânsito: indicação de supressão de uma via de trânsito.
Portugal road sign H33.svg H33 Via verde: indicação de uma via de portagem reservada aos utentes portadores do equipamento identificador.
Portugal road sign H34.svg H34 Centro de inspecções: indicação da localização de um centro de inspecções periódicas obrigatórias para veículos.
Portugal road sign H35.svg H35 Túnel: indicação da existência de um túnel.
Portugal road sign H36.svg H36 Fim da recomendação do uso de correntes de neve: indicação de que terminou a recomendação do uso de correntes de neve feita pelo sinal H5.
Portugal road sign H37.svg H37 Fim de velocidade recomendada: indicação de que terminou a recomendação da velocidade indicada no sinal H6.
Portugal road sign H38.svg H38 Fim de autoestrada: indicação de que terminou a autoestrada.
Portugal road sign H39.svg H39 Fim de via reservada a automóveis e motociclos: indicação de que terminou a via reservada a automóveis e motociclos.
Portugal road sign H40.svg H40 Fim de estacionamento autorizado: indicação de que terminou o local em que o estacionamento era autorizado.
Portugal road sign H41.svg H41 Fim de túnel: indicação de que terminou o túnel.
Portugal road sign H41.svg H41
Portugal road sign H42.svg H42
Portugal road sign H43.svg H43
Portugal road sign H44a.svg H44a
Portugal road sign H44b.svg H44b
Portugal road sign H44c.svg H44c
Portugal road sign H45.svg H45
Portugal road sign H46.svg H46
File:Portugal road sign H47a.svg H47a
File:Portugal road sign H47b.svg H47b
File:Portugal road sign H47c.svg H47c



Sinais de pré-sinalização (tipo I)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
File:Portugal road sign I1.svg I1 Pré-aviso simplificado: deve ter inscritos os destinos que serve, bem como a distância à saída e, quando aplicável, o número desta.
Portugal road sign I2a.svg I2a Pré-aviso gráfico: deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas.
Portugal road sign I2b.svg I2b Pré-aviso gráfico: deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas.
Portugal road sign I2c.svg I2c Pré-aviso gráfico: deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas.
File:Portugal road sign I2d.svg I2d Pré-aviso gráfico: deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas.
File:Portugal road sign I2e.svg I2e Pré-aviso gráfico: deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas.
File:Portugal road sign I2f.svg I2f Pré-aviso gráfico: deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas.
File:Portugal road sign I3a.svg I3a Pré-aviso reduzido: deve conter os destinos de saída correspondentes.
File:Portugal road sign I3b.svg I3b Pré-aviso reduzido: deve conter os destinos de saída correspondentes.
Portugal road sign I4a.svg I4a nó área
  • highway=services para áreas com serviços (restaurantes, posto de gasolina ...).
  • highway=rest_area para áreas sem serviços (área para piquenique e WC).
Aproximação de área de serviço: indicação dos serviços fundamentais prestados na área de serviço e a distância à mesma, podendo ainda conter a designação da área de serviço. Considere, se possível, para indicar os serviços e equipamentos (vias de acesso com highway=service, casas de banho com amenity=toilets, etc.).
File:Portugal road sign I4b.svg I4b Aproximação de via de saída para a área de serviço: indicação da aproximação de uma via de saída para uma área de serviço; este sinal deve conter, além da indicação dos serviços fundamentais prestados, a distância à próxima área de serviço, podendo ainda conter a designação da área de serviço.
File:Portugal road sign I5a.svg I5a Aproximação de área de repouso: indicação de uma área de repouso e da distância à mesma, devendo conter os principais pontos de interesse da mesma.
Portugal road sign I5b.svg I5b Aproximação de via de saída para uma área de repouso: indicação da aproximação de uma via de saída para uma área de repouso, devendo conter os principais pontos de interesse da mesma.
Portugal road sign I6.svg I6 Pré-sinalização de itinerário: indica o itinerário que é necessário seguir para virar à esquerda nos casos em que esta manobra está interdita na intersecção mais próxima, devendo o esquema do itinerário ser ajustado à configuração das vias.
Portugal road sign I7a.svg I7a Pré-sinalização de via sem saída: indicação da proximidade de uma via sem saída para veículos.
Portugal road sign I7b.svg I7b Pré-sinalização de via sem saída: indicação da proximidade de uma via sem saída para veículos.
Portugal road sign I8.svg I8 Pré-sinalização de travessia de crianças: indicação da proximidade de um local frequentado por crianças, como escola, parque de jogos ou outro similar, situado na extensão ou à distância indicadas no sinal.
Portugal road sign I9a.svg I9a Aproximação de passagem de nível: indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível; cada barra corresponde a uma distância de 100 m.
Portugal road sign I9b.svg I9b Aproximação de passagem de nível: indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível; cada barra corresponde a uma distância de 100 m.
Portugal road sign I9c.svg I9c Aproximação de passagem de nível: indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível; cada barra corresponde a uma distância de 100 m.


Portugal road sign I9d.svg I9d Aproximação de passagem de nível: indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível; cada barra corresponde a uma distância de 100 m.
Portugal road sign I9e.svg I9e Aproximação de passagem de nível: indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível; cada barra corresponde a uma distância de 100 m.
Portugal road sign I9f.svg I9f Aproximação de passagem de nível: indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível; cada barra corresponde a uma distância de 100 m.

Sinais de direção (tipo J)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign J1.svg J1 Direção da via de saída: indicação da direção de uma via de saída e do destino a que a mesma dá acesso.
Portugal road sign J2.svg J2 Direção da via de acesso: indicação da direção de uma via de acesso a um local ou serviço com interesse; este sinal deve conter o símbolo respetivo do lado oposto à ponta da seta ou a designação do serviço prestado.
Portugal road sign J3a.svg J3a Indicação de âmbito urbano: indicação da direção de destinos interiores ou exteriores ao aglomerado urbano.
Portugal road sign J3b-d.svg J3b
J3c
J3d
Indicação de âmbito urbano: indicação da direção de destinos interiores ou exteriores ao aglomerado urbano.



Sinais de confirmação (tipo L)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign L1.svg L1 Sinal de confirmação: este sinal deve conter a identificação da estrada em que está colocado, bem como a indicação dos destinos e respetivas distâncias servidos direta ou indiretamente pelo itinerário, inscritos de cima para baixo, por ordem crescente das mesmas distâncias. Os destinos não diretamente servidos pelo itinerário, bem como a distância a que se situam, devem ser inscritos entre parêntesis.



Sinais de identificação de localidades (tipo N)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign N1a.svg N1a nó Início de localidade: indicação do ponto onde tem início a localidade identificada. Consulte a página maxspeed para saber como adicionar as informações de velocidade. Algumas cidades também impõem diferentes limites de velocidade dos modelos predefinidos: estes painéis será então acompanhado por sinais de limite de velocidade explícita (ver C13 Portugal road sign C13-40.svg), que substitui o limite padrão (50 km/h hoje en Portugal), e deve ser identificada.


Portugal road sign N1b.svg N1b nó Início de localidade: indicação do ponto onde tem início a localidade identificada. Ver observações do sinal anterior N1a
Portugal road sign N2a.svg N2a nó Fim de localidade: indicação do ponto onde termina a localidade identificada. Consulte a página maxspeed para saber como adicionar as informações de velocidade.

Nota: em alguns casos, os dois painéis de entrada e de saída estão no mesmo lugar (colocado no mesmo suporte) quando eles estão num limite inter-territorial, na mesma cidade. No estado atual do diagrama acima, a única maneira de lidar com isso é adicionar 2 nós muito próximos um do outro na mesma linha (estrada ou caminho), com precisão suficiente para se distanciarem 1 metro entre eles (na verdade, sinais mostram o início eo fim dos limites de velocidade em áreas urbanas, essa distância é insuficiente para permitir uma aceleração significativa com muito pouca aceleração). Por outro lado, as condições dos painéis exigem uma distância mínima de visibilidade de 50 metros, os 2 painéis separados por uma distância inferior devem apenas ignorar completamente o limite de velocidade, eles só têm um indicador da função dentro da mesma área urbana.

A saída da povoação é um fim do limite de velocidade, mas também o início de outro limite de velocidade fora das zonas urbanas (90 km/h hoje em Portugal, a menos que em algumas das principais estradas também imponham os seus limites próprios marcados explicitamente).

Em muitos casos, um único painel (N1) é feito para simplificar a navegação num ambiente urbano onde sinalização já é suficientemente densa (o painel N2 é então implícito).

Portugal road sign N2b.svg N2b Fim de localidade: indicação do ponto onde termina a localidade identificada. Ver observações do sinal anterior N2a



Sinais complementares (tipo O)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
File:Portugal road sign O1a.svg O1a Demarcação hectométrica da via: devem conter a indicação do hectómetro completada com a indicação do quilómetro e, se aplicável, do sentido do avisador SOS mais próximo.
File:Portugal road sign O1b.svg O1b Demarcação hectométrica da via: devem conter a indicação do hectómetro completada com a indicação do quilómetro e, se aplicável, do sentido do avisador SOS mais próximo.


File:Portugal road sign O1c.svg O1c Demarcação hectométrica da via: devem conter a indicação do hectómetro completada com a indicação do quilómetro e, se aplicável, do sentido do avisador SOS mais próximo.
File:Portugal road sign O1d.svg O1d Demarcação hectométrica da via: devem conter a indicação do hectómetro completada com a indicação do quilómetro e, se aplicável, do sentido do avisador SOS mais próximo.
File:Portugal road sign O2a.svg O2a Demarcação quilométrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância quilométrica ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O2b.svg O2b Demarcação quilométrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância quilométrica ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O2c.svg O2c Demarcação quilométrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância quilométrica ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O2d.svg O2d Demarcação quilométrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância quilométrica ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O2e.svg O2e Demarcação quilométrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância quilométrica ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O3a.svg O3a Demarcação miriamétrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância, por cada 10 km, ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O3b.svg O3b Demarcação miriamétrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância, por cada 10 km, ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O3c.svg O3c Demarcação miriamétrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância, por cada 10 km, ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O3d.svg O3d Demarcação miriamétrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância, por cada 10 km, ao seu ponto de origem.
File:Portugal road sign O3e.svg O3e Demarcação miriamétrica da via: devem conter a identificação da via e indicam a distância, por cada 10 km, ao seu ponto de origem.
Portugal road sign O4a-c.svg O4a
O4b
O4c
Sinal de aproximação de saída: indicação da aproximação de uma saída e mintersecção desnivelada, dada pelas barras inclinadas, que representam as distâncias à saída; cada barra corresponde a uma distância à saída de 250 m em auto-estradas e de 150 m nos restantes casos, devendo a indicação numérica constar na parte superior do sinal.
Portugal road sign O5a.svg O5a Baia direccional para balizamento de pontos de divergência: indica o ponto de divergência de uma saída em intersecção desnivelada.
Portugal road sign O5b.svg O5b Baia direccional para balizamento de pontos de divergência: indica o ponto de divergência de uma saída em intersecção desnivelada.
Portugal road sign O6a.svg O6a Baia direccional: indica o desenvolvimento de um troço em curva, podendo utilizar-se individualmente ou em sucessão múltipla.
Portugal road sign O6b.svg O6b Baia direccional: indica o desenvolvimento de um troço em curva, podendo utilizar-se individualmente ou em sucessão múltipla.
Portugal road sign O7a-b.svg O7a
O7b
Baliza de posição: indica a posição e limites de obstáculos existentes na via.


Painéis adicionais (tipo Modelo)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign M1.svg Modelo 1 Painéis indicadores de distância: destinam-se a indicar o afastamento a um local ou zona de perigo ou ainda o início do local em que se aplica a prescrição a que se refere o sinal.
Portugal road sign M1b.svg Modelo 1b
Portugal road sign M2.svg Modelo 2 Painéis indicadores da extensão de um troço: destinam-se a indicar a extensão de um troço de via a que se aplica a mensagem do sinal.
Portugal road sign M3a.svg Modelo 3a Painéis indicadores do início ou fim do local regulamentado: destinam-se a assinalar o ponto da via em que começa ou termina a prescrição; os modelos números 3a e 3c devem utilizar-se quando os sinais estiverem colocados paralelamente ao eixo da via.
Portugal road sign M3b.svg Modelo 3b Painéis indicadores do início ou fim do local regulamentado: destinam-se a assinalar o ponto da via em que começa ou termina a prescrição; os modelos números 3b e 3d devem utilizar-se quando estiverem colocados perpendicularmente ao eixo da via.
Portugal road sign M3c.svg Modelo 3c Painéis indicadores do início ou fim do local regulamentado: destinam-se a assinalar o ponto da via em que começa ou termina a prescrição; os modelos números 3a e 3c devem utilizar-se quando os sinais estiverem colocados paralelamente ao eixo da via.
Portugal road sign M3d.svg Modelo 3d Painéis indicadores do início ou fim do local regulamentado: destinam-se a assinalar o ponto da via em que começa ou termina a prescrição; os modelos números 3b e 3d devem utilizar-se quando estiverem colocados perpendicularmente ao eixo da via.
Portugal road sign M4a.svg Modelo 4a Painéis indicadores da extensão regulamentada e de repetição da extensão: destinam-se a indicar que a prescrição relativa ao estacionamento ou paragem constante do sinal se aplica apenas nas extensões que figuram nos painéis.
Portugal road sign M4b.svg Modelo 4b Painéis indicadores da extensão regulamentada e de repetição da extensão: destinam-se a indicar que a prescrição relativa ao estacionamento ou paragem constante do sinal se aplica apenas nas extensões que figuram nos painéis.
Portugal road sign M5.svg Modelo 5 Painéis indicadores da extensão regulamentada e de repetição da extensão: destinam-se a indicar que a prescrição relativa ao estacionamento ou paragem constante do sinal se aplica apenas nas extensões que figuram nos painéis.
Portugal road sign M6a.svg Modelo 6a Painéis indicadores de continuação do local regulamentado quanto a estacionamento ou paragem: destinam-se a repetir a informação de proibição de paragem ou estacionamento dada anteriormente; o modelo número 6a deve utilizar-se quando o sinal estiver colocado paralelamente ao eixo da via.
Portugal road sign M6b.svg Modelo 6b Painéis indicadores de continuação do local regulamentado quanto a estacionamento ou paragem: destinam-se a repetir a informação de proibição de paragem ou estacionamento dada anteriormente; o modelo número 6b deve utilizar-se quando o sinal estiver colocado perpendicularmente ao eixo da via.
Portugal road sign M7a.svg Modelo 7a Painéis indicadores de periodicidade: destinam-se a limitar a determinados períodos de tempo a vigência da prescrição; o modelo número 7a indica os dias do mês em que a proibição constante do sinal se aplica.
Portugal road sign M7b.svg Modelo 7b Painéis indicadores de periodicidade: destinam-se a limitar a determinados períodos de tempo a vigência da prescrição; o modelo número 7b indica os dias da semana em que a proibição constante do sinal se aplica.
Portugal road sign M7c.svg Modelo 7c Painéis indicadores de periodicidade: destinam-se a limitar a determinados períodos de tempo a vigência da prescrição; o modelo número 7b indica as horas do dia em que a proibição constante do sinal se aplica.
Portugal road sign M7d.svg Modelo 7d Painéis indicadores de periodicidade: destinam-se a limitar a determinados períodos de tempo a vigência da prescrição; o modelo número 7b indica os dias da semana e as horas do dia em que a proibição constante do sinal se aplica.
Portugal road sign M8.svg Modelo 8 Painéis indicadores de duração: destinam-se a indicar que a prescrição constante do sinal só começa a vigorar para além do período de tempo que figura no painel.
Portugal road sign M9.svg Modelo 9 Painéis indicadores de peso: destinam-se a indicar que a prescrição constante do sinal só se aplica quando o peso total do veículo ultrapassa o valor que figurar no painel, podendo ainda utilizar-se com os sinais C13 e C14b.
Portugal road sign M10a.svg Modelo 10a Painéis indicadores de aplicação: destinam-se a informar que a prescrição não se aplica ou só se aplica a determinados veículos ou operações.
Portugal road sign M10b.svg Modelo 10b Painéis indicadores de aplicação: destinam-se a informar que a prescrição não se aplica ou só se aplica a determinados veículos ou operações.
File:Portugal road sign M11a.svg Modelo 11a Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11a deve utilizar-se para automóveis ligeiros de passageiros e mistos.
File:Portugal road sign M11b.svg Modelo 11b Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11b deve utilizar-se para automóveis de mercadorias.
File:Portugal road sign M11c.svg Modelo 11c Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11c deve utilizar-se para automóveis pesados depassageiros.
File:Portugal road sign M11d.svg Modelo 11d Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11d deve utilizar-se para veículos portadores do dístico de deficiente.
File:Portugal road sign M11e.svg Modelo 11e Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11e deve utilizar-se para automóveis pesados de mercadorias.
File:Portugal road sign M11f.svg Modelo 11f Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11f deve utilizar-se para motociclos.
File:Portugal road sign M11g.svg Modelo 11g Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11g deve utilizar-se para ciclomotores.
File:Portugal road sign M11h.svg Modelo 11h Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11h deve utilizar-se para velocípedes.
File:Portugal road sign M11i.svg Modelo 11i Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação: destinam-se a indicar que a obrigação, restrição ou proibição especial constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurarem no painel; o modelo número 11i deve utilizar-se para veículos agrícolas.
Portugal road sign M12a.svg Modelo 12a Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento: destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, devendo utilizar-se sempre com o sinal de informação H1.
Portugal road sign M12b.svg Modelo 12b Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento: destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, devendo utilizar-se sempre com o sinal de informação H1.
Portugal road sign M12c.svg Modelo 12c Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento: destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, devendo utilizar-se sempre com o sinal de informação H1.
Portugal road sign M12d.svg Modelo 12d Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento: destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, devendo utilizar-se sempre com o sinal de informação H1.
Portugal road sign M12e.svg Modelo 12e Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento: destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, devendo utilizar-se sempre com o sinal de informação H1.
Portugal road sign M12f.svg Modelo 12f Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento: destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, devendo utilizar-se sempre com o sinal de informação H1.
Portugal road sign M13a.svg Modelo 13a Diagrama de via com prioridade: destinam-se a indicar que a via com prioridade muda de direcção; deve utilizar-se conjuntamente com o sinal B3; o traço largo representa a via com prioridade.
Portugal road sign M13b.svg Modelo 13b Diagrama de via com prioridade: destinam-se a indicar que a via com prioridade muda de direcção; deve utilizar-se conjuntamente com o sinal B3; o traço largo representa a via com prioridade.
Portugal road sign M14.svg Modelo 14 Painéis de informação diversa: destinam-se a assinalar troços de via em que se verificam determinadas circunstâncias de que seja conveniente dar conhecimento ao utente.
Portugal road sign M15a.svg Modelo 15a Painéis indicadores de condições meteorológicas: destinam-se a assinalar que o perigo indicado pelos sinais A5 e A29 resulta das condições meteorológicas indicadas no painel: chuva, neve ou gelo.
Portugal road sign M15b.svg Modelo 15b Painéis indicadores de condições meteorológicas: destinam-se a assinalar que o perigo indicado pelos sinais A5 e A29 resulta das condições meteorológicas indicadas no painel: chuva, neve ou gelo.
Portugal road sign M16.svg Modelo 16 Limpa-neves: destina-se a indicar que o perigo indicado pelo sinal A29 resulta da circulação de veículos limpa-neves.
File:Portugal road sign M17.svg Modelo 17 Painel indicador de via de saída: destina-se a indicar que a regulamentação ou o perigo constante do sinal apenas se aplicam na via de abrandamento ou de saída indicada pela direcção da seta.
File:Portugal road sign M18.svg Modelo 18 Painel de indicação de direcção: destina-se a indicar a direcção a tomar para realizar a manobra prevista no sinal H27.
Portugal road sign M19a.svg Modelo 19a Painéis indicadores de início ou fim de zona regulamentada: destinam-se a completar com informações úteis os sinais G1 a G5.
File:Portugal road sign M19b.svg Modelo 19b Painéis indicadores de início ou fim de zona regulamentada: destinam-se a completar com informações úteis os sinais G1 a G5.
Portugal road sign M20.svg Modelo 20


Sinalização de mensagem variável

...


Sinalização turístico-cultural

Sinais turístico-culturais (tipo T)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
File:Portugal road sign T1.svg T1 Região: indica a entrada numa região e os valores patrimoniais e paisagísticos da mesma, podendo conter pictogramas ilustrativos daqueles valores, no máximo de três, e a designação da região.
File:Portugal road sign T2.svg T2 Património: indica um local, imóvel ou conjunto de imóveis relevantes sob o ponto de vista cultural.
Portugal road sign T3.svg T3 Património natural: indica acidentes geográficos — rios, lagos e serras — de interesse relevante, bem como parques naturais ou nacionais.
File:Portugal road sign T4a.svg T4a Circuito ou rota: indicam o ponto de entrada no circuito ou o início da rota; estes sinais têm inscrito um dos símbolos representados no quadro XXI, em anexo, e a designação do circuito ou rota.
File:Portugal road sign T4b.svg T4b Direção de circuito ou rota: indicam a direção do circuito ou da rota; estes sinais contêm, além do símbolo e inscrições previstos nos sinais T4a e T5a, uma seta, colocada no extremo oposto ao do símbolo.
File:Portugal road sign T5a.svg T5a Circuito ou rota: indicam o ponto de entrada no circuito ou o início da rota; estes sinais têm inscrito um dos símbolos representados no quadro XXI, em anexo, e a designação do circuito ou rota.
File:Portugal road sign T5b.svg T5b Direção de circuito ou rota: indicam a direção do circuito ou da rota; estes sinais contêm, além do símbolo e inscrições previstos nos sinais T4a e T5a, uma seta, colocada no extremo oposto ao do símbolo.
File:Portugal road sign T6.svg T6 Localidade: indica os motivos de interesse turístico, geográfico-ecológico e cultural da localidade ou do concelho de que a mesma é sede; este sinal contém, além da indicação da localidade, os símbolos correspondentes aos motivos assinalados, no máximo de cinco, bem como a sua designação.
File:Portugal road sign T6.svg T6 Localidade: indica os motivos de interesse turístico, geográfico-ecológico e cultural da localidade ou do concelho de que a mesma é sede; este sinal contém, além da indicação da localidade, os símbolos correspondentes aos motivos assinalados, no máximo de cinco, bem como a sua designação.



Sinais temporários (tipo AT)

Imagem Código Aplica-se em Etiquetas a usar Descrição oficial Observações
Portugal road sign AT1.svg AT1
Portugal road sign AT2.svg AT2
Portugal road sign AT3.svg AT3
Portugal road sign AT4.svg AT4
Portugal road sign AT5.svg AT5
Portugal road sign AT6.svg AT6
Portugal road sign AT7.svg AT7
Portugal road sign AT8.svg AT8
Portugal road sign AT9.svg AT9
Portugal road sign AT10.svg AT10
Portugal road sign AT11.svg AT11
Portugal road sign AT12.svg AT12
Portugal road sign AT13.svg AT13
Portugal road sign AT14.svg AT14


Referências