Pt:Tag:amenity=fuel

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = fuel
GasStationHiroshima.jpg
Descrição
Posto de combustível, posto de abastecimento ou posto de gasolina: local para abastecimento de viaturas terrestres com combustível como gasolina, gasóleo, GPL, biogás, etc. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Renderização em osm-carto
Fuel-16.svg
Grupo: facilidades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Posto de combustível, posto de abastecimento ou posto de gasolina: local para abastecimento de viaturas terrestres com combustível como gasolina, gasóleo, GPL, biogás, etc.

Como mapear

Insira um nó sobre o posto e adicione a etiqueta amenity=fuel ao nó. Você pode, ao invés de inserir um nó, desenhar o contorno da área área do posto e adicionar a etiqueta a ela.

Nomes

A marca do combustível, como por exemplo (no Brasil Petrobras, Ipiranga, Shell e em Portugal Galp Prio BP Cepsa ) deve ser adicionada na etiqueta brand=* e não (geralmente) na etiqueta "name". Se o posto tem um nome próprio, este pode ser indicado com a etiqueta name=*. Adicionalmente, pode-se indicar também a empresa operadora com operator=* e o franqueado/inquilino com tenant=*.

Cobertura

Quando se opta por marcar a área inteira do posto com amenity=fuel, pode-se mapear a cobertura com building=roof e layer=1. Use a etiqueta maxheight=* para indicar a altura máxima dos veículos que podem passar por ali.

Tipos de combustível

Diferentes tipos de combustível são marcados através da etiqueta fuel=*.

Discuta os diferentes tipos de gasolina na página de discussão (en).

Vias de acesso e passagem

É uma boa ideia mapear as vias de entrada e saída do posto como highway=service e access=customers. Uma outra alternativa é marcar a área ao redor das bombas de gasolina com highway=service e area=yes.

Serviços adicionais

Caso existam banheiros/casas de banho, lojas de conveniência ou lava-a-jato, mapeie-os separadamente com, respetivamente, amenity=toilets, shop=convenience ou amenity=car_wash. Da mesma forma, se há uma bomba de ar comprimido, marque-a com amenity=compressed_air. Outras lojas e serviços podem ser também mapeados separadamente com suas respetivas etiquetas.

Outas etiquetas úteis em conjunto

  • payment:*=* – para indicar as formas de pagamento.
  • fuel:discount=<programa de descontos> – caso o posto aceite documentos de descontos; por exemplo, um "cartão amigo" ou outros programas de fidelidade.
  • addr:*=* – endereço.
  • contact:*=* – informações de contato, como telefone e site.
  • opening_hours=* – horário de funcionamento.
  • self_service=no – indica que não há autosserviço, ou seja, um funcionário abastece o automóvel do cliente. É o caso mais comum no Brasil; o contrário, porém, pode ser indicado com yes.

Exemplo

Foto/Descrição Etiquetas Mapnik Osmarender
Preem Karlskrona.jpg amenity=fuel
brand=CONCH
operator=BigOil Inc.
name=Classic
tenant=John Doe
opening_hours=Mo-Fr 05:30-23:00; Sa 07:00-21:00; Su off
payment:cash=yes
payment:mastercard=yes
payment:visa=yes
payment:diners_club=no
payment:american_express=yes
payment:maestro=yes
fuel:diesel=yes
fuel:octane_91=yes
fuel:octane_95=yes
fuel:octane_98=yes
fuel:cng=yes
<Também um area como building=yes;
E uma rua como highway=service
--- Osmarender fuel.png

Veja também

  • highway=services – uma área de maiores dimensões onde motoristas podem parar para reabastecer, descansar e comer alguma coisa.