Template:Pt:Map Features:barrier

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Map Features:barrier
· Afrikaans · Alemannisch · aragonés · asturianu · azərbaycanca · Bahasa Indonesia · Bahasa Melayu · Bân-lâm-gú · Basa Jawa · Baso Minangkabau · bosanski · brezhoneg · català · čeština · dansk · Deutsch · eesti · English · español · Esperanto · estremeñu · euskara · français · Frysk · Gaeilge · Gàidhlig · galego · Hausa · hrvatski · Igbo · interlingua · Interlingue · isiXhosa · isiZulu · íslenska · italiano · Kiswahili · Kreyòl ayisyen · kréyòl gwadloupéyen · Kurdî · latviešu · Lëtzebuergesch · lietuvių · magyar · Malagasy · Malti · Nederlands · Nedersaksies · norsk bokmål · norsk nynorsk · occitan · Oromoo · oʻzbekcha/ўзбекча · Plattdüütsch · polski · português · português do Brasil · română · shqip · slovenčina · slovenščina · Soomaaliga · suomi · svenska · Tiếng Việt · Türkçe · Vahcuengh · vèneto · Wolof · Yorùbá · Zazaki · српски / srpski · беларуская · български · қазақша · македонски · монгол · русский · тоҷикӣ · українська · Ελληνικά · Հայերեն · ქართული · नेपाली · मराठी · हिन्दी · অসমীয়া · বাংলা · ਪੰਜਾਬੀ · ગુજરાતી · ଓଡ଼ିଆ · தமிழ் · తెలుగు · ಕನ್ನಡ · മലയാളം · සිංහල · ไทย · မြန်မာဘာသာ · ລາວ · ភាសាខ្មែរ · ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ · አማርኛ · 한국어 · 日本語 · 中文(简体)‎ · 吴语 · 粵語 · 中文(繁體)‎ · ייִדיש · עברית · اردو · العربية · پښتو · سنڌي · فارسی · ދިވެހިބަސް

Barreiras

Etiquetas destinadas a barreiras e obstáculos que se encontram normalmente em vias terrestres como caminhos e estradas. Também abrange outro tipo de barreiras não necessariamente em vias como vedações em propriedades.

Chave Valor Elemento Descrição Renderização Imagem

Barreiras Lineares

barrier cable_barrier Caminho Vedação de cabos: barreira constituída por postes apenas de sustentação atravessados por cabos.
5-wire-rope-barrier.jpg
barrier city_wall Caminho Área Wikipedia-16px.png Muralha ou valo: uma fortificação usada para defender uma cidade ou assentamento de potenciais agressores.
Desde a antiguidade até aos tempos modernos, eles são usados para delimitar os assentamentos.
  • Lado direito é inferior, lado esquerdo está no topo. Se ambos os lados são iguais em altura, deve-se usar two_sided=yes. Ver também historic=city_gate.
City wall render eg1.png
City wall avila.png
barrier ditch Caminho Área Wikipedia-16px.png Fosso, vala ou Wikipedia-16px.png trincheira: geralmente com um riacho no fundo, que não é facilmente ultrapassado, sobretudo se não for a pé.
Pode ser usado em combinação com a waterway=stream ou waterway=drain.
Barrier fence mapnik.png
Forest ditch.JPG
barrier fence Caminho Área Wikipedia-16px.png Cerca: uma estrutura que normalmente rodeia propriedades, destinada a restringir ou impedir o acesso de estranhos e animais.
Barrier fence mapnik.png
Anglerise.jpg
barrier guard_rail Caminho Wikipedia-16px.png Mureta, guard rail, rails ou defensa metálica: elemento de proteção passiva dos veículos nas margens de algumas estradas.
Barrier fence mapnik.png
CrashBarrier.jpg
barrier handrail Caminho Wikipedia-16px.png Corrimão: uma estrutura para ser agarrada com a mão para estabilidade ou suporte.
Barrier fence mapnik.png
Geländer am Kulturhaus im Kinderdorf Dittrichshütte 2.JPG
barrier hedge Caminho Área Sebe: é uma linha de arbustos próximos, plantados e cortados de modo a formar uma barreira ou para marcar a fronteira de uma área.
Barrier hedge.png
Daniel Fuchs.CC-BY-SA.Morus nigra.Hedge.jpg
barrier kerb Nó Caminho Wikipedia-16px.png Meio-fio, guia ou lancil: borda que separa geralmente a via pública do passeio. Também se encontra por vezes no centro da via quando esta tem uma superfície desnivelada no centro em relação à via. A localização desta barreira é muito útil para pessoas em cadeiras de rodas. Deve-se usar também a etiqueta height=* caso se saiba a altura. Na linha que forma esta barreira, do lado direito do sentido da linha deve estar a superfície mais baixa, do lado esquerdo a mais alta.
Barrier fence mapnik.png
Obrubnik.jpg
barrier retaining_wall Caminho Área Muro de contenção: é uma estrutura que retém a pressão lateral de um solo mais alto. Do lado direito do sentido da linha deve ficar o lado mais alto e do lado esquerdo o lado mais baixo do solo.
Barrier fence mapnik.png
Retaining wall.png
barrier tank_trap NóCaminhoÁrea Wikipedia-16px.png Ouriço checo/tcheco, Wikipedia-16px.png dente de dragão ou linha toblerone: barreiras anti-tanque, usadas principalmente na 2ª Guerra Mundial.
Czech hedgehog.jpg
barrier wall Caminho Área Wikipedia-16px.png Muro: uma estrutura sólida destinada a restringir ou impedir a circulação de pessoas, veículos e animais. Normalmente são feitos em tijolo maciço, pedra, concreto/cimento e quase sempre obstruem a visão.
Barrier fence mapnik.png
Dscf0590-800.jpg

Controles/controlos de Acesso em Vias Terrestres

barrier block Nó Bloco: um grande bloco sólido, imóvel que pode ser movido apenas com máquinas pesadas ou com grande esforço.

Normalmente são feitos de concreto/cimento para impedir o acesso de veículos de médio ou grande porte. Às vezes são usadas pedras naturais para a mesma finalidade.

Rendering-barrier-block.png
Barrier roadblock.jpg
barrier bollard Nó Caminho Pilarete: pequeno pilar sólido (geralmente de concreto/cimento ou metal) no meio da via para impedir a passagem de alguns ou todos os veículos de quatro rodas.
Rendering-barrier-bollard.png
Bollard in residential area.jpg
barrier border_control Nó Wikipedia-16px.png Controle de alfândega(br), controle aduaneiro (br) ou controlo aduaneiro(pt): ponto de controle/controlo, normalmente em fronteiras internacionais entre dois países. São normalmente verificados os passaportes ou outros documentos de identificação.
EU Swiss border post.jpg
barrier bump_gate Nó Portão de colisão: permite encostar o veículo ao portão para o abrir a uma velocidade baixa, fechando-se de seguida automaticamente através da gravidade ou sistema de mola. Este portão exige alguma habilidade para que não colida com o veículo e não permite a utilização de veículos longos. [1]
barrier bus_trap Nó Armadilha de autocarros/ônibus: estrutura no meio da estrada que permite a passagem apenas de autocarros/ônibus ou outros veículos de eixos largos mas não de carros. Normalmente encontram-se em estradas exclusivas para autocarros/ônibus. Não existem em Portugal.
Bussluse 05-04-06 02.jpg
barrier cattle_grid Nó Wikipedia-16px.png Mata-burro: grelha de madeira, metal ou concreto/cimento, na via a toda a largura que impede a passagem de gado mas não de veículos ou pessoas.
Cattle grid.jpg
barrier chain Nó Wikipedia-16px.png Corrente metálica ou cadeia metálica: uma corrente normalmente metálica de um lado ao outro da via que impede a passagem de veículos e que indica que é uma propriedade privada.
Barrier chain.jpg
barrier cycle_barrier Nó Barreira para bicicletas: normalmente são um par de anéis de tubos metálicos que impedem ou obrigam o ciclista a reduzir a velocidade (em passagem ferroviárias, por exemplo).
473MS Mecklenbeck Bahn Umlaufsp.jpg
barrier debris Nó Detritos: bloqueio básico na via, com destroços ou detritos de obras ou monte de terra. Normalmente usado como primeira medida, de forma rápida, de impedir o trânsito de veículos na via.
Barrier debris.jpg
barrier entrance Nó Entrada numa barreira: um intervalo, por exemplo numa propriedade rodeada por um muro, que permite a passagem de peões e eventualmente veículos. Ao usar esta etiqueta está implícito o acesso a todos a não ser que se especifique uma restrição de acesso access=*
Entrance.png
barrier full-height_turnstile Nó Wikipedia-16px.png Catraca, roleta ou torniquete em altura: usada principalmente em áreas de segurança, que ao contrário das normais mais baixas, estas impedem de saltar por cima.
TR-a.JPG
barrier gate Nó Caminho Wikipedia-16px.png Portão, Wikipedia-16px.png porteira ou cancela: "porta" no exterior que pode ser aberta e fechada para passar a barreira. Usar com access=* para indicar quem pode aceder.
Barrier gate.svg
Gate-hindeloopen-westerdijk.jpg
barrier hampshire_gate Nó Portão Hampshire, portão da Nova Zelândia ou portão de arame: portão rudimentar e de baixo custo feito normalmente com arames e estacas de madeira. Usar com access=* para indicar quem pode aceder.
Wire gate.jpg
barrier height_restrictor Nó Barra de restrição de altura: barra, normalmente de metal e com cores vivas por cima da via a determinada altura para indicar e impedir o acesso de veículos maiores que a altura da barra. Normalmente esta barra impede que os veículos possam danificar uma estrutura mais à frente.
Height-Restriction-Barrier.jpg
barrier horse_stile Nó Escadas de cavalo: permite que os peões e os cavalos atravessem um muro ou vedação, e impedem ao mesmo tempo a passagem de veículos e gado.
Horse stile on the Doncaster Greenway - geograph.org.uk - 502599.jpg
barrier jersey_barrier Nó Caminho Barreira Jersey: blocos pré-fabricados, normalmente de concreto/cimento mas existem também em plástico, concebidos para serem utilizados em estradas, principalmente em obras temporárias. Por vezes são usados como separador central da estrada. indicar o material com material=plastic ou material=concrete.
Dora Baghdad soldiers.jpg
barrier kent_carriage_gap Nó Série de pilaretes (pequenos pilares) no chão, utilizados pelas autoridades locais no Reino Unido para evitar a passagem de veículos motorizados mas permitirem a passagem de charretes/carroças puxadas a cavalo.
barrier kissing_gate Nó Portão que permite a passagem de pessoas mas não de gado.
TL0452 stile.jpg
barrier lift_gate Nó Cancela elevatória: barra normalmente metálica, que pode ser de acionamento elétrico ou manual. No caso da elétrica pode ser de acionamento através de comando ou à distância por uma terceira pessoa (porteiro, por exemplo).
Combinar com access=* para indicar quem tem acesso.
Liftgate-7.svg
Lift gate.jpg
barrier log Nó Caminho Troncos: barreira com um ou mais troncos. Normalmente esta barreira é um incómodo para ciclistas mas é facilmente transponível por cima.
Rundholz-buche.jpg
barrier motorcycle_barrier Nó Barreira para motociclistas: barreiras que impedem a passagem de motorizadas. Não existem ou pelo menos são incomuns em Portugal.
Motorcycle barrier.jpg
barrier rope Nó Caminho Corda: uma barreira flexível de fibras, torcidas ou entrançadas em conjunto para aumentar a resistência. Como uma barreira muitas vezes é mais simbólica do que eficaz em prevenir a trespassagem, por forma a indicar que se trata de uma propriedade privada.
Black Red Gold Rope at German Bundestag in Berlin 2010.jpg
barrier sally_port Nó Portão de fortaleza: usado para passar por muros ou muralhas bastantes largas, coberto pela própria muralha e normalmente tem um portão ou mais.
Sallyport.jpg
barrier spikes Nó Caminho Área Espigões de controlo militar ou policial para impedir o acesso não autorizado de veículos, mesmo a alta velocidade. Normalmente são removíveis e usados apenas pelas autoridades.
US Army spike strip.jpg
barrier stile Nó Escadas: estrutura fixa com degraus, normalmente em madeira por cima ou através de uma abertura num muro ou vedação que permite o atravessamento de pessoas mas não de gado. Ao contrário de um portão, esta estrutura não tem ou tem poucas parte móveis e é necessário subir e descer para passar pela barreira.
KentStile.jpg
barrier sump_buster Nó Apanha cárter, quebra-cárter ou armadilha de cárter: estrutura normalmente em concreto/cimento ou aço que impede a passagem de veículos de uma determinada altura dos eixos. Normalmente impede a passagem de automóveis mas não de ambulâncias, camiões, autocarros/ônibus, veículos de bombeiros, de transporte do lixo, etc. O nome deve-se à probabilidade de danificar o Wikipedia-16px.png cárter dos automóveis caso tentem passar por esta barreira.
SumpBuster.jpg
barrier swing_gate Nó Cancela de balanço ou cancela de rodar: similar à cancela elevatória, mas em vez de levantar roda para um ou ambos os lados de forma a abrir a passagem. Normalmente é feita de metal ou madeira. Impede o acesso de carros, mas geralmente pode ser atravessada por peões e ciclistas.
Liftgate-7.svg
16052010022.JPG
barrier toll_booth Nó Wikipedia-16px.png Pedágio(br) ou portagem(pt): local onde é feito o pagamento pela utilização da via. A cobrança pode ser manual ou eletrónica. Usar em combinação com as etiquetas toll=* e charge=*. Em portagens eletrônicas/eletrónicas deve-se adicionar também no nó do pedágio/portagem uma etiqueta específica conforme a empresa ou sistema:

Nota: a página em inglês Key:payment recomenda usar nestas etiquetas de pagamento eletrônico/eletrónico "yes" (sim) como por exemplo "payment:via_verde=yes" mas isso obrigaria a adicionar outras etiquetas a indicar que não se aceita em numerário ou cartões o que não seria prático. É portanto recomendável usar "only" (apenas/exclusivamente) nestas etiquetas como aplicado em outros casos.

Toll booth.jpg
barrier turnstile Nó Wikipedia-16px.png Catraca, roleta ou torniquete: dispositivo em cruz, que permite a passagem de uma pessoa de cada vez.
Barrier drehkreuz.JPG
barrier yes Caminho Barreira: obstáculo de tipo indeterminado. Usado normalmente quando se faz mapeamento apenas com base em imagens de satélite ou não se sabe o tipo ao certo. Deve ser substituída por uma etiqueta de barreira específica sempre que possível.
Bing imagery showing buildings and barrier.png
barrier outros valores Nó Caminho Área Todos os valores comuns segundo o Taginfo

This table is a wiki template with a default description in English. Editable here. Alterar esta tabela na versão em Língua Portuguesa.