Pt:Anonymous edits

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

OpenStreetMap permitia originalmente edições anônimas, com o significado de edições sem nenhum tipo de atribuição para identificar um usuário.

OpenStreetMap ainda permite anonimato completo de tal forma que qualquer um pode criar uma conta e editar o mapa. Você pode escolher qualquer nome de usuário que você quiser - por exemplo "Mapeador47". Ninguém precisa saber quem você realmente é!

Mas originalmente você podia editar mesmo sem ao menos atribuir as edições ao "Mapeador47".

Infelizmente, isso significava que mapeadores anônimos - normalmente por acidente - poderiam apagar o trabalho duro de outras pessoas, e era impossível para qualquer um contatar eles. Se usuários experientes do OpenStreetMap tivessem tido a chance de entrar em contato com tais usuários, aí eles conseguiriam ajudar eles a evitar tais enganos, reduzindo as chances de trabalho ser apagado.

Edições anônimas eliminadas

Em 2007 nós mudamos isso para que qualquer novo usuário se registrando não pudessem colocar sua conta nesse modo. Nós também deixamos de permitir o uso de contas de edições anônimas via o editor online (Potlatch) nesta época. O resultado foi que a grande maioria de usuários não permaneceram no modo anônimo, mas em abril de 2009 todos os usuários foram forçados a deixar o modo de edição anônima se eles quisessem fazer edições futuras usando qualquer editor. Veja o anuncio na lista de e-mails (em inglês).

Estou em modo anônimo. Como posso continuar a editar?

Em primeiro lugar isto afeta apenas a pequena minoria de pessoas que ingressaram no OSM antes de 2007 e que ainda estão no modo de edição anônima. Se você não é uma dessas pessoas, você pode parar de ler agora!

Faça login no site principal normalmente, então clique no seu nome de usuário no topo do lado direito da tela. Clique em "Minhas Configurações". Clique no botão "Faça minhas edições públicas".

O que faz o botão "Faça minhas edições públicas"? E quanto a minha privacidade?

O botão "Faça minhas edições públicas" significa que suas edições no OpenStreetMap (incluindo as edições passadas) serão atribuídas a sua conta de usuário. O seu nome de exibição ira aparecer ao lado das edições, e as pessoas poderão ver isso e lhe enviar uma mensagem via o site.

Seu endereço de e-mail continuará nunca sendo publicado (em concordância com a Política de Privacidade). É apenas o seu nome de usuário de mapear que é associado com alterações ao mapa. Se você não quer que ninguém descubra quem é realmente o Mapeador47, ninguém irá.

Este é o jeito que já está setado para a grande maioria dos usuários do OSM. A mudança nos alinha mais com comunidades de sucesso como a Wikipedia. Se você tem uma conta na Wikipedia, seu nome de usuário sempre é exibido no histórico das páginas que você edita, e as pessoas podem te mandar mensagens. Mesmo que você não tenha uma conta, seu endereço de IP (o identificador único do seu computador na Internet) é marcado, o qual as pessoas podem usar para te enviar mensagens via Wikipedia.

Se somente editou dados de mapa na área que você mora, então as pessoas poderão ver seu conjunto de alterações e deduzir grosseiramente onde você mora, mas lembre-se que é apenas o seu nome de usuário de mapear que é associado a mudanças no mapa. Se você não quer que ninguém descubra quem o Mapeador47, ninguém irá. Se você está preocupado com pessoas descobrirem seu verdadeiro nome, ou que cruzem informações de outras comunidades online onde você usa o mesmo nome, você sempre pode mudar o seu nome exibido para algo mais anônimo. Mas isso tem suas próprias desvantagens. Usar o nome verdadeiro ou se manter com a mesma identidade por vários sites na rede ajuda a forjar uma reputação e confiança.

Quanto a fazer upload de rotas de GPS, note que seu nome de usuário não é associado às suas rotas de GPS, a não ser que você expressamente clique "público" para cada rota.

Alternativas

Se você não quer clicar no botão "faça minhas edições públicas", suas únicas alternativas são (A) não fazer mais edições no OpenStreetMap, ou (B) Deixe sua conta anônima de lado, e registre uma nova conta (que não será do modo de edição anônimo). Esta não é recomendada. Nós recomendamos fortemente que você se mantenha com uma conta de usuário por usuário, e simplesmente clique "Faça minhas edições públicas" sem se preocupar a respeito, por todas as boas razões destacadas acima.

Veja também