Pt:Change rollback

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Change rollback
Afrikaans Alemannisch aragonés asturianu azərbaycanca Bahasa Indonesia Bahasa Melayu Bân-lâm-gú Basa Jawa Baso Minangkabau bosanski brezhoneg català čeština dansk Deutsch eesti English español Esperanto estremeñu euskara français Frysk Gaeilge Gàidhlig galego Hausa hrvatski Igbo interlingua Interlingue isiXhosa isiZulu íslenska italiano Kiswahili Kreyòl ayisyen kréyòl gwadloupéyen kurdî latviešu Lëtzebuergesch lietuvių magyar Malagasy Malti Nederlands Nedersaksies norsk norsk nynorsk occitan Oromoo oʻzbekcha/ўзбекча Plattdüütsch polski português română shqip slovenčina slovenščina Soomaaliga suomi svenska Tiếng Việt Türkçe Vahcuengh vèneto Wolof Yorùbá Zazaki српски / srpski беларуская български қазақша македонски монгол русский тоҷикӣ українська Ελληνικά Հայերեն ქართული नेपाली मराठी हिन्दी অসমীয়া বাংলা ਪੰਜਾਬੀ ગુજરાતી ଓଡ଼ିଆ தமிழ் తెలుగు ಕನ್ನಡ മലയാളം සිංහල ไทย မြန်မာဘာသာ ລາວ ភាសាខ្មែរ ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ አማርኛ 한국어 日本語 中文(简体)‎ 吴语 粵語 中文(繁體)‎ ייִדיש עברית اردو العربية پښتو سنڌي فارسی ދިވެހިބަސް
O texto a seguir é a tradução do artigo original em inglês, revisada em 17/05/2014 por ftrebien. Insira informações novas ou específicas da sua região antes deste aviso.
Não altere radicalmente a tradução sem alterar o artigo original, e caso queira fazê-lo contate antes a comunidade internacional ou peça ajuda à local. Correções ortográficas e melhorias de estilo são bem-vindas.

Reversão de alterações é uma forma de reagir ao vandalismo e a 'enganos' (que não são considerados vandalismo mas que podem ser tratados com as mesmas ferramentas) retornando a uma versão anterior dos dados. Normalmente simplesmente chamado só de reversão.

Use editores para reverter um número pequeno de pontos e linhas

Potlatch 1

Agora você pode usar o Potlatch 1 para reverter a uma versão anterior de uma linha, ou para recuperar linhas excluídas. Veja Pt:Potlatch 1/Primer#Desfazendo equívocos.

JOSM

O JOSM tem uma funcionalidade de 'desfazer' que permite que trabalho seja revertido a um estado anterior, mas só consegue ir até o ponto em que os dados foram baixados para o programa.

O JOSM também tem uma extensão Undelete que pode ser usada para recuperar relações, linhas e pontos.

Se você já enviou as suas alterações, a extensão Reverter pode ser usada para reverter um conjunto de alterações. Mas seja cuidadoso - é possível danificar o trabalho de outros mapeadores ao tentar reverter da forma errada (e com isso dificultar uma reversão subsequente). Na dúvida, peça ajuda num canal de contato (como o IRC, o fórum, ou uma lista de e-mails).

Use scripts para reverter conjuntos inteiros

Introduzido na API v0.6, um conjunto de alterações é um grupo de edições feita durante um intervalo de tempo por um usuário. Ele facilita a identificação e o tratamento de conjuntos de alterações problemáticas (tais como a translação de pontos em larga escala ou vandalismo). Scripts de reversão trabalham com conjuntos de alterações para identificar as alterações a reverter. Contudo, conjuntos de alterações não são reversíveis automaticamente. Nem são os rastros das alterações revertidas da base de dados. Ao invés disso, o script de reversão produzirá um resultado igual ao de uma pessoa que tivesse examinado os conjuntos revertidos e manualmente alterado cada um dos itens de volta ao estado anterior.

scripts de reversão disponíveis para desfazer conjuntos inteiros, mas só devem ser usados se você souber o que está fazendo. De fato a maioria das pessoas deveria buscar ajuda no IRC ou na lista de e-mails, ou pedir pros autores do script para rodá-lo em uma área específica. Estes scripts não têm redes de proteção. Certifique-se de saber consertar quaisquer coisas que possa acabar estragando. Nunca faça isso sem ter certeza absoluta que a edição em questão ou é mal-intencionada ou acidental. Na dúvida, discuta sobre isso na lista de e-mails antes de agir.

Breve nota sobre reversões limpas e sujas

Uma reversão limpa pode ser feita quando nenhum dos objetos no conjunto de alterações foi editado desde a alteração a reverter. Nesse caso a reversão não tem efeitos colaterais. Uma reversão suja acontece se alguns dos dados a reverter foram editados ou usados desde a alteração.

Atualmente (10/08/2009), o script de reversão se recusa a fazer reversões sujas por padrão. Veja reversões na proposta original de 2008 de conjuntos de alterações e reversões e scripts de reversão para mais informações. A extensão Reverter do JOSM consegue tratar de reversões sujas.

Monitoramento de alterações

Ao monitorar alterações, seria bom ser capaz de reverter alterações mal-intencionadas nos dados (ex.: vandalismo).

Ver também